Cidadeverde.com

Coluna 12/01/24

Rompimentos e adesões: os próximos passos de Silvio e Fábio Novo

Em política, há três tipos de pessoas: quem faz, quem manda fazer e quem pergunta o que está acontecendo. Para que o leitor não se encaixe na categoria dos retardatários, a coluna explica o que está acontecendo: a iminente saída do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) da gestão de Dr.Pessoa para ser o provável candidato a vice do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), já bagunça o xadrez eleitoral de 2024 assim como os espaços em disputa no Palácio da Cidade. Vamos separar a espuma do leite?

_______________________________________________

O dilema das duas Saads

A robusta Saad Sul, comandada por Jeová, deve ser dividida em duas. A ideia é antiga, mas Jeová conseguiu brecar as mudanças quando a possibilidade foi aventada. Ninguém quer dividir poder. Agora, com a divisão sendo novamente discutida, fala-se em Juca Alves, ex-superintendente da Saad Sul, retornando ao cargo. 

_______________________________________________

Vou colocar teu adversário no teu lugar

Mas Juca não será candidato a vereador e terá que se desincompatibilizar em abril? “Colocar o Juca seria uma provocação ao Jeová”, especulou uma fonte sobre a jogada. Outra opção é indicar um cabeça técnico para a Saad Sul e deixar os espaços estratégicos para serem divididos entre os grupos políticos. Não falta quem queira...

_______________________________________________

Parece que agora vai

Falando em federação União Brasil/Republicanos/ Progressistas, o clima hoje é de que ela vai sair. “Vão tentar emplacar o Marcos Pereira (presidente do Republicanos) na presidência da Câmara e tentar indicar o ministério da Saúde do Lula”, relatou um bem informado emissário sobre os ventos de Brasília. Nesse caso, o caminho para Jeová estar com Sílvio Mendes, é encurtado. Não precisaria mudar de partido e já teria o discurso de transição da gestão Pessoa para o lado de Sílvio. Será?

_______________________________________________

Luciano é a bola da vez

O que vem para a campanha de Fábio Novo depois do MDB e de Paulo Márcio? A menina dos olhos de Novo é resolver a questão Luciano Nunes. Com a vaga de vice já ocupada, não há nenhum espaço definido para Luciano, informa um petista cabeça branca. Mas, o futuro é um lugar onde cabem muitas coisas... “Aí ficam dois setores do PSDB com o Fábio, depois da adesão da Bárbara. A margem de manobra ficou muito curta. Conseguindo o PSDB, é sair pra campanha e não precisa carregar mais ninguém”, avalia o político de alta patente.

_______________________________________________

Esse assunto já deu

Mas Luciano não era anti-PT de carteirinha? “Problema do Luciano Filho e do pai era com o Wellington (Dias), mas com o Rafael o trânsito é melhor. Outra coisa: já aceitou o Paulo Márcio. Onde passa um coelho, passa uma boiada”. Ahhh...

_______________________________________________

Prefiro ser vereador

Nem precisou esperar até segunda, o jornalista político convidado pelo prefeito Dr. Pessoa para assumir a secretaria de Comunicação ou de Governo, não ficou nem com uma coisa nem outra. Segundo um emissário importante, ele optou pela vaga de vereador numa chapa estruturada pelo Palácio da Cidade. Terá que sair do ar, na TV onde trabalha, em junho. Novos ares.

_______________________________________________

Tratativas

Com a iminente federação entre Progressistas, Republicanos e União Brasil, o prefeito Dr.Pessoa busca uma nova casa partidária. Aliados defendem que ele migre para o Podemos – sigla que está atualmente na base de Rafael Fonteles, com o ex-deputado Fábio Abreu no comando. Claro, também tem o plano B: Dr.Pessoa poderia sair candidato pelo Avante, coligado com o PL. E por que não vai logo com o PL na cabeça? Duas palavras: Jair Bolsonaro. Precisa desenhar?

_______________________________________________

Sentimento ou estrutura: escolha seu lado

Há apenas dois tipos de campanha: a de sentimento e a de estrutura. Ou você conta com o voto massivo de opinião (sempre imprevisível, pois volúveis são os sentimentos do povo), ou você gasta muito e consegue estimar até quantos votos terá em cada urna (também imprevisível, pois são volumosos os que prometem e não entregam). O jogo está aberto. E só vence quem aposta.

_______________________________________________

PSB também faz um

A coluna relatou há dois dias (volte duas colunas) que o Governo tem o compromisso de eleger vereadores em seis partidos em Teresina: Federação com o PT, MDB, PSD, PDT, Solidariedade e PMB. Dito isso, fonte bem informada afirmou que faltou incluir o PSB, comandando pelo secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim. E é?

______________________________________________

Ele não

Segundo pré-candidatos a vereador sondados por Washington Bonfim para a chapinha do PSB, a ideia é eleger pelo menos um vereador no partido em Teresina. “A chapa é boa, só não aceitamos o Torres (assessor no Estado)”, afirmou um pré-candidato que estuda ir para a chapa. A chapinha nem se formou, mas os vetos já...

_______________________________________________

O resolvedor de B.O.

Finalizado o assunto MDB/PT em Teresina, em que pé anda a cotação do vice-governador Themístocles Sampaio para 2026/2030? Subiu, diriam os adictos da bolha política. “O que o Themístocles quer é continuar sendo vice e depois governador pelos nove meses. Ele se mostra como o grande amigo do governador, um facilitador, até melhor que o pessoal do PT. É quem resolve os problemas políticos”, avaliou um político com algumas décadas de experiência na bagagem.

_______________________________________________

Se conselho fosse bom

Se você calcula suas ações pensando em não afetar os outros, saiba que você nunca fará nada de importante, simplesmente porque tudo que é relevante afetará os outros. Se ninguém fala mal de você, lamente, pois é um claro sinal de que você não é importante o suficiente para ser considerado um alvo. Quando você enfrenta algum tipo de oposição, é a prova de que você tem alguma relevância. Abrace a oportunidade de enfrentar seus adversários e aprecie o fato de que você foi notado.

_______________________________________________

Cifrada do Recado

Dois vereadores estão mais do que insatisfeitos na base do prefeito Dr.Pessoa. Por sorte, a coluna conseguiu falar com um deles na hora que a raiva estava no nível mil: “Na hora que precisa de votação, a gente serve. Depois esquecem da gente, aí é só James (Guerra), Roncallim...” desabafou o vereador que alega possuir um espaço mínimo e ainda por cima, dividido. Pois é, leitor, o problema é matemático: “A base (do prefeito) hoje está em 12, se sair menos dois, é impeachment”, avisou o vereador, em nome do colega. Tratativas deverão acalmar os parlamentares?

_______________________________________________

Para ler ver e ouvir

Só existe um filme que o leitor precisa assistir esse mês. Ele se chama “A sociedade da neve”(Netflix). A colunista, no auge dos seus 36 anos (pois é...), não é facilmente impressionável. Mas, ao final do filme, pode-se dizer: a colunista ficou impressionada. A história é centrada em fatos reais: um acidente de avião sofrido por um time uruguaio de rúgbi em 1972. A aeronave colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes e desabou na neve. Lá, 29 dos 45 passageiros e tripulantes sobreviveram. Sem comida, tiveram que praticar o canibalismo. O filme, no entanto, não deságua em sensacionalismo barato, pelo contrário, é extremamente respeitoso com todos – vivos e mortos. E mostra que, em situações extremas, a amizade salva.

_______________________________________________

Foto do dia

Não deu mesmo para unir a base em Parnaíba em torno do deputado Dr.Hélio (MDB). O encontro da última sexta-feira entre o ex-governador Zé Filho, o deputado federal Florentino Neto, o ex-prefeito Zé Hamilton, o vice e ex-prefeito da cidade, Beto Telles e o ex-deputado federal Tererê, além dos vereadores André Neves e Ricardo Veras, e o jornalista Hilder Monção, caminha para pressionar por uma outra via a ser apoiada pelo governador Rafael Fonteles. A ideia de Dr. Hélio de ter a filha de Zé Filho como sua vice, dividindo a família Moraes Souza, ainda não prosperou. Haverá reação? E o candidato de Mão Santa, quando (e quem) será anunciado? Cenas do próximo capítulo, aqui nessa humilde coluna.

_______________________________________________

A frase para pensar

“A discrição sempre foi uma regra importante para viver e vencer, principalmente nos cargos mais importantes", Baltasar Gracián, jesuíta e escritor pertencente ao Século de Ouro Espanhol.