Cidadeverde.com

Coluna 16/01/24

Jeová, Luciano, Sílvio e Dr.Pessoa: um nó para ser resolvido em 24h

Rompeu ou fica para amanhã? O deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) teve uma primeira conversa com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), na noite de segunda-feira, 15, mas não houve rompimento político. Nesta terça-feira, é esperada uma reunião, a portas fechadas, de Jeová com o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). Após esse encontro, aí sim, o mundinho da política saberá se Jeová estará na chapa de Sílvio e em que termos ocorrerá o afastamento com o Palácio da Cidade. A colunista não tem culpa da demora e não pode acelerar o tempo (ainda). Paciência...

_________________________________________________________________

Enquanto isso...

Paralelamente, fonte próxima à campanha oposicionista informa que Sílvio já conversou com o ex-deputado Luciano Nunes, ainda hoje cedo, por telefone. Foram três meses de afastamento e uma aproximação declarada de Luciano com o petista Fábio Novo, que almeja a adesão do tucano para sua pré-candidatura a prefeito de Teresina. Agora, Sílvio Mendes atua na reconstrução das pontes com o ex-aliado de primeira hora. Voltarão às boas?

_________________________________________________________________

Eu vou, mas depende

Luciano tem duas opções: ficar com Fábio Novo (e aí, talvez não leve o PSDB, porque depende da liberação nacional da sigla, de centro-direita, que não vê com bons olhos uma aliança formal com o PT) ou com Sílvio Mendes. “Não é só que venha, é de que forma. Vale pros dois (FN e SM). E não é cargo, é que papel o PSDB terá na gestão e em 2026?”, questionou um tucano de alta plumagem, aos ouvidos da colunista.  Faz sentido...

_________________________________________________________________

Até que faz sentido

Já sobre a possibilidade de que Lucy Soares e Bárbara do Firmino migrem para o PSDB se o partido for para a base de Fábio Novo (volte uma coluna), um ex-integrante das gestões de Firmino Filho achou que tinha lógica: “Pensando melhor, poderia ajudar na liberação da direção nacional do PSDB para uma coligação com Fábio Novo. Um pedido da viúva e da filha do Firmino pesa muito”.

_________________________________________________________________

Ciranda

Uma poesia de Carlos Drummond de Andrade, ao leitor da coluna que certamente sabe que não há nenhuma correlação com fatos presentes da política local:

 

“João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história”.

 

Se fossemos comparar com a política de uma cidade do Nordeste, sem praia, seria mais ou menos assim:

 

“Político A queria Político B de vice

que preferia ser o vice do Político C,

que conversava paralelamente com o político D, que...”

As rimas ficam para amanhã, quando a história terá um desfecho.

_________________________________________________________________

Diga à turma, que eu fico

A turma do PRD (antigo Patriota) está contando nos cálculos com a vereadora Thanandra Sarapatinhas na chapa de vereador em Teresina? Companheira do deputado Jeová Alencar (Republicanos), Thanandra entrou como “zebra” em 2020, mas agora é vista como potência de votos. Como não chegou a se desfiliar do Patriotas, que virou o PRD após a fusão com PTB, interlocutores de Thanandra informam que ela está bem e pretende continuar ótima, filiada ao PRD: “Ela fica no PRD, nenhum motivo pra sair”, disse uma fonte do núcleo duro da vereadora. E agora?

_________________________________________________________________

Responda a essas perguntas e seja eleito

É muito fácil se eleger. Basta que o candidato ofereça ao eleitor a satisfação dos seus interesses. E que interesses são esses? Ora, aí a colunista não tem nada a ver e nem sabe a resposta. Mas, solidária ao leitor, compartilhará alguns pitacos. Precisam ser respondidas algumas dicotomias: 1) o candidato sabe ou não sabe fazer? 2) o candidato pode ou não pode atender prioridades? 3) o candidato conhece ou não conhece as demandas? 4) o candidato quer ou não quer atender as demandas? 

_________________________________________________________________

Vou te dar um dado

De todas, a mais poderosa dicotomia é a de querer ou não querer. Isso é básico. Muitas vezes, se quer e não se pode, o que também é um problema. Quando o petista Fábio Novo deixa claro seu vínculo com o governador Rafael Fonteles e o presidente Lula, ele quer dizer que pode, que tem relacionamentos que propiciam as condições para fazer o que promete. E quando Sílvio Mendes afirma, categoricamente, que é pré-candidato a prefeito, sem volta, ele distancia a dúvida da vontade, e diz que sim, quer ser candidato (e prefeito). 

_________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Se você pensa: “Não podemos fazer isso, vai ser um grande problema”, então é exatamente o que você deve fazer. O medo é seu maior indicador de ação. Claro que seus pensamentos apontam para seus desejos, mas são apenas os seus atos que indicam o que você receberá ou não. Ao contrário da maioria das pessoas, que só faz o que lhes é confortável, parta do que você não domina. O conhecimento sempre será humilhante. Apenas a ignorância é arrogante.

_________________________________________________________________

Cifrada da Fábula do Estresse

À medida que as nuvens da incerteza começaram a se formar sobre um distante reino, os aliados de um rei, como pássaros migratórios, voaram em busca de abrigo mais seguro. A confiança do rei virou cinzas de desconfiança. O medo da derrota tornou-se um dragão feroz que ameaçava consumir seu reinado. O rei começou então a brandir sua espada retórica, e artefatos voavam (não apenas de forma metafórica) na cabeça daqueles que um dia chamou de amigos. O castelo, que uma vez fora um farol de esperança, tornou-se um labirinto de intriga e traição, com doses crescentes de fogo e fúria. 

_________________________________________________________________

Foto do dia

Os apoios recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), à sua pré-candidatura a deputado federal em 2026, deram o que falar. Ao lado do vice-presidente da Alepi, Evaldo Gomes (SDD), Franzé celebrou a adesão do ex-senador João Vicente Claudino, do coordenador de Asfaltamento da PMT, Juca Alves e do presidente da Federação de Futebol do Piauí, Robert Brown, pré-candidato a prefeito de Barras. Juca, ao que chegou aos ouvidos da colunista, informou ao prefeito Dr.Pessoa do apoio a Franzé e foi liberado pelo chefe. Há, por baixo, 99,9% de chances dele suceder Jeová Alencar na Saad Sul, caso o deputado vá mesmo para a chapa de Sílvio Mendes. E se não for, Juca já aproveita o ensejo e fica de vez do lado de Fábio Novo?

________________________________________________________________

A frase para pensar

“A qualquer momento, aquele que tem o sonho maior, vence”, Dave Chapelle, comediante stand-up, ator, roteirista e produtor estadunidense.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais