Cidadeverde.com

Coluna 22/01/24

Jeová fica ou sai? O capítulo de hoje

Jornalista não deveria fazer previsão nem sobre o passado. Mas a colunista é teimosa, fazer o que? O deputado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos), teve uma conversa não divulgada e a portas fechadas na última semana com o prefeito Dr.Pessoa. Na época (conhecida como semana passada, o que significa um século atrás em termos políticos) nada decidido, mas tudo encaminhado para um rompimento. Depois disso, Jeová ficou off, recuperando-se de uma gripe. Paralelo a isso, aliados, como o vereador e líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira, atuaram fortemente no final de semana entre lá e cá para tentar segurar Jeová no grupo do Palácio da Cidade. Deu certo?

__________________________________________________________________

Chamada não atendida

Depois de ligar 14 vezes para Jeová – que dessa vez não atendeu a colunista – o jeito foi apurar com interlocutores e emissários. Uma fonte próxima ao prefeito Dr.Pessoa, disse o seguinte: “O Jeová fica. Se as coisas dele não saíram antes, se fecharam a torneira, é porque o Sílvio (Mendes) foi dizer que ia se reunir com ele. Bota o Roncallinho (Saad Centro) para conversar com o Fábio Novo ou alguém do PT falando com o Sílvio pra ver se no outro dia não assinam mais uma ordem de serviço dele!”. Entendido...

__________________________________________________________________

O Juca ou eu

Um outro pano de fundo dessa história é a guerra fria entre Jeová e o coordenador de asfalto da Eturb, Juca Alves, a quem teria sido prometida a Saad Sul com a eminente saída de Jeová. Nomes já estariam sendo sondados para a pasta na gestão Juca, de preferência, ex-inimigos de Jeová. Como Juca tem para onde ir (o lado de Fábio Novo), o relógio corre. A dúvida é apenas uma: Jeová permanece de vez ou fica até que a saída de Juca seja confirmada e o ex-aliado não tenha mais tempo de assumir a Saad Sul?

__________________________________________________________________

Um capítulo sobre Thanandra

Outro ponto não menos importante é o fato de que a vereadora Thanandra Sarapatinhas, companheira de Jeová, tem poucos espaços na gestão, um foco crescente de insatisfação da parlamentar. Conhecida por ter uma bandeira forte – a causa animal – e dominando a linguagem das redes sociais, um rompimento de Jeová Alencar com Dr.Pessoa deve levar em conta Thanandra.

__________________________________________________________________

Resolva o nosso problema antes 

Depois de reuniões de avaliação dos pesos e contrapesos, a chapa de vereadores do Avante em Teresina deve ser fechada nos próximos dias tendo como puxadores James Guerra (Semduh), Alan Cavalcante (Semcaspi) e Roncallinho (Saad Centro). Independente dos impasses na chapa majoritária do Palácio da Cidade, os vereadores e suplentes atuam fortemente para garantir a construção das proporcionais. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

__________________________________________________________________

Sem grana

Não tem dinheiro. Quer dizer, tem dinheiro, mas não vai sair agora. As campanhas dos principais pré-candidatos a prefeito de Teresina precisam lidar com a pressão de todos os lados, dos aliados e pré-candidatos, para “rodar” a pré-campanha. Um político importantíssimo, ligado a um candidato altamente competitivo, disse à coluna que é assim mesmo: “Está tudo no cronograma, não é hora de gastar”. O recado está dado.

__________________________________________________________________

FHC e Mão Santa

Uma historinha para o leitor viciado em política: era uma vez, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, sempre atencioso nas reuniões de trabalho, mas sem paciência quando o assunto estava empacado. Pois numa reunião monótona e arrastada com governadores para selar o apoio dos gestores à política econômica, Mão Santa, governador do Piauí, pediu a palavra e se dirigiu a FHC (conhecido como “O príncipe”, pela estirpe acadêmica, lecionou em Paris, etc):

-“Muito boa a reunião, posso lhe fazer um pedido? Queria conhecer a cama onde dormem os presidentes”, disse Mão Santa.

-“Imediatamente”, respondeu, aliviado, FHC, acabando com a parte chata da reunião. 

A história é narrada no livro de jornalista Cristiana Lobo: "O que vi dos presidentes".

__________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

A sociedade se organiza como uma pirâmide. Na base, está a maioria, os ruins. No meio, um grupo um pouco menor e acolhedor formado por pessoas dedicadas e competentes. No topo, onde só cabem pouquíssimos, estão os bons de verdade, talentosos, geniais. É como numa guerra: de cada 100 homens, dez nem deveriam estar lá, 80 são apenas alvos, nove fazem a verdadeira luta e um é o guerreiro. Em que lado você acha que está?

__________________________________________________________________

Cifrada do Imodesto

A eleição para vereador de Teresina promete fortes emoções e, definitivamente, não é para amadores. Um suplente de vereador considerado forte, tem exagerado nas conversas em que elenca os gastos e projeções para a eleição chegando ao ponto de atrair a incredulidade até dos colegas menos imodestos, assim como ele: “O homem já tá eleito, pelo visto!”, debochou um colega vereador que ouviu a história. “Metade da eleição é dinheiro e a outra é saber gastar. Um milhão (de reais) na minha mão e diferente de um milhão na mão de Fulano. O voto dele é mais caro”, completou o raciocínio. Ah tá...

__________________________________________________________________

Foto do dia

Na comunicação política, as conversas informais, entrevistas e debates dos podcasts proporcionam um vislumbre da personalidade por trás do cargo, humanizando as figuras públicas e fortalecendo a conexão emocional com a população. Essa abordagem intimista gera confiança e transparência, essenciais para um diálogo saudável entre governo e sociedade. Na gestão Rafael Fonteles, a ferramenta foi inaugurada pelo secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, que começou o “Seducast” entrevistando o governador. No segundo episódio, o bate-papo foi com o Diretor-Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida. A coluna apurou que quem também deve entrar no mundo dos podcasts é o secretário de Segurança, Chico Lucas, que dissecará dados da segurança pública, apresentando os resultados e desafios no trabalho da pasta.

__________________________________________________________________

A frase para pensar

“Não sei porque estamos aqui, mas tenho quase certeza de que não é para nos divertirmos”, Ludwig Wittgenstein (1889-1951), filósofo austríaco.