Cidadeverde.com

Coluna 23/01/24

Os bastidores do rompimento de Jeová e Dr.Pessoa 

Após colocar uma playlist no Youtube preparada pelo deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) com as melhores de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o prefeito Dr.Pessoa e ele degustaram bolo de sal e de milho (algumas fatias foram, inclusive, levadas por Pessoa para casa) com café no comitê de Jeová na última segunda-feira a tarde. O comitê, no bairro Lourival Parente, foi palco do penúltimo encontro dos dois. O clima foi ameno, tiraram uma foto, que não foi divulgada. O último, foi curto, mas não foi grosso. 

___________________________________________________________

Um abraço e tchau

Jeová entrou no gabinete do prefeito na terça-feira de manhã e pediu que nomes presentes, como o empresário Tiago Duarte, saíssem da sala. Cara a cara com Pessoa, ele pediu um abraço, recebeu e, depois disso, estendeu a carta de demissão. Jeová deu mais um salto no escuro. As apostas estão na mesa

___________________________________________________________

Se você atirar, eu atiro de volta

Se o grande mandamento dos jornalistas é “ouça todo mundo, filtre, e escreva algo próximo da verdade” – e posso garantir que é – temos um ponto aqui. O prefeito Dr.Pessoa disse, em entrevista, que Jeová escondia “pedras preciosas”, e citou questões “obscuras e não republicanas”. Jeová atirou de volta, especificamente em João Duarte, o Pessoinha, dizendo que quem sabia de pedra preciosa era o filho do prefeito. A turma dos bombeiros trabalha para que as farpas parem – pelo bem de todos os envolvidos.

___________________________________________________________

Dormiu com os anjos

Jeová decidiu romper apenas na segunda a noite. Dormiu com a decisão tomada, mas cuidou para que a informação não vazasse. Temia não encontrar o prefeito Dr. Pessoa ou receber uma contraofensiva da PMT, com Pessoa o exorando antes dele pedir demissão. Em política, 20 minutos é uma vida.

___________________________________________________________

O daqui pra frente

Nenhum candidato majoritário em sã consciência vai fazer campanha do próprio bolso, isso é obvio. É preciso estrutura. Seja para segurar as lideranças, organizar eventos, ocupar espaços. Jeová aguarda tudo isso do comando nacional do Republicanos, mas enquanto isso, rodará sua pré-campanha com a estrutura que tem. Hoje, o rompimento de Jeová e Dr.Pessoa foi o fato político da semana. O deputado precisa agora criar novos fatos, cumprir agendas e crescer nas pesquisas.

___________________________________________________________

Uma mega coincidência

Caso o leitor acredite em coincidência, foi uma super coincidência mesmo o fato de Jeová ter aproveitado as entrevistas que deu para citar várias vezes, e de maneira elogiosa, o vice-governador Themístocles Sampaio, de quem já foi aliado muito próximo. Para quem entende de recado, a missiva teve endereço. Spoiler: é um prédio branco e bem grande perto da igreja São Benedito. Suspeitas?

___________________________________________________________

Pense nisso

Vamos fazer um pequeno exercício de imaginação, leitor. Uma eleição como a de Teresina, com dois candidatos que polarizam a disputa (Fábio Novo e Sílvio Mendes), pode sim ser resolvida no primeiro turno. Mas, com um terceiro nome correndo por fora, como Jeová, o segundo turno se torna uma realidade factível. Dessa forma, Jeová tira votos de quem? Qual é o perfil do eleitor de Jeová? Seria, por inferência lógica, um eleitor mais próximo a Sílvio Mendes. Sílvio pode voltar à mesa para conversar com Jeová e discutir uma chapa  lá na frente? Perguntas, hoje. Para as respostas, passe amanhã.

___________________________________________________________

A mão no botão vermelho

Observadores do mundo político acreditam que o movimento para tentar tirar o vereador Gustavo Gaioso da Saad Leste poderia ter consequências imprevisíveis para o Palácio da Cidade. A perda de espaço não seria apenas de Gaioso, mas de todos os fortes nomes que o apoiam. O momento é delicado para novos rompimentos?

___________________________________________________________

Mil pressões

Chamado com urgência para o Palácio da Cidade, que estava mais lotado do que nunca na terça-feira de manhã, João Victor Alves, o Juca, aceitou ser o novo superintendente da Saad Sul no lugar de Jeová. Os dois são oficialmente afastados. Oficialmente porque não são poucos os que alegam que Juca e Jeová continuam amigos e a distância é apenas uma estratégia eleitoral. Houve forte pressão de ala da PMT para que o sucessor de Jeová fosse um nome técnico. Já outro segmento, especificamente o PRD, almejava fazer a indicação. Não deu.

___________________________________________________________

Fica como está 

O fato é que os planos de divisão da Saad Sul, alimentados por Dr.Pessoa, ficaram em compasso de espera por enquanto. Juca fica até abril, quando precisa se desincompatibilizar para disputar como vereador. A turma do pré-candidato Fábio Novo, que esperava a adesão do quase aliado por esses dias, questionou Juca: “Vai ficar aí mesmo?”. No meio do impasse, Juca fez sua escolha, absolutamente compreensível politicamente. Abril é outra história...

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Nem sempre você vai fazer o que as pessoas esperam de você e, eventualmente, será considerado rude pelos outros. Mas ser visto como arrogante deve ser a penúltima das suas preocupações. A última deve ser a sociedade e o que ela espera de você. Se pretende ser autêntico, sua autoestima e inteligência sempre irão irritar os que não conseguem lhe manipular. Quanto menos você depende do poder dos outros, melhor pra você.

___________________________________________________________

Cifrada do Bom Samaritano

A turma que faz a campanha de um pré-candidato fortíssimo está sem saber o que fazer com um antigo aliado de tempos remotos. É que o homem resolveu “ajudar” a campanha e está dando pitacos a torto e a direito. Os comentários do político são bem intencionados, disso ninguém duvida, mas o X da questão é que as ideias extrapolam a realidade, além de estarem um pouco longe da alçada dele. Já teve dedo na cara e gritaria... Calma, gente! O homem só quer contribuir!

___________________________________________________________

Foto do dia

Essa semana rodou, e muito, no mundinho da política a informação de que a ex-deputada Lucy Soares poderia fazer uma indicação velada na prefeitura de Teresina. Sim, leitor, a PMT chefiada pelo prefeito Dr.Pessoa. A pasta seria a Saad Leste e os indicados especulados foram do empresário Pedro Dafavorita, o advogado Germano Coelho, ligados ao genro, Breno Macêdo, e Bernardo (ex-Semcaspi). A coluna fez o seu papel e questionou uma fonte do núcleo duro da ex-primeira-dama, que respondeu com essa singela palavra: “Loucura”. E completou: “Zero".  Pois bem, enquanto as névoas de especulação se dissipam, os fatos ficam: Lucy será pré-candidata a vereadora pelo MDB, do vice-governador Themístocles Sampaio, que não para um minuto pensando em 2026, 2030 e além. 

___________________________________________________________

A frase para pensar

“Se trabalho duro levasse ao sucesso, o burro seria o dono da fazenda”, antigo ditado rural.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais