Cidadeverde.com

Coluna 24/01/24

Luciano se reúne de novo com Fábio Novo e é pressionado por decisão

Nos próximos dois dias, o ex-deputado Luciano Nunes (PSDB) se reunirá com o pré-candidato do PT, Fábio Novo, para deliberações, digamos assim, mais concretas. Vem aí? Bom, independente de qualquer coisa, o clima de uma parte dos integrantes do PSDB com o ex-prefeito Sílvio Mendes pode ser medido por essa fala de um tucano de altíssima plumagem, à coluna (leia abaixo).

____________________________

Vocês querem se enganar!

 “Nunca mais Fulano e Sicrano (ex-secretários estrelados de Firmino Filho) foram chamados pra uma reunião no PP. Eles não querem ouvir a verdade e se zangam. Já falamos que o Progressistas não é partido bem visto em Teresina e o processo deveria ser conduzido pelo PSDB, que tem marca na cidade. O Joel (Rodrigues) é gente boa, mas não pode falar em nome da oposição em Teresina. Os votos dele eram contra o W.Dias e ele é de Floriano, agora que está se familiarizando...”, argumentou o tucano. Se alguém do Progressistas quiser responder, a coluna fica à inteira disposição.

____________________________

Luciano, Luciano!

Tem uma turma no PT que defende a pré-candidatura de Luciano Nunes (PSDB) a prefeito. Como assim? É que Luciano, com uma estrutura bem montada, pode sim tirar votos diretos de Sílvio Mendes (União Brasil), esse é o ponto. Agora, verdade sejá dita: sem ter pelo menos uma chapinha de vereadores em Teresina, os planos de Luciano retomar a vida parlamentar - agora como deputado federal - em 2026, vão por água abaixo. Muitos cálculos estão sendo feitos. 

____________________________

O recado de Themístocles

Clima de paz? Só se for em outro partido... O evento de quinta-feira, 25, com o MDB e o PT, é para mostrar a força do grupo Themístocles Sampaio e não do MDB, lembra à coluna um informante do lado de dentro da política: “Não querem (deputados e lideranças do MDB) ajudar, está todo mundo de braços cruzados. Não tem um carro e van de outro deputado”, afirmou o emissário. A ideia é reunir pelo menos 2 mil pessoas no encontro oficial da chapa de Fábio Novo e Paulo Márcio em Teresina. Tudo gente de Themístocles, Felipe Sampaio e Marcos Aurélio.

____________________________

Ingratos!

 “Ninguém está ajudando na chapa de vereador do MDB de Teresina. Onde estão os candidatos do Severo Eulálio (Inácio Carvalho e Pantikão) ou do João Mádison (James Guerra)? Nenhum no MDB”, desabafou, atirando, o interlocutor. A coluna é só a mensageira, aliás.

____________________________

Os quatro vices de Jeová

Lista de vices para Jeová Alencar: pastora Ana Fidelix, vereadora Graça Amorim e a ex-deputada Teresa Britto (!) – se ela topar, claro. Mas, um nome surpresa, poderia ser o do ex-prefeito e ex-senador Elmano Férrer. Vamos supor que não vingue a chapa Sílvio Mendes e João Vicente Claudino... o empresário poderia apoiar Jeová e indicar o vice? Hipóteses...

____________________________

Que calmaria que nada!

Depois da tempestade... mais tempestade? Boa parte dos vereadores que estão com Fábio Novo veem com bons olhos o lançamento da pré-candidatura de Jeová Alencar. “Jeová pode ter todos os defeitos, mas sempre tratou bem (os vereadores)”, analisou um ex-aliado de boas horas. A questão é que os vereadores e suplentes que estão com Fábio esperavam repor no Governo estadual os robustos espaços que tinham na gestão Pessoa, o que não aconteceu.

____________________________

Apoio crítico

“Há muita distância e demora para marcar agenda. Outra estratégia que é visível é valorizar lideranças, atravessando os vereadores. Estou vendo lideranças antigas do Firmino (Filho), que não rende mais, com eles...”, elencou à coluna um vereador que é time Fábio Novo mas que, digamos, faz um apoio crítico. 

____________________________

Ou resolvem ou a gente vaza 

A coluna é justa, leitor. Ontem publicou (volte uma coluna) que há pressão para que o prefeito Dr.Pessoa mantenha Gustavo Gaioso na Saad Leste. Mas, como tudo que sobe, desce, teve resposta. E daquelas bem malcriadas. Um membro do PRD, sigla que almeja indicar o espaço, falou o seguinte: “Se não resolverem o meu espaço e dos pré-candidatos a gente sai”. Pois é...

____________________________

Vão cumprir a palavra ou não?

“No ano passado, já tinha ficado definido que a gente indicar a (Saad) Leste. De qualquer maneira o Gaioso já ia sair. O que adianta pegar em abril?”, questionou um político da mesa de decisões do PRD sobre o prazo de desincompatibilização dos gestores que disputarão cargos eletivos. Ah, detalhe: o PL também trabalha para indicar a pasta. Não dá para quem quer. Todos com argumentos fortíssimos!

____________________________

Cifrada Te Aceito Sem Festa

Era uma vez, em um reino distante, um astuto político conhecido pela ambição e por seu sorriso encantador. Este líder, entretanto, deu às costas a aliados de peso e fez uma aposta arriscada em uma disputa decisiva. A aposta foi alta, mas seu lado terminou perdendo. Tempos depois, em uma nova encruzilhada, um conselho de corujas sábias e cervos majestosos, cogita aceitá-lo de volta apenas para desfalcar os inimigos fidagais. Tudo isso não sem antes aplicar-lhe uma punição adequada. “Ele pode vir, mas sem nenhuma pompa e sem festa. Vem como se fosse mais um”, disse um sábio. O astuto político aceitará a redenção?

____________________________

Se conselho fosse bom

A coragem para mudar sua situação atual só pode vir do inconformismo. Se você não estiver revoltado com o modo como vive, fará esforços ridículos e quando nada der certo, vai dizer a si mesmo: “Acho que não era mesmo para acontecer”. Elevação requer separação. Isso quer dizer que é impossível você ter algum crescimento e continuar agradando as mesmas pessoas de anos atrás. Caso você não esteja disposto a deixar para trás os negativos, viciados em reclamar, conformados e com desempenho medíocre, no final você morrerá abraçado com eles. 

____________________________

Foto do dia

O médio Benício Sampaio, renomado em Teresina, segue ao lado do filho, o vereador Aluísio Sampaio, presidente municipal do Progressistas na capital. Aluísio rebate as informações que circularam de que Benício estaria no palanque de Fábio Novo. “Pai de um lado e filho do outro?”, questionou uma curiosa fonte. A resposta de Aluísio, à colunista: “Pessoal faz uma ilação nada a ver. Meu pai é sócio do Paulo Márcio, mas não tem nada de apoio”, retrucou o vereador. Eita povo que inventa coisa!___

____________________________

A frase para pensar

“Razões, senhor presidente? Eu não tenho razões. Eu tenho instintos”, Montagu Norman (1878-1950), ex-governador do Banco da Inglaterra, diante de uma Comissão Parlamentar, quando inquirido acerca das razões de determinada política.