Cidadeverde.com

Coluna 05/02/24

Sílvio é estopim de rompimento no Solidariedade e Evaldo reage

Evitem falar duas palavras perto do deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade no Piauí: a primeira começa com “Si” e a segunda termina com “es”. Estavam todos no sítio do deputado na cidade de Beneditinos, no último final de semana, quando chegam por lá políticos como o ex-senador João Vicente Claudino e o então presidente municipal do SDD, Dilson Resende, que é conhecido por ser um exímio formador de chapas proporcionais, assim como o próprio Evaldo. Era aniversário da secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, esposa de Evaldo e querida por todos do grupo. A oportunidade também serviu de motivo para reunir os três dos nove vereadores de Beneditinos que estão do lado de Gomes. Pois bem (continua)...

___________________________________________________________

A palavra da discórdia

Ao que constam as falas das testemunhas presentes, que a coluna fez questão de apurar com rigor investigativo, ao ouvir o eco de uma referência a Sílvio Mendes - o ex-prefeito de Teresina que disputa a eleição desse ano pelo União Brasil - Evaldo travou uma acalorada discussão com Dilson, que era quem tinha levantado o nome de Sílvio. O deputado foi cristalino: “Quem pensar em votar no Sílvio, está fora do Solidariedade. Aqui é Rafael (Fonteles) 100%”. A coluna, inclusive, recomenda que o leitor não cogite nunca convidar Sílvio Mendes e Evaldo Gomes para a mesma mesa em futuras confraternizações.

___________________________________________________________

Evaldo avisa: Ou é Rafael ou tá fora

Resultado: Dilson Resende divulgou uma carta (o leitor confere abaixo), despedindo-se do Solidariedade e alegando se sentir desrespeitado e prejudicado em seu bem-estar pessoal. Já Evaldo Gomes, aproveitou a deixa para reforçar a mensagem aos filiados da chapa em Teresina – que trabalha para eleger até três vereadores: ou é Rafael Fonteles (cujo candidato a prefeito é Fábio Novo) ou fora. Esse é o clima da política teresinense, leitor. Escolha seu lado!

___________________________________________________________

Marcos Aurélio troca indicado no Ministério da Agricultura

O novo superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí tem nome e sobrenome: Alysson Silva Pêgo. Indicado pelo deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, Alysson entra no lugar de Marcos Maia, que disputará uma vaga de vereador em Teresina pelo MDB e teria que se desincompatibilizar do cargo. Pêgo já comandou a Conab regional. A novidade é que Pêgo estava na chapa do PSD até ontem, mas declina da pré-candidatura a vereador na capital para apoiar outro nome ligado a Marcos Aurélio, o suplente Júnior Macêdo, que segue no PSD (até o momento de fechamento da coluna).

___________________________________________________________

Alysson apoia Júnior Macêdo

A dúvida é por quê Pego não apoiou Marco Maia, evitando a troca antecipada? A resposta: Marcos Aurélio Sampaio está filiado no PSD e não pretende prejudicar a chapa do partido. Dessa forma, a mexida comtempla nos aliados, mantendo o apoio irrestrito também a Marco Maia, que teve importante diretoria na Assembleia Legislativa nas gestões de Themístocles Sampaio. 

___________________________________________________________

Os cinco de Marcos Aurélio 

A estratégia de reforço a Júnior Macêdo coloca cinco vereadores com chances competitivas no grupo de Marcos Aurélio em Teresina: Júnior Macêdo, Marco Maia, Zé Nito e Venâncio Cardoso, além do suplente Roberto Madeira, o quinteto apoiado pelo deputado federal. Marcos Aurélio, como o leitor pode notar, está focadíssimo em aumentar sua base em Teresina. 2026 é logo ali...

___________________________________________________________

A pergunta capciosa

O deputado estadual Jeová Alencar, enfim recebeu a pesquisa encomendada na semana passada para saber se mantém ou não a pré-candidatura a prefeito de Teresina. Resultado: o homem mantém. Nas conversas que costura com vereadores e suplentes, tudo muito discretamente, Jeová vai direto na jugular e solta essa singela pergunta: “Quem vai te ajudar mais como prefeito: eu, o Sílvio (Mendes) ou o Fábio (Novo)”?. A resposta? Fica para a imaginação do nobre leitor.

___________________________________________________________

Se virem

Uma fonte entendida do ramo de partidos, comenta o que ela chama de “Deus nos acuda” na situação de muitos vereadores, suplentes e pré-candidatos competitivos em Teresina “Ninguém se preocupou em fazer partido, agora nos 45 do segundo tempo é cada um por si e eu não sei se Deus por todos não”. Complicado!

___________________________________________________________

Por cima

Outra pergunta que não quer calar: está ocorrendo movimentações para tirar de Jeová Alencar o comando do Republicanos via Brasília? Um emissário de Jeová relata não estar preocupado: “Está blindado lá em cima”. Então tá bom... Mas e o deputado federal Jadyel Alencar, que estava silencioso e discreto nas últimas semanas, está por dentro das coisas?

___________________________________________________________

Quem eu quero como inimigo e quem eu aceito de volta

Na porta de entrada do mundinho da política deveria ter uma placa com o aviso: "Quem fala muito dá bom dia a cavalo". É que não foram poucos os que apostavam que o presidente Lula fritaria adversários como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que pode vir a disputar a Presidência da República em 2026. Nada disso, como mostra a defesa de Lula a Tarcísio em evento federal em Santos, São Paulo, semana passada. Tradução sobre o gesto do petista: eu escolho quem faz oposição a mim, e a oposição é o Bolsonaro. Os demais, podem entrar no barco que apertando, cabe todo mundo.

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Tudo é arriscado. Casar, investir, ter filhos, criar negócios, entrar em disputas. A conta por não arriscar, no entanto, é ainda maior. A vida é arriscada e você pode ter uma certeza: não sairá vivo no final. Você quer proteção e segurança? Fique num canto, como uma ovelha esperando ser abatida, recebendo três refeições por dia e nada de mal lhe acontecerá até os 100 anos. Ruim, não é? Nunca peça por segurança, peça pelo risco e a aventura.

___________________________________________________________

Cifrada dos Inimigos da Rainha      

Era uma vez, em um reino de intrigas e salões adornados, uma mulher dançava habilmente nos corredores do poder. Seu cetro não era de ouro, mas de influência sutil, tecido nos fios da orquestração silenciosa. Contudo, essa maestra também cultivava inimizades, que floresciam em jardins de hostilidade. Além do filho do rei – esse, um inimigo fidagal - um aliado do grupo foi fritado em público nos últimos dias por não ter cedido a um pedido pra lá de especial. Os estratagemas desse palácio são como um jogo de xadrez, mas os oponentes estavam determinados a mover as peças de maneira imprevisível. A rainha seguirá mantendo-se no trono dos bastidores, ou será finalmente revelada pela luz implacável da verdade política?

___________________________________________________________

Foto do dia           

Um dos trios políticos mais articulados da nova geração na Câmara de Teresina, o presidente, Enzo Samuel (PDT), e os líderes do tão comentado PRD, Bruno Vilarinho e Marquim Costa, almoçando na única hora que deu certo, aquela já perto da janta. Como sabe todo mundo que vive de política, são os relacionamentos que importam. Enzo, como aliado de Fábio Novo (PT) e Bruno e Marquim com Dr. Pessoa (Republicanos), mantêm importantes vias de diálogo. 2024 promete!

___________________________________________________________

A frase para pensar

“Vou contar-lhe o segredo para ficar rico em Wall Street. Você tenta ser ganancioso quando os outros estão com medo. E você tenta ficar com medo quando os outros são gananciosos”, Warren Buffett, investidor e filantropo norte-americano.