Cidadeverde.com

Coluna 15/02/24

Com Jadyel quase lá, Dr.Pessoa pode retomar Republicanos e tirar Jeová do jogo

Shhhhh! Silêncio, leitor! Ninguém pode saber que há um forte movimento nos bastidores para deixar o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, retomar (de fato) o comando do Republicanos. Hoje a sigla está com o deputado estadual Jeová Alencar, seu adversário pelo comando do Palácio da Cidade, que perderia a legenda – e a candidatura, consequentemente se o fato se concretizasse. Vereadores, suplentes e pré-candidatos do grupo do prefeito, afoitos para saber logo em que partido irão concorrer, estão recebendo recomendações de paciência: “Aguardem!”. Vamos observar os fatos. Os ganhos serão óbvios e sólidos.

_________________________________________________

Quando você acordar vai ter surpresa

O que um presidente nacional de partido mais quer no mundo? Bom, além do que o leitor deve estar presumindo ser, podemos dizer que a segunda coisa é: votos no Congresso Nacional. Isso significa força política. Não seria diferente no Republicanos, especialmente agora que o deputado federal Jadyel Alencar conseguiu a anuência do PV para deixar a sigla e se filiar ao Republicanos. Traduzindo: o partido está quaaaseeee nas mãos de Jadyel, que vem a ser apoiador de... Fábio Novo (PT)!

__________________________________________________

O número da sorte (ao contrário)

É mais interessante para os petistas, portanto, ter como adversário o prefeito Dr.Pessoa do que o deputado Jeová Alencar, que hoje aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos. Em frente paralela, a ideia dos vereadores e suplentes irem para o PL está cada vez mais remota. Isso confirma o fato de que o Republicanos é o lugar preferencial do grupo que orbita Dr.Pessoa. “Ninguém quer ir pro PL por causa do 22 (número de Bolsonaro)”, resumiu, sinceramente dessa vez, um vereador que até hoje não tem partido definido.

__________________________________________________

Que tontos!

Já um aliado de Jeová Alencar disse que se o deputado perder a sigla para Dr.Pessoa por causa de Jadyel, a suposta articulação virá à tona. “Burros! O Jeová tira voto é do Sílvio (Mendes). Seria melhor manter ele como candidato”, desabafou o emissário. Jeová, por sua vez, segue sem fazer nenhuma crítica a Fábio Novo, menos ainda ao governador Rafael Fonteles e é mil elogios ao vice, Themístocles Sampaio, com quem já teve boas conversas. O que tudo isso quer dizer, além dos problemas inerentes a um sistema partidário fragmentado? Coloque esses 85 bilhões de neurônios para trabalhar, leitor!

__________________________________________________

Enzo e Evandro no PSD?

Apesar das negativas dos envolvidos, a coluna está suficientemente familiarizada com a política e mantém o que apura. Conforme antecipado ontem, são concretas as chances de que o PDT não venha a montar chapa de vereador na eleição deste ano em Teresina. A atual formação da chapa do partido (conhecida como “cauda”) pode ser desmontada e migrar para o MDB. Já os dois cabeças de mandato, Enzo Samuel e Evandro Hidd, vereadores da capital, poderiam ir não para a federação do PT, mas sim para o... PSD!

__________________________________________________

Menos é bem melhor de lidar

A estratégia do PSD em Teresina muda completamente caso o fato se concretize. Hoje o acordo interno era (era!) ter apenas um vereador de mandato (Vinício Ferreira) disputando. Com o chapão, o PSD teria força para pleitear a presidência da Câmara, com Enzo Samuel na reeleição. A ideia de formar uma coalizão com menos partidos no grupo de Fábio Novo (PT), segue a pleno vapor. Não dá para esperar que o Congresso aprove uma reforma eleitoral e enxugue o número de partidos no país, não é mesmo?

__________________________________________________

Vamos agir como se fosse nada

Com a iminente ida do ex-deputado Luciano Nunes (PSDB) para o grupo de Fábio Novo (PT), como reagirá o ex-aliado de outrora, Sílvio Mendes? A coluna perguntou diretamente para uma fonte do núcleo duro silvista, matando a curiosidade do leitor. “O Luciano jamais será adversário do Sílvio Mendes. Jamais. Ele, Luciano, pode escolher o Sílvio como adversário, mas não será tratado como. O PSDB é maior que o Luciano e a história escrita não tem como ser apagada. O Luciano sucumbir ao blocão, não significa que o PSDB sucumbiu”. 

__________________________________________________

Vem aí uma coisa muito forte

Uma fonte que acompanha todas da política piauiense, direto de outro estado, veio com essa: “Quem vai com Luciano, além de Fernando Said e Canindé?”. A coluna, longe de buscar qualquer tipo de confusão, encaminhou o texto para um apoiador de primeira hora de Luciano Nunes. “Ainda não dá pra ser dito . Teremos surpresas, kkk. Tem gente que hoje está com Silvio. Arrisco dizer que Fábio Novo terá bem mais ex-secretários e executivos de Firmino do que Sílvio Mendes”, respondeu. Palpites?

__________________________________________________

Sem querer ser chata, mas já sendo

Sem querer ser chata (não que a colunista se importe, aliás), há um importante tema em discussão no Supremo Tribunal Federal que impactará diretamente diversas chapas proporcionais no Piauí. A discussão é sobre a definição das sobras. Hoje há um contrassenso que auxilia os grandes partidos. Após a definição do quociente partidário, é preciso de apenas de 10% do quociente eleitoral para conseguir uma vaga de vereador. Mas na disputa da sobra eleitoral (onde todos os partidos podem disputar, até aqueles que não alcançaram uma vaga) se requer 20% do quociente eleitoral para conseguir a vaga da sobra.

__________________________________________________

A questão das sobras eleitorais 

Este é o ponto que todos (em especial os partidos pequenos) estão discordando. Essas siglas pequenas não conseguiam a vaga pelo quociente partidário, mas quando ia para a sobra tinham sucesso, pois não havia essa cláusula de barreira de 20%. Ou conseguiam uma vaga pelo quociente partidário e outra na sobra. 

__________________________________________________

Tendência no STF

A cláusula de barreira de 20% foi criada porque em municípios pequenos, candidatos até com um voto entravam. No STF, a expectativa é que a decisão ocorra antes da janela partidária. Um advogado eleitoral do Piauí, referendado em altas Cortes, acredita que a cláusula barreira caia e já tenha validade para as eleições de 2024.

__________________________________________________

Vai mudar tudo

O então ministro Ricardo Lewandowisk foi o relator e votou pela derrubada da cláusula, Alexandre Moraes e Gilmar Mendes o acompanharam. O ministro André Mendonça pediu vista, ainda em 2022. “Esse julgamento vai definir tudo. Se mudar, nenhum partido pequeno vai ter viabilidade”, relatou à coluna um presidente de partido do Piauí, preocupadíssimo.

__________________________________________________

Senta que lá vem história

O leitor deve saber que o modo de apresentar as ideias indica as preferências. Na prática, tem essa historinha do controverso Henry Kissinger, diplomata e estrategista norte-americano falecido no final do ano passado. Ele dizia que os memorandos do Departamento de Estado dos Estados Unidos conduzem a três opções: a primeira, a guerra nuclear; a segunda, à rendição incondicional e a terceira é a aquela que eles querem que você escolha. 

__________________________________________________

Se conselho fosse bom

As pessoas do seu trabalho não são seus amigos. Elas estão ali em busca do mesmo que você: pagamento em troca de um serviço que, se não fosse pago, não seria feito. Evite ficar debulhando seus problemas pessoais. Caso discorde da política da empresa, guarde isso para você. Se você deseja se destacar, vai precisar se diferenciar daqueles que estão ao seu redor. Isso lhe causará uma série de problemas, tais como inveja, calúnias e etc. Tempo e atenção seguem sendo os recursos mais escassos da Terra, portanto, aloque os seus no aumento do seu valor percebido e não em desabafos ou picuinhas cotidianas sobre a vida alheia.

__________________________________________________

Cifrada do Ciclo Circadiano

Políticos que precisam conviver com um superior dado a arroubos, estão atuando em um ciclo circadiano próprio. Como o leitor conhece bem, o ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. “Antes das 14h, ele está lúcido e dá para resolver muita coisa. Não vou mais depois 15h da tarde, porque ele vai se desgastando ao longo do dia e aí é grito por cima de grito. A noite então, o homem está topado, evitamos. Já avisei ao pessoal”, relatou uma fonte com naturalidade, para a surpresa da colunista. O ser humano e a sua criatividade! E ainda há quem não goste de política...

__________________________________________________

Foto do dia

Nem no Carnaval o povo descansa de política. A coluna recebeu registros variados do secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, no Carnaval de Teresina, com a seguinte questão: “O popular Chico Lucas. Será candidato a senador?”. Mas a turma não falava em vice-governador? Bom... Quem souber prever o futuro, favor informar os números da Mega-Sena à colunista. Em tempo: o registro é de Chico com a esposa, ao lado da secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo e o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). Evaldo, por sinal, está com a corda toda depois que o ex-presidente municipal do Solidariedade, Dilson Resende, foi para o lado do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil): “O Sílvio é o representante número 1 do bolsonarismo no Piauí”, disparou Evaldo, o batedor. Bateu, levou!

__________________________________________________

A frase para pensar

“É uma lei imutável dos negócios que palavras são palavras, promessas são promessas, mas só o desempenho é realidade”, Harold Geneen (1910-1997), empresário estadunidense.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais