Cidadeverde.com

Coluna 20/02/24

Chico, Bonfim, Nolleto e André: os formadores de chapa

Nas horas vagas, consta que são quatro os Cavaleiros Formadores de Chapas no Quartel-General (QG) do petista Fábio Novo em Teresina: os secretários estaduais de Segurança Pública, Planejamento e Governo (Chico Lucas, Washington Bonfim e Marcelo Nolleto) e o superintendente de transformação digital da Seplan, André Macedo (doutor em Engenharia da Computação). Parte cálculo matemático, parte cálculo político, é a turma com caneta na mão que tem distribuído quem fica em que chapa, “pelo bem de todos”, informa mais de uma fonte que opera por dentro.

_______________________

É a ciência!

Funcionará sem chiadeira? Isso a colunista não tem como garantir, mas com tanta oscilação das regras eleitorais e insegurança do cenário político, é o que tem para hoje. Muitos políticos profissionais só querem uma coisa: um partido para se eleger. Simples, sim, fácil, não.

_______________________

Mapa do tesouro

A coluna obteve um rascunho do desenho que se espera formar (e eleger) na base aliada de Fábio Novo. Qualquer crítica aos números e partidos, favor repassar aos responsáveis – a coluna informa que apenas colhe informação, sem juízo de valor:

Perspectivas de eleição de vereadores feita pelo grupo de Fábio Novo:

PT e federação: pode eleger 7 vereadores em Teresina

PDT – 1 vereador (Fica apenas um vereador de 4 mil votos: Enzo Samuel ou Evandro Hidd – um deles – deve ir para outro partido) 

PMB – Dependendo do julgamento do quociente eleitoral, 1 vereador

PSB - tentar eleger um vereador, mas com cauda ainda sendo formada. “Tem muita chapa sendo formada há 7 meses, partidos como o PSB não têm mais prazo e precisam que chamar quem quiser vir”, informa à coluna um político que forma chapas.

Podemos – a ideia atual é cortar a chapa do Podemos e diluir nas demais.

Solidariedade: 2 vereadores. “Com possibilidade de diluir a chapa do Agir”, analisa outra fonte.

PSD – pode eleger 3 vereadores

MDB – pode eleger 3 ou 4 vereadores

PSDB- tentar formar uma chapa para eleger 1 vereador (depende da disputa pelo comando da sigla com o grupo de Sílvio Mendes)

Rede -Por estar federada com o PSOL, não pode fazer campanha para outro candidato a prefeito. Não deve ter apoio do grupo para manter a chapa formada. “É a melhor chapa de tamanho médio-médio que tem. Mas sem estrutura, é um golpe fatal, quem fica?”, questionou um presidente de sigla à colunista.

_______________________

Visionário ou fora da casinha?

Ou seja, os cálculos mais otimistas apontam que esse grupo poderia eleger até 20 dos 29 vereadores em Teresina. Os números mais conservadores, apontam para 17 eleitos. E a turma do Palácio da Cidade, como fica? Como ficam o  Progressistas, União Brasil, o Novo e os demais partidos da oposição? Uma fonte do lado de Dr.Pessoa foi confrontada pela coluna com os números acima e respondeu o seguinte: “kkkkk. Fora da realidade”. 

_______________________

Semente da discórdia

Quando as coisas estiverem boas, leitor, lembre-se de que não só podem, como irão piorar. Por exemplo, a onde de adesões a Fábio Novo trazem ventos de crescimento, um ânimo que exala força. Mas, uma pequena névoa interna surge no PT, vocalizada pelo suplente de vereador Décio Solano, irmão do deputado federal Merlong Solano. 

_______________________

Gente demais

“Essas adesões trazem um sentimento positivo de chances reais do PT pela primeira vez ganhar a Prefeitura de Teresina, inclusive no primeiro turno. Espero que agora o PT se volte para a organização da chapa proporcional tanto do próprio partido como dos aliados”, analisou Décio Solano, à coluna. Mas está tendo algum problema na chapa do PT de Teresina, que a colunista não está sabendo? “Gente em excesso”, respondeu Décio. A bola está com Fábio Novo.

_______________________

Pago para ver

Quando o presidente Lula decide não se retratar da declaração em que comparou a guerra de Israel contra o Hamas com o Holocausto, ele mostra um lado já bastante conhecido de seu período como sindicalista e como presidente da República: dobrar a aposta. Se recebeu uma enxurrada de críticas da oposição e do centro, conseguiu também dar algum afago ao núcleo mais à esquerda da sua base, que vinha sendo contrariado com as recentes falas de Lula contrárias às bandeiras identitárias. Será suficiente para contornar o nó?

_______________________

Puro-sangue

Sobre o evento do PSDB municipal nesta segunda-feira, 20, que anunciou o ex-senador João Vicente Claudino como pré-candidato a prefeito de Teresina, um tucano de alta plumagem do lado de Luciano Nunes, minimizou: “Quem estava lá: Kléber (Montezuma, Progressistas), João Pádua (União Brasil), gente do PL... núcleo da campanha toda do Sílvio. Vão votar no JVC agora? Só não tinha tucano!”. As provocações mútuas não param!

_______________________

Senta que lá vem história

A política tem desses momentos, essas cenas perigosas, que podem fazer com que uma palavra imprudente ou um gesto colocado fora de ordem, selem o destino de maneiras incontornáveis. Napoleão Bonaparte (dispensa apresentações, mas vamos lá, o general francês), sabia que Paris podia se tornar seu túmulo em 10 de dezembro de 1797. 

 A multidão se reunia para ver o homem baixinho de 28 anos, o general que venceu batalhas na Itália. Napoleão pisava em ovos, todos poderiam lhe fazer mal: os monarquistas, os revolucionários extremistas e os membros do Diretório. Na grande festa, o general audacioso simulou a mais pura humildade, também não comeu nem bebeu nada, temendo envenenamento. Napoleão era um às da comunicação, ele fabricava o espetáculo. Mas sabia também quando performar um recuo. A sobrevivência está acima de tudo.

_______________________

Se conselho fosse bom

O melhor trabalho que se faz – e também o mais difícil de iniciar e de concluir – é o que você mesmo se atribui. Momentos de solidão são o preço (barato, por sinal) que se paga por ter algum tipo de sucesso. Caso você não goste de ficar sozinho, isso significa apenas uma coisa: você não aprecia sua própria companhia. Não adiantar tentar pegar pedaços da vida de outras pessoas para colar na sua. Qualquer tentativa de imitação é fútil e amarga. Aceite sua estranheza. Essa é sua força.

_______________________

Cifrada da Fábula da Reconciliação

Num reino distante, onde as sombras da política dançam ao som de intrigas, traições e alianças, há muito tempo, dois leões governaram juntos mas, conforme o tempo passou, seus destinos foram separados. O primeiro leão trilhou seu próprio caminho em busca de glória. O segundo leão, inicialmente ferido pelo rompimento, fechou as portas. Entretanto, como uma dança secreta, os dois leões voltaram a se encontrar nos recantos sombrios da política. Será que a antiga lealdade poderá renascer das cinzas, ou será apenas uma ilusão momentânea nas tramas intricadas do reino? Somente o futuro dirá.

_______________________

Foto do dia

O lançamento da pré-candidatura do ex-senador João Vicente Claudino a prefeito pelo PSDB de Teresina não deixa de ser um recado, por vias supostamente indiretas (na verdade, bem diretas), do grupo oposicionista ao ex-aliado, Luciano Nunes após o tucano migrar para Fábio Novo. “Como é que o PSDB nacional vai deixar de apoiar um candidato próprio a prefeito (JVC) numa capital que teve gestores tucanos por tantas décadas para ficar ao lado do PT?”, questionou um político da oposição, em reserva, à coluna. Mais adiante, após passar a disputa com Luciano pelo comando da legenda, espera-se que o anúncio seja outro: JVC como vice de Sílvio. Mais para frente quando? “Junho!”, respondeu a fonte. A conferir os desdobramentos 

_______________________

A frase para pensar

“Não existe o que se chama de ‘alguma coisa em troca de nada’. Afinal de contas, não se obtém senão o que se paga exatamente, quer se comprem automóveis ou pães”, Napoleon Hill, escritor estadunidense.