Cidadeverde.com

Coluna 06 e 07/03/24

Jadyel vence a batalha pelo Republicanos 

Fim da batalha! Ventos de Brasília confirmam que o deputado federal Jadyel Alencar deve se filiar nos próximos dias ao Republicanos. Tudo indica que a posse como presidente do diretório estadual da sigla ocorra no mesmo dia de evento do Republicanos Mulher, comandando pela esposa de Jadyel, Alessya Xavier - 16 de março. A carta de desfiliação de Jadyel no PV já foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral e agora é apenas o tempo dos ajustes políticos com foco em oficializar a migração para o Republicanos. 

___________

E como fica o Jeová então?

Até segunda ordem, em Teresina, a sigla fica com o prefeito Dr.Pessoa. Como o deputado Jeová Alencar também é pré-candidato a prefeito pelo Republicanos e conta com a força do senador Ciro Nogueira em Brasília, ainda havia dúvidas pendentes sobre a situação da capital. A ida de Jadyel e a permanência do prefeito no partido colocam a questão da vez: para onde irá Jeová?

___________

Tá achando ruim, vaza!

Sobre debandadas especuladas de suplentes e alguns vereadores no entorno do prefeito Dr.Pessoa, uma fonte do lado de lá minimizou: “Cara, quem quiser ir embora, pode ir, véi... Estamos buscando agora mais qualidade e não quantidade!”. Recado duro!

___________

PT estadual versus PT municipal: os embates no interior

Para vencer, é preciso ceder. Ceder, sim, pero no mucho, companheiro! Em alguns munícipios piauienses, há o clássico conflito petista: o diretório estadual filiou um pré-candidato a prefeito, mas calhou do diretório municipal do PT ser adversário ferrenho do recém-filiado.  Como resolver?  “Só fazemos intervenção mesmo quando não tem outro jeito”, relatou à coluna um líder petista. A solução do momento é criativa: destituir temporariamente os diretórios municipais do PT nas cidades em conflito.

___________

Fórmula mágica

É o caso das cidades de Beneditinos, Wall Ferraz e Jardim do Mulato. “Estamos propondo e está sendo aceito em alguns municípios. O diretório municipal está pedindo licença pelo período da campanha eleitoral e depois das eleições eles voltam com o comando. Encontramos essa fórmula. A pessoa estava respaldada pela estadual e não teria segurança nenhuma, com a Executiva municipal trabalhando contra. Assim, não precisa tomar a sigla de companheiro histórico”, argumentou a fonte do PT. Faz sentido. 

___________

Estou sem novidades, mas...

A coluna, para uma fonte no núcleo duro silvista: “E as novas?”. A fonte: “Hoje, hoje, hoje...nada pra dizer. Tudo que está acontecendo neste momento é sigiloso e estratégico”. Pense em uma frase capaz de causar um mini-infarto na coluna! Não satisfeita, a colunista refutou: “Fale algo...”. 

___________

Sílvio Mendes já tem um vice

Pois bem, a fonte, com pena de ter que lidar com uma viciada em política, respondeu: “O vice do Sílvio está definido”. E é porque a fonte disse que não tinha novidades... Por isso leitor, sempre pressione! Ah, por sinal, o vice de Sílvio Mendes é um nome guardado a sete chaves. Apenas três pessoas estão cientes da informação e, infelizmente, a colunista não é uma delas. Quem, quem, quem? O leitor arrisca um chute?

___________

Prego batido e ponta virada 

Vão-se os anéis e ficam os dedos. No caso do Solidariedade, ficaram os dedos e chegaram novos e brilhantes anéis! O deputado Evaldo Gomes, líder maior do partido no Piauí, anunciou uma filiação de peso: Raifran, nome que vem das hostes petistas e apoiado por ninguém menos que o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva. Nos bastidores, fala-se em potencial de 2,5 mil votos, o que deve fazer com que o SDD trabalhe não por duas, mas por três cadeiras na Câmara de Teresina. 

___________

Aquela força do homem de cima

A coluna não queria espalhar o bizu para não atrapalhar os planos de ninguém, mas não é que acompanhar a agenda do governador Rafael Fonteles rende apoio que só? Que o diga o coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos! O homem ficou na cola de Rafael no final de semana, em agenda por cinco municípios, e saiu com os apoios em três deles: vereador em Santa Rosa, parte do grupo político do prefeito de Cajazeiras e Floriano (com quatro suplentes de vereadores ligados ao deputado Marcos Kalume). O respaldo de Rafael termina consolidando diálogos prévios. Sintonia com o chefe sempre ajuda!

___________

Robert Rios provoca

O provocativo – e provocador – vice-prefeito Robert Rios, conhecido pelos amigos sob a alcunha de “Oráculo”, disse à coluna: “Ricardo III falou: ‘Meu reino por um cavalo!’. Eu digo: ‘Meu reino por um partido!’”. O vice-prefeito foi além: “Voltamos no tempo, não temos partido. Só MDB e Arena”. Bom, não é para tanto, mas que o assunto “partido” está complicadíssimo, isso está. Apesar da modéstia, certamente não faltarão siglas para filiar Robert Rios. A conferir. 

___________

Cadê o Lula?

Gerou uma certa frustração no entorno de importantes políticos piauienses a ausência do presidente Lula ou de ministros de peso na inauguração da Casa da Mulher Brasileira, que acontece nessa sexta-feira, 08. Havia expectativa, até o último minuto, que o presidente estivesse em solo piauiense na concretização da obra, que foi executada e mobiliada pela Saad Centro, sob a batuta do superintendente Roncalli Filho, o Roncallinho. Haveria a preocupação de vincular a imagem de Lula à gestão de Dr. Pessoa, preferindo adiar a vinda do presidente para uma pauta exclusivamente petista com Fábio Novo? Perguntar é de graça – já responder é mais caro!

___________

Pessoinha e Marcelo on

Fazendo uma tour para resolver pepinos administrativos e políticos na capital federal (ora, o que mais poderia ser feito em Brasília?), o presidente ds Eturb, João Duarte, o Pessoinha, foi visto em conversa animada no gabinete do senador Marcelo Castro (MDB). Pessoinha foi escalado para manter abertas as vias de diálogo entre o Palácio da Cidade com o poderoso senador, que tem forte influência para mandar recursos e emendas para o Piauí. Estará em Brasília quinzenalmente. Deu liga!

___________

Senta que lá vem história

O primeiro editor do escritor Franz Kafka, Kurt Wolff, lembra que o alemão ficou marcado em sua memória quando, em 1912, disse algo que nunca, jamais ouviu de nenhum outro autor, nem antes nem depois dele: “Agradeceria o senhor ainda mais pelo retorno do manuscrito do que pela publicação”. Ali, ele deixou claro de maneira radical, que sua relação primal era com a literatura em si e para si, ou seja, o que existia no manuscrito estava acima do que poderia ou não existir como livro, produto final. 

A literatura, para Kafka, continuaria existindo, com ou sem livro. Ele vivia para escrever e não para produzir livros. Raríssimos são os Kafkas da vida. Os ansiosos por elogios e reconhecimento serão sempre suplantados por aqueles que vivem na integridade do comprometimento com o ofício em si.

___________

Se conselho fosse bom

Como vencer? Ora, Carl von Clausewitz, o pai da estratégia, falou sobre isso há alguns séculos: procure a essência da força do inimigo no menor número possível de fontes, idealmente, em uma. Resumindo: encontre o centro de gravidade do adversário e ataque exatamente aí. Eles se preocupam com dinheiro? São vaidosos e se importam mais com popularidade?  Desestruture-os naquilo que mais importa para eles. E, lembre-se, você não ganha por executar um plano minucioso bolado dentro da sua cabeça. Você só ganha quando tem mais opções de movimento do que seu inimigo. 

___________

Cifrada da Falta

Alguns políticos de relevo têm sido chamados a atenção por conta das ausências nas agendas de um fortíssimo pré-candidato em um pleito muito disputado. Chamados na sala gelada, eles refutam que os convites são em cima da hora e que a agenda deles também está lotada de coisa para fazer. Claro, eles estão torcendo para o pré-candidato ganhar, mas antes do homem vem eles próprios! “Eu ganho mais sendo papagaio de pirata ou cuidando da minha eleição? Quem não tem mandato, tá morto!”, desabafou um político esquentado, mas sincero. Bom, contra fatos, não há argumentos!

___________

Foto do dia

E não é que o PDT está mesmo montando uma chapa de vereadores em Teresina bastante competitiva? No registro, um encontro absolutamente por acaso (só que não) entre o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), e os suplentes do PSD da capital, Eduardo Dragalana e o advogado Fernando Lima, ambos com ascendentes perspectivas de votação. A coluna apurou que, dos dois, apenas Fernando deve se filiar ao PDT, Dragalana permanece no PSD, onde tem laços sólidos com a cúpula da família Lima (à revelia de muitos pré-candidatos, mas deixa pra lá...). A chapa do PDT pode contar ainda com o reforço de dissidentes do PT, como John Wallace, e do Solidariedade, como Floro Mauel – este último ainda em diálogo. Palavra dada? Palavra cumprida!

___________

A frase para pensar

“Os problemas não se resolvem adicionando novas informações, mas organizando aquilo que sempre soubemos”, Ludwig Wittegenstein (1889-1951), filósofo austríaco, um dos principais autores da virada linguística na filosofia do século XX.