Cidadeverde.com

Coluna 15/03/24

Chapa Sílvio cabeça e Jeová de vice deve ser anunciada dia 20

“A chapa vai ser essa mesma: Sílvio Mendes, cabeça, Jeová Alencar vice”, garantiu, com exclusividade, uma bem informada fonte no entorno silvista, sobre o evento anunciado pelo deputado Jeová Alencar (Republicanos) para o próximo dia 20, quarta-feira que vem. A chapa é resultado de pesquisas quantitativas e qualitativas. “Não há formação melhor do que SM (Sílvio) e Jeová”, resumiu o observador, sobre os diversos cenários testados: Sílvio e o ex-senador João Vicente Claudino, Sílvio e o vereador Ismael Silva... Jeová foi mesmo o que deu mais liga e ponto final.

______________

Sílvio cresce com Jeová

Nas qualitativas, Jeová é visto como alguém “com ânimo, energia”. Por ser mais jovem do que Sílvio, equilibra características do ex-prefeito, apontadas pelo eleitorado, especialmente relativas à idade mais avançada. Já a imagem atrelada à gestão de Dr.Pessoa, não pegou em Jeová, ainda segundo as pesquisas obtidas pela coluna. O eleitor separa as duas coisas e entende que os problemas da cidade não são responsabilidade do deputado.

______________

Resolvendo problemas

O acordo de Jeová e o grupo de oposição deve também selar por qual sigla seu filho, Samuel Alencar, disputará a eleição. Visto como nome favorito – já que o pai foi seguidamente o vereador mais bem votado de Teresina – estava tendo dificuldades de encontrar um partido cujos membros o aceitassem sem resistência e medo de perder as próprias chances de eleição.

______________

A guerra continua

Com a crise declarada no comando do Republicanos, disputado entre Jeová, o prefeito Dr. Pessoa e o deputado federal Jadyel Alencar (com maiores avanços para Jadyel), Jeová não tinha nenhuma segurança partidária para seguir adiante com um projeto próprio de candidatura a prefeito. A disputa pela sigla, no entanto, deve continuar porque é parte do projeto do grupo ligado ao senador Ciro Nogueira, somar os recursos e tempo de TV do Republicanos ao União Brasil e Progressistas.

______________

O outro lado estava bloqueado

Jeová chegou a receber e enviar recados para o grupo governista de Fábio Novo – conforme apurado pela coluna com interlocutores petistas. A possibilidade de adesão, mesmo com as sucessivas conversas com o vice-governador Themístocles Sampaio (MDB), sempre foram vistas como remotas. Isso porque Jeová deixou o grupo de Rafael Fonteles em 2022 para seguir com Sílvio. A mudança repentina de lado nunca foi perdoada ou esquecida, efetivamente.

______________

Imbróglio na chapa do União Brasil 

A coluna apurou, com prints e áudios (antes que a turma negue), uma crise na formação da chapa do União Brasil em Teresina. O imbróglio diz respeito aos pré-candidatos a vereador evangélicos, ligados à igreja Assembleia de Deus, a maior em número de fieis, nacionalmente e também no Piauí. Em 2020, a Igreja referendou o apoio a cinco nomes, mas nenhum ganhou. Levou o mandato -sem apoio da Igreja - o atual vereador Ismael Silva, que é evangélico. Para 2024, Ismael foi aceito como nome apoiado pela instituição religiosa e deve disputar pelo Progressistas. Até aí, sem problema nenhum.

______________

Irmão Elias ou Geraldinho?

A questão envolve outras duas figuras de proa entre os evangélicos teresinenses: Irmão Elias e Geraldo Jarques, o Geraldinho, este último que também estava dialogando na chapa do Solidariedade. Irmão Elias já é filiado ao União Brasil desde 2022, quando disputou o cargo de deputado federal. Mas, foi avisado nos últimos dias que os outros pré-candidatos não o aceitaram. Ou seja, Elias teria que concorrer em outra chapa, sendo aceito apenas Geraldinho, recém-chegado, ao União Brasil.

______________

Votos evangélicos em disputa

Pois bem. Irmão Elias, segundo as informações obtidas pela coluna, não aceitou a rejeição e, como é filiado à sigla, fala-se nos bastidores até mesmo em ajuizamento de ação para que ele dispute pelo União Brasil. O eleitorado evangélico é crescente e cada vez mais organizado politicamente. Dessa forma, a disputa pelos votos – e pela chapa certa – tem razão de acontecer. A coluna seguirá acompanhando os desdobramentos.

______________

Mulheres no Governo Rafael

Sobre as mulheres de destaque do Governo Rafael Fonteles, há pelo menos três secretárias que não foram indicações de deputados: Regina Sousa (Sasc), a convite do governador, Zenaide Lustosa (Mulheres) e Núbia Lopes (Relações Sociais), indicações do PT. “A Núbia tem mais o papel de apagar incêndios junto aos movimentos sociais. A Regina e a Zenaide, tem mais autonomia. E como o governador autorizou a todas as secretarias ações transversais, a pasta da Mulher, por exemplo, pode fazer projetos com a Seduc, SSP e Investe Piauí, mesmo com pouco recurso”, argumentou uma fonte governista.

______________

Deu ruim

Pois é, aconteceu o que todo mundo já esperava: o suplente de vereador Caio Bucar não teve sua indicada, a advogada Maria Clara, oficializada na sucessão da Prodater. A coluna traz os dois lados. Dr.Pessoa criticou o ex-aliado, alegando que Caio ia fazer uma licitação de internet, mais econômica: “Pedi para saber quem era o detentor dessa tecnologia e ele disse que nem ele conhecia. (...) Assinar na obscuridade não dava”.

______________

Nunca nem teve isso

Caio, em conversa com a coluna, retrucou: “Nunca nem existiu licitação de internet. Ele (Pessoa) não cumpriu a palavra (de Caio indicar a sucessora) e cria factóide. Isso é coisa que botaram na cabeça dele”. Os bombeiros atuam para encerrar o assunto, claro. E Caio Bucar, com seus 6 mil votos, deve ir mesmo para o PSB do ex-governador Wilson Martins? A aguardar. 

______________

Para ler, ver e ouvir

Acredite, leitor, a colunista tem a seguinte mania: lê uma dezena livros ao mesmo tempo, revezando os temas. O ser humano nunca está satisfeito com nada. A colunista preferia sentar e ler um livro inteiro de uma tacada só, mas isso parece impossível a esse cérebro idiossincrático. Feito o preâmbulo, está aqui um livro para quem sofre dos mesmos males da humilde cronista: “A política como ela é: diálogos entre Alberto Carlos Almeida e Renato Janine Ribeiro”, com conversas entre um cientista político e um filósofo político. O livro é todo escrito em formato de diálogo, passeando com profundidade pelos temas básicos da política (direita x esquerda, comunismo x fascismo, etc). Como é bom observar quem entende de um assunto, falando dele (assim como é sofrível testemunhar os amadores dando pitacos). Dá para ler de uma tacada só!

______________

Senta que lá vem história 

Antes de ser um publicitário milionário, David Ogilvy, aclamado como o “pai da propaganda”, trabalhou na cozinha de um chef francês, Monsieur Pitard, que era extremamente exigente e tinha padrões de serviço exorbitantes. Ogilvy aprendeu com Pitard de que promessas são sempre cumpridas. Quando Monsieur ouviu David dizer a um garçom que um prato tinha acabado, o repreendeu: “Em uma grande cozinha, devemos sempre honrar o que prometemos no cardápio”. 

“Na próxima vez que você perceber que vamos ficar em falta de um plat du jor, avise-me. Telefonarei para outros restaurantes e hotéis, até encontrar algum que tenha o mesmo prato em seu cardápio. Aí mandarei você num táxi para buscar um suprimento. Nunca mais diga a um garçom que estamos em falta de alguma coisa”, disse Pitard. Os melhores sabem que não importa o tempo extra e o sacrifício feito, as promessas são sempre cumpridas.

______________

Se conselho fosse bom

Ninguém jamais construiu uma marca pessoal forte, imitando os outros. É ilógico. Mesmo que lhe roubem tudo que puderem observar superficialmente em você, jamais vão conseguir copiar sua mente. Os oportunistas de visão curta estão sempre querendo o trabalho mais fácil, e é justamente por isso que fracassam em tudo aquilo que se metem. É sua personalidade total, incluindo seus pequenos defeitos, que irão torná-lo magnético e digno de admiração. Não se preocupe com os ladrões de ideias e plagiadores, eles estarão sempre dez anos suando, atrás do original. 

______________

Cifrada da Gota D'água

A gota d’água - de um balde pra lá de cheio - para a saída de um gestor do cargo foi o fato de que, numa reunião com os subordinados, um terceiro nome foi chamado para conduzir os trabalhos. Isso mesmo, leitor, o gestor da pasta ficou assistindo, sentado, enquanto o convidado especial dizia o que cada um tinha que fazer. Essa foi a prova cabal que o homem teve de que estava apenas cumprindo tabela, sem poder efetivo. Temos que concordar que é um pouco chato mesmo...

______________

Foto do dia

Foi bastante prestigiada a filiação do vereador Alan Brandão, do suplente Roncalli Filho e do superintendente da Saad Sul, Juca Alves, ao PRD. Roncalli e Juca devem se descompatibilizar até 05 de abril para serem candidatos a vereador da capital. A Saad Centro, de Roncallinho, filho do ex-deputado Roncalli Paulo, ganhou novo peso na gestão do engenheiro – o orçamento da pasta saiu de R$ 56 milhões para mais de R$ 110 milhões. Ele deixa como indicado ao cargo José Alberto, atual superintendente executivo e um saldo de obras como a revitalização do centro da cidade, a construção da Casa da Mulher Brasileira, a reestruturação do Museu da Imagem e do Som (MIS) e a implementação de um píer flutuante. Com esse balanço, é tido como nome favorito na forte chapa do PSD. 

______________

A frase para pensar

“Quando se tem de matar um homem, não custa nada ser polido”, Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro-ministro britânico, comentando o tom cerimonioso da declaração de guerra contra o Japão em 1941.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais