Cidadeverde.com

Coluna 25/03/24

Quem disputa o poder em 30 municípios ao Norte do Piauí; lista e análise

Somos meros primatas em uma bola de terra e água girando em torno de uma enorme bola de fogo. Considerando nossa insignificância, de que importam meras disputas eleitorais? Bom, importam. Pois esses primatas, enquanto aqui estiverem, vivem entre dominar ou serem dominados. Só existe uma opção vencedora e ninguém quer a última delas. Dito isso, a coluna obteve com uma fonte - que vivia reclamando que a colunista só abordava a eleição de Teresina - uma lista das disputas do pleito de 2024 em 30 municípios ao Norte do Piauí. São eles:

Disputa 2024 em 30 municípios do Norte Piauí:

Luzilândia: PT X MDB X SD

Joaquim Pires: PT X MDB

Joca Marques: PT X MDB

São João do Arraial: PT X MDB

Esperantina: PT x MDB 

Matias Olímpio: PT X MDB 

Miguel Alves: PT X MDB 

José de Freitas: PT X MDB

Cocal: PT X MDB 

Piracuruca: PT X MDB

Pedro II: PT X MDB 

Altos: PT X MDB

Campo Maior: PT X PP

Batalha: PT X PP 

Nossa Senhora dos Remédios: PT X PP 

Buriti Lopes: PT X PP 

Ilha Grande: PT X PP 

Barras: PT X PSD  x MDB

Piripiri: PT X PSD 

Morro do Chapéu: PT X PSD 

Murici dos Portelas: PT X PSD

Luís Correia: PT X PSD X MDB 

Cajueiro da Praia: PT X SD 

Madeiro: MDB X PSD

Campo Largo: MDB X PSD

Caxingó: MDB X PSD 

Bom Princípio: MDB X PSB 

Parnaíba: MDB X PP 

Cabeceiras: PP X PT

Caraúbas: SD X PSD

____________________

Considerações

Claro que essa é uma projeção atualizada. O cenário só estará solidificado com as convenções, em junho. Mas a prévia aponta alguns destinos: na relação, há quase 80% de siglas governistas, do lado do governador Rafael Fonteles (PT), disputando os municípios. “De certo modo, a maioria ali foi acomodada pelo próprio Governo e muitos devem ir pro PT mais na frente...”, avaliou um importante político, sobre o cenário que se desenha para o futuro. “Prefeito não tem amarra, muda de partido a qualquer momento”, completou o interlocutor privilegiado sobre o xadrez de 24, que projeta a correlação de forças para 2026. Resumindo: é Governo contra Governo. Há os seus preferidos, mas quem ganhar é aliado.

____________________

Como fica a oposição 

O Progressistas, que saiu como grande força política da eleição municipal de 2020, tem desafios e grandes apostas, com foco no tudo ou nada em Teresina: é ganhar ou ganhar. Como perspectiva de poder, a oposição acredita na possibilidade de projeção nacional do senador Ciro Nogueira em uma chapa presidencial, aliada à resiliência do ex-presidente Jair Bolsonaro em fatia do eleitorado. 

____________________

Era chapa que vocês queriam?

Um dos critérios para deixar o PSDB de Teresina nas mãos do ex-senador João Vicente Claudino foi o compromisso de formar uma chapa proporcional na capital. O outro lado, leia-se o ex-deputado Luciano Nunes, alega ter mais condições de eleger vereadores com o deputado Fábio Novo e a turma do PT. Pois bem, JVC anunciou que fará uma solenidade de filiações e anúncio da chapa de pré-candidatos a vereadores de Teresina na terça, às 10h. 

____________________

Mais secreta que os segredos de Fátima

A coluna questionou o vereador Edson Melo (PSDB) sobre a chapa. Ele respondeu: “Estou viajando, quem está organizando é o Jorge Lopes”. Não seja por isso, a coluna foi atrás de Jorge Lopes, atual presidente da federação PSDB/Cidadania e ligado a JVC: “Cara Sávia, as chapas estão iguais os segredos de Fátima, rs”, disse, misterioso. A coluna ainda conseguiu apurar que haverá importantes conversas hoje, para fechar a chapa: “Aos 45 min do segundo tempo lhe direi”, prometeu. E será cobrado!

____________________

Não era você que não se unia com o PT?

Claro, o mundo é complexo. Nem tudo é só coisa boa. Na verdade, quase tudo não é (a coluna flerta com o niilismo, apenas como hobby). Por isso mesmo, uma fonte tucana, mas do lado de Luciano Nunes, mandou uma foto para a coluna. Nela constam o ex-senador João Vicente Claudino, em um palanque inusitado, discursando: “JVC diz que não se junta com o PT em Teresina, mas faz campanha pro PT no interior!”, apontou o tucano. O imbróglio no PSDB segue fortíssimo e a única recomendação é de que o leitor abaixe a cabeça para não receber um petardo do nada!

_______________________

Vem aí?

A turma da especulação não tem um dia de folga! Registro postado nas redes sociais entre o ex-procurador de Teresina, Aurélio Lobão, e o tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Marcus Nogueira, seria indício de uma composição na eleição da Ordem, que acontece no final do ano? “Só conversa de amigos advogados mesmo...”, respondeu uma fonte presente no encontro. Então tá bom... 

____________________

Melhor você mesmo falar

Numa campanha eleitoral, o político que tem lá suas pedras no sapato, precisa saber lidar com elas. Ele não pode ficar refém do próprio problema, na torcida para que o adversário não fale aquilo que ele teme ser falado, ora! Vivemos num mundo de autoviligância. O candidato deve ser, ele próprio, o primeiro a falar dos seus problemas, dando o tom da abordagem, e claro, acusando o outro lado de perseguição... Essa é apenas a opinião de uma humilde cronista da vida política.

____________________

Se conselho fosse bom

Os invejosos são seres miseráveis que agem tentando tirar de você o que eles nunca vão conseguir ter, seja por falta de esforço, sorte ou talento. Não importa o quão pouco essas pessoas tenham realizado, elas acham que deveriam estar no seu lugar. Ao identificar um deles, se afaste a todo custo, inclusive fisicamente. Não se iluda de que irá passar por cima desse “detalhe” e a relação de vocês poderá continuar normalmente. Não vai. Para se proteger, evite expor desnecessariamente o quanto você se esforça. Contente-se em mostrar o quão bom você fica. 

____________________

Cifrada do Lado B

Desde que o mundo é mundo, toda campanha tem aquilo que se chama de “Lado B”, que consiste em nada mais, nada menos, do que pessoas pagas para falar aquilo que o candidato não pode, mas os apoiadores sim. Os lados B de cada time de uma importante disputa operam a todo vapor. Há munições que beiram a mais pura baixaria, mas estão sendo guardadas para momentos oportunos e de revide. A dúvida é se soltar determinados temas que se imaginam negativos, poderá refletir de volta – com efeito contrário - em quem os divulgou? 

____________________

Foto do dia

Mais uma chapa PT/MDB reforçada no interior do Piauí: em Valença, Leonardo Nogueira, pelo PT, na cabeça de chapa, com o ex-deputado federal Marllos Sampaio (MDB), na vice. No final de semana, a presença do governador Rafael Fonteles no palanque, ao lado do vice-governador Themístocles Sampaio (MDB) e do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), selou a parceria política. Assim como em Teresina, o tom dos discursos foi o de “reconstrução” e argumentos de maior facilidade para que os recursos estaduais e federais cheguem à Valença. O grupo disputa contra o prefeito Marcelo Costa, do Progressistas, que busca a reeleição tendo no seu palanque siglas aliadas à base de Rafael: PSD, PDT e Rede. O tabuleiro do interior nunca é preto no branco. 

____________________

A frase para pensar

“Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: Artigo 1. Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. Parágrafo Único: Revogam-se as disposições em contrário”, Capistrano de Abreu (1853-1927), historiador.

____________________

Música da semana

Neste 25 de março, data de outorga da primeira Constituição da história do Brasil, a Constituição de 1824, e também o dia após a prisão dos acusados de serem os mandantes (Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro; Chiquinho Brazão, União Brasil-RJ, deputado federal; Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio), da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), e seu motorista Anderson Gomes há seis anos, a música da semana é de autoria de Renato Russo, “Que país é esse”.  Escrita em 1978 e mais atual do que nunca. Foco ao trecho em destaque:

“Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação (...)”