Cidadeverde.com

Coluna 11 e 12/06/24

PSD está sendo empurrado para oposição ou é só impressão? 

Escalou veloz e enigmática a disputa dentro da base aliada pela vaga de senador em 2026 (atenção, ainda estamos em 2024!). Algumas perguntas: a turma está fazendo essas críticas duríssimas ao PSD (leia-se, o deputado estadual Georgiano Neto), espontaneamente mesmo, sem sinal verde? O PSD já foi avisado faz tempo para puxar o freio de mão e não adiantou muita coisa? A ideia é só diminuir a força do PSD/Georgiano ou é uma maneira de empurrar o partido para a oposição? O leitor já sabe: a coluna não tem as respostas e só publica as perguntas que ouve no mundinho da política...

____________________

A metralhadora de Jadyel 

Últimos fatos: o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) afirmou categoricamente à coluna: “Sou oposição e um braço forte contra essa política familiar do PSD de querer fazer do Piauí uma grande ‘fazenda’. O PSD tem espaços enormes dentro do Governo e tem demonstrado ao longo dos anos, falta de compromisso, credibilidade e de palavra”. Duro.

____________________

Ele faz e acontece

A coluna procurou Georgiano Neto para tratar do tema e aguarda posicionamento. Mas uma fonte governista contemporizou: "Os prefeitos são doidos por ele (Georgiano) porque ele faz acontecer!".

____________________

Grupo de Zap: Apoiadores do Dr.Francisco

Já foi até criado um grupo de Whatsapp com 16 deputados estaduais (semana passada eram 12) que apoiam Dr.Francisco para o Senado. Farão uma reunião nos próximos dias para sinalizar que não vão recuar da empreitada. É consenso que o PT lutará para indicar um puro-sangue (ou seja, um “Velho PT”) para a vaga que fará par com Marcelo Castro (MDB). Secretários estaduais bem avaliados e cotados, o recado é para vocês! Quem sabe em 2030? O povo é jovem, pode esperar, né?

____________________

Tem que acabar o “mandonismo”

O deputado Flávio Nogueira (PT), que pleiteia a vaga de senador, também disse à coluna que é contra o “mandonismo” (palavras dele): “Temos que acabar essa história de que tem dono de vaga para o Senado”. A coluna questionou então quais critérios valerão. Nogueira disse que “vários”, tais como: saber quem tem votado consistentemente com o presidente Lula, etc. E disse que número de prefeitos não é razão para ter espaço em chapa majoritária. Ele lembrou que foi derrotado, mesmo com muitas prefeituras no antigo PTB, quando disputou a vice na chapa de João Vicente Claudino ao Governo do Estado em 2010.

____________________

Amadores versus profissionais

Na imagem posada, todos riem felizes. Depois dos flashes apagados, duas pessoas conversam, olhando para um terceiro que sai de perto: “Esse aí acha que sabe tudo...”. As duas principais campanhas à Prefeitura de Teresina – Fábio Novo (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil) têm enfrentado divisões internas, que a coluna apurou e traz à tona. É a famosa cisão entre os amadores e os profissionais. O problema é que uma turma sempre acha que a outra é a amadora...

____________________

Sejam humildes e aprendam com quem sabe

Um nome ligado a Fábio Novo, mas advindo do PSDB, é objetivo: “Eleição de Teresina não é igual eleição de interior. A de prefeito não é igual a de governador”. Segundo esse político de DNA tucano até a última pena, “parece contraditório, mas ao mesmo tempo que o eleitor é mais exigente, o trabalho tem que ser mais profissional”. Sim, e isso significa o que mesmo?

____________________

Veja como se faz

“Numa mesma reunião, tem quem lhe pede e quem lhe cobra posicionamentos. O candidato a prefeito em Teresina tem que estar presente e tem que ter uma equipe de ‘vigias’ dos candidatos proporcionais. Tem que saber identificar em quem deve ser investido mais”, explicou. A coluna fez a tréplica, perguntando se a turma do PT estava enfim aprendendo a fazer política (para ganhar) em Teresina? “Estamos ensinando, kkk”, respondeu o interlocutor.

____________________

Tem que entrar no guarda-chuva 

Já do lado de Sílvio Mendes, um integrante mais próximo do Progressistas cunhou a expressão peculiar para falar da núcleo duro silvista: “A corriola que anda perto do Sílvio, que conhece a PMT e tá doida pra voltar, se fecha tanto que quando chega alguém novo, eles ficam enciumados. O jeito é a gente tentar se encaixar...”, desabafou o progressista. A opinião não é compartilhada por todos, frise-se.

____________________

Ele sim

Por exemplo, o ex-prefeito Joel Rodrigues foi muito bem votado em Teresina - e quase tomou a senatoria de Wellington Dias (PT) - foi escalado para cuidar da capital enquanto o senador Ciro Nogueira toca a agenda nacional. Mas, como apontam diversas fontes, houve uma certa resistência. Joel passou um tempo fora das agendas de Sílvio, focando no interior, como se nota nos registros das redes sociais.

____________________

Isso é do jogo

Após uma reunião super restrita de Sílvio com Ciro Nogueira há poucos dias, Joel voltou enfim a frequentar as reuniões de Mendes e Jeová Alencar. “Essas tretas internas estão sendo resolvidas rápido, a divisão existe, mas não é nada demais. No grupo do Jeová (Alencar), quem dita as cartas é ele. No caso do Sílvio e o PP, é mais complicado. Uma pessoa como o X (ex-secretário tucano) conhece todas as lideranças de Teresina, é difícil ceder pro Joel, né?”.

____________________

Vou te passar no meu concurso mas não conta pra ninguém

Uma fonte que entende de contas, relatou dia desses à coluna ter ficado boquiaberta com o nível dos certames públicos em solo piauiense. “Todo mundo sabe que é quase 100% fraudado. Ao invés de colocar um comissionado, bota um cara dele (gestor), só que não vai sair nunca. É um descaramento”. O interlocutor argumenta que o órgão ao qual é ligado pouco pode fazer: “A gente não pode gravar ninguém, e dois ou três anos depois, só se julgam papéis ou o prefeito já está até morto”. Complicado...

____________________

Se conselho fosse bom

Os recipientes vazios fazem o barulho mais alto. As pessoas que estão ocupadas em se melhorar, dificilmente vão ficar perdendo tempo reclamando seja lá do que for. Ou elas consertam o que está incomodando, ou ficam caladas. O modo como você fala exprime como você pensa e, portanto, a qualidade das suas atitudes. Sim, a maneira como você se expressa, tem consequências diretas. Respeito significa “medo + admiração”. Na dúvida, dê a todos o benefício da dúvida sobre o que você realmente pensa. A taxa de entrada para a grandeza tem uma palavra apenas: ação, ação, ação.

____________________

Cifrada do Jogou a Real

Um encontro muito restrito, em que nem os assessores mais próximos puderam entrar, teve emoção, lágrimas, batida na mesa (e nas cadeiras) e recados fortes. O político que era o centro da reunião fez um balanço de tudo o que fez (e era bastante coisa mesmo) e avisou: “Estive cercado por muita gente que só queria o meu mal, pessoas erradas. Mas agora, quem não tiver comigo, quem tiver vergonha de mim, pode fazer o favor de me ajudar e sair enquanto é tempo”! A turma engoliu em seco... pois o plano era exatamente usar a estrutura e dar um chute no homem. E agora?

____________________

Foto do dia

Um desses nomes será o próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí: Álvaro Mota, Mário Basílio, Fábio Miranda, Natália Quirino, Lilian Firmeza, Josimar Laurentino, Marcelo Pio, Reginaldo Miranda, Thiego Monthiere ou Alexandre Noleto.  Como a coluna antecipou há algumas semanas, Mário Basílio (foto) e Álvaro Mota são os mais cotados nos bastidores jurídicos para figurar na lista sêxtupla que vai para o TJ-PI. É difícil também imaginar que uma mulher não esteja na lista. De lá, diminui para três os nomes indicados pela advocadia e o governador Rafael Fonteles faz a escolha final. Basílio fez a inscrição no último dia, levando alguns quilos de documentos. Se a quantidade de parabéns e tapinhas nas costas do povo do Direito for termômetro, está forte. A conferir.

____________________

A frase para pensar

“A política, no começo, era a arte de impedir que as pessoas se envolvessem com aquilo que lhe importava, e depois se converteu na arte de comprometer as pessoas em decisões acerca do que não entendem”, Paulo Valéry (1871-1945), escritor francês.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais