Cidadeverde.com

Coluna 25 e 26/06/24

Jorge Lopes é o novo pré-candidato do PSDB em Teresina. O que muda no jogo?

Como quem não quer nada (mas querendo), o advogado Jorge Lopes embarcou para Brasília e na tarde dessa quarta-feira, 26, anunciou ser o mais novo pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB. Prego batido após reunião com o presidente nacional, Marconi Perillo: “Terei humildade para ouvir e aprender”, afirmou Lopes à coluna. O ex-presidente da Fundespi é nome ligado ao ex-senador João Vicente Claudino, cuja desistência foi anunciada essa semana. Mais do que as respostas - que são sempre relativas e variáveis - a política vive de fazer as perguntas certas. A coluna destrincha o caso PSDB de Teresina logo abaixo.

_______________________________

E depois, vai pra onde?

O PSDB de Teresina ainda pode ir para Sílvio Mendes (União Brasil), perguntam os moradores do Mundinho da Política? “Sim, mas as chances são pequenas”, analisou uma fonte ligada a Sílvio. Pode estar com o PT de Fábio Novo? Um silvista respondeu: “Não, essa decisão a nacional já tomou”. Um firminista apoiador de Fábio Novo, foi em outra direção, sob a mesma questão levada pela colunista: “Tem chance, principalmente depois das últimas declarações do João Vicente Claudino”. Ok, como não temos consenso, vamos partir daí.

_________________________

Luciano, o vidente?

O ex-deputado Luciano Nunes, hoje apoiador de Fábio Novo, segue trabalhando nos bastidores com um forte argumento levado aos tucanos em Brasília: “Tudo que ele (Luciano) disse que ia acontecer, aconteceu”, pontuou um aliado de Luciano, em reserva. O “tudo” consiste em: desistência da pré-candidatura de João Vicente à Prefeitura de Teresina e inviabilização de uma chapa de vereadores. Check e check.

_________________________

Eles só queriam infernizar

“O X (pré-candidato 1 do PSDB) só queria ser o anti-PT. O Y (pré-candidato 2) só queria bater no Fábio Novo. E Z (político tucano) só queria levar o PSDB pro Sílvio”, criticou um ex-tucano sobre a situação da sigla, na visão dele. Por sua vez, aliados de JVC afirmam que a atuação de Luciano e seu time para dividir a legenda (o que de fato, ocorreu, pois os tucanos viraram uma marca, mas sem o produto), impediram a viabilização do projeto eleitoral na capital. 

_________________________

Os três que mandam

A questão é que dos três caciques do PSDB em Brasília, só o deputado federal Aécio Neves tem mandato. Os outros dois, Tasso Jereissati e Marconi Perillo, são afinados com Luciano Nunes. Isso, porém, não se mostrou suficiente para uma união com o PT. Luciano ficou como presidente estadual da sigla, mas diversos tucanos históricos, como Fernando Said e Francisco Canindé (hoje no PDT), deixaram a legenda. Resumindo: Aécio é a força de resistência à adesão do PSDB ao PT no Piauí. Essa é a eterna pedra no sapato.

_________________________

Balde de pipoca

A coluna questionou um político relevante do Progressistas sobre os rumos do PSDB em Teresina. A resposta: “Sou bacharel em Direito, e não em Psicologia...”. Bom leitor, o clima é esse a coluna só publica. Já um ex-tucano, revelou torcida para que o vereador Edson Melo fosse candidato. "Seria ótimo!", disse, enigmático. Os nomes que foram de alta plumagem no PSDB não disfarçam a incontida alegria com o desfecho da história: “Está tudo tão divertido!”, comentou um desses emplumados à coluna.

_________________________

Direto de Brasília 

Também em Brasília, o vereador da capital, Luís André, junto ao ex-vereador Leonardo Eulálio, estiveram em reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Expectativa: apoio formal do PL ao prefeito de Teresina Dr.Pessoa. Vai subir no palanque ou deixa como está?

_________________________

Pelos animais

O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) é um entusiasta da causa animal. Não apenas porque tem duas sapecas cachorrinhas, Brisa e Berenice (que ele posta sempre no perfil no Instagram), mas porque defende políticas públicas na área. Tanto é que irá apoiar a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) em Teresina no projeto que proíbe a circulação de carroças de tração animal na cidade. A coluna apurou que Júlio irá destinar emendas à Prefeitura de Teresina para comprar as primeiras carroças com motos que serão utilizadas pelos atuais carroceiros. A maior crítica ao projeto eram os recursos para viabilizá-lo. 

_________________________

Fogo amigo

O pior tipo de fogo é o que vem dos amigos. Do lado de um competitivo pré-candidato em Teresina, a conversa é de que o homem “já está de salto alto”. “Muita gente reclamando da dificuldade de acesso, povo da coordenação não dialoga mais, ele já se sente prefeito...”, desabafou um vereador à coluna. Já a coluna acha que é impossível agradar a turma. Querem a mão, o pé e a cabeça... complicado!

_________________________

Ritmo intenso

O deputado Jeová Alencar (Republicanos) é pré-candidato a vice, mas tem tido agenda equivalente a um cabeça de chapa. Divulga em suas redes sociais a lista (quase) infinita de compromissos diários, indo até 1h da madrugada (isso mesmo!). O fato tem chamado a atenção da oposição, é claro. Um parlamentar adversário e caçador profissional de pulga atrás da orelha, enviou o card pra coluna com a seguinte mensagem: “Olha essa postagem da agenda de hoje dele. Jeová mostrando que tem gás?”. 

_________________________

Tudo o que não fazer para se defender

Vamos supor, apenas a título de imaginação, que você esteja numa campanha eleitoral e seu adversário lhe acuse dos maiores riscos à sua honra (uso de drogas, racismo, homofobia, corrupção, traição, preencha à vontade). As opções são as seguintes:

  1. Não acusar o golpe, evitando ficar em posição defensiva, pois quem responde, se defende. Ignorar o tema publicamente para que não saia da sua boca nenhum reforço do boato. Enquanto isso, faça sua equipe de Lado B da campanha espalhar boatos piores sobre o seu adversário. Mostre a ele que sabe jogar o jogo, só que melhor.
  2. Responder pessoalmente os boatos, gravar podcasts, tornar sua campanha uma fábrica de “coitadismo”. Operar segundo a lógica ditada pelo seu adversário, falando dos temas que ele escolheu pra você. Seu rival manda na sua agenda. 

Pois é leitor, tem gente que escolhe a letra “B”...

_________________________

Se conselho fosse bom

Ninguém se importa com você. Podem fingir que sim, mas na realidade, não. Sabendo disso, a única pessoa que pode perseguir os próprios objetivos, descaradamente, é você. Viver é entrar – sem poder escolher - em diversos jogos de soma zero, igual ao xadrez, onde só há um vencedor. Não busque impressionar a todos. Até os políticos sabem que só precisam dos votos de uma porcentagem de pessoas. A maior parte das pessoas com quem você lida, vai tentar lhe manipular para que você trabalhe a favor da realização dos sonhos delas. Não deixe os seus objetivos morrerem para ficar perseguindo o que não é do seu interesse. 

_________________________

Cifrada da Conspiração

Um pré-candidato a prefeito de Teresina com chances concretas de vencer não fala mais quase nada pelo celular. Ele tem indícios e acredita ter sido grampeado pelos adversários. Já um forte político também da capital, só conversa pessoalmente sobre temas sensíveis, inclusive institucionais e não apenas eleitorais. Mesmo com amigos de trabalho, também políticos. “São meus amigos, mas vai que estão gravando, né?”, admitiu à coluna. Em política, como se sabe, amizade é mais uma utopia do que uma realidade.

_________________________

Foto do dia

O bom filho à casa torna? A eleição de Chico Lucas para a presidência da OAB-PI, foi histórica e simbólica do “estilo Chico” de fazer política, nos idos de 2015. Seu retorno à OAB-PI, na condição de secretário estadual de Segurança Pública, teve três pontos de destaque. 1) Informação: a reunião com membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas discutiu o tratamento aos advogados nas sedes da Polícia Civil. Compromissos de melhoria foram firmados. 2) Especulação: como advogado que é, quem Chico apoiará na eleição da Ordem? Sua palavra nesse assunto tem peso. 3) Curiosidade: funcionários antigos da OAB subiram para esperar o final da reunião. Chico Lucas foi muito tietado e é tido como um dos ex-presidente mais queridos pela turma que trabalha na Ordem.

_________________________

A frase para pensar

“Contra quem é reputado, só com muita dificuldade se conspira”, Nicolau Maquiavel (1469-1527), filósofo e diplomata italiano.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais