Cidadeverde.com

Coluna 09/07/24

Crise no Avante deve ser resolvida com Ricardo Bandeira como vice de Dr.Pessoa 

Pelo Avante, o ex-vereador Ricardo Bandeira deve (atenção, deve!) ser indicado como pré-candidato a vice do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (PRD). Ricardo resolve alguns problemas: é evangélico, dialogando com essa parte do eleitorado bastante engajada e disputada e está filiado no Avante (partido que ameaçava deixar a base do prefeito se não indicasse a vaga de vice). E agora?, perguntou a colunista a um interlocutor privilegiado do Palácio da Cidade: “Agora é tocar a vida e um dia de cada vez...”

_______________________

Te dou uma lista e você decide

Com cautela, para evitar rebeliões, o presidente do Avante no Piauí e secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, deve entregar uma lista ao prefeito até o final da semana com o nome de cinco filiados, incluindo a advogada Dalva Fernandes (que deve disputar para vereadora e almejava a vice, indicada por Michel) e Ricardo Bandeira. Caberá a Pessoa decidir. Ah, se for mesmo Ricardo, o filho, Sérgio Bandeira, ganha mais força na chapa de vereador do Avante, que pode (atenção, pode!) eleger dois nomes.

_______________________

Guerra de pesquisas

Está instalada uma clara estratégia de guerra de pesquisas na eleição de Teresina. Para um político experiente, ouvido pela coluna e cuja identidade deve ser mantida em sigilo, o caminho é arriscado: “Confunde o eleitor e acaba com um instrumento importante de planejamento de campanha”.  

_______________________

Alguém está completamente errado

O único fato é que, se vários institutos realizam pesquisas em datas, população e tamanho da amostra semelhantes, com resultados completamente diferentes, só há uma conclusão: alguma pesquisa está errada, ora! Sejam erros de amostra, de cadastro ou medição (ou outros erros...), o fato é que o cenário na capital está superestimado ou subestimado para um dos lados. Qual? É a pergunta do milhão. Aula encerrada. 

__________________

DataLeitor

Um político, que relatou já ter feito mais de 150 reuniões de pré-campanha na capital e que tem corrido mais do que as pernas, sobre o sentimento do pleito: “Indiferença. Indiferença para vereador, medo de errar para prefeito”. Faz sentido, leitor?

__________________

Não vai ter jeito nunca

Depois da informação divulgada pela coluna de que um vereador foi gravado na Câmara de Teresina (volte uma coluna), um ex-gestor da Câmara lembrou à coluna que há alguns anos é meta limitar o acesso às dependências restritas dos vereadores. A missão é mais ou menos como enxugar gelo: “O Fulano (vereador) reclamou na época que estava uma bagunça e eu respondi que ele e o Cicrano (outro vereador) brigavam pela medalha de ouro, todo dia chegavam lá com dez pessoas que ninguém nem sabia quem eram. Ele ficou só mexendo a cara e não respondeu. Sem jeito”.

__________________

Se conselho fosse bom

Uma competência social importante a ser cultivada é a leitura fria, ou seja, a capacidade de fazer deduções certeiras sobre a psicologia dos que lhe cercam. Quase todo comportamento humano é apenas autoprojeção. Em geral, o que as pessoas projetam é o oposto do que são. Encobrem suas tendências assumindo uma máscara que contrasta com a essência, como os tímidos que desejam ardentemente por atenção e os durões que são os mais medrosos. A calma pode vir de duas fontes: alta tolerância ao estresse ou covardia e preguiça. É importante saber distinguir. Encontre a fraqueza dos adversários no oposto da qualidade que eles se esforçam para revelar em público.

__________________

Cifrada da Ameaça Velada

Um deputado federal não entendeu nada quando recebeu uma ligação enigmática de um líder político. Era o convite para participar de um evento organizado pelo líder. O tal evento já tinha começado, mas como o quórum estava abaixo do esperado, o líder queria saber se o parlamentar de Brasília ia chegar lá ou não. “Falei numa boa, que estava cheio de prefeito para atender e não ia dar pra ir. Eu nem sabia desse evento, ele me mandou um convite numa lista de transmissão, oxe”, relatou o deputado, que só não esperava a resposta do líder: “Se você não vier vai ficar feio pra você, o pessoal vai cair em cima”. O deputado retrucou: “Tá tranquilo, não vou poder ir mesmo”. Com ameaça é pior?

__________________

Foto do dia

O governador Rafael Fonteles marcou presença em Brasília para o Piauí Infra Day, realizado pela Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e pelo Instituto Brasileiro de Infraestrutura e organizado pelo deputado federal Flávio Nogueira (PT). Rafael, que tem uma atuação politicamente nacionalizada, falou sobre os projetos nas áreas portuária, aérea e agronegócio, incluindo o porto de Luís Correia e a hidrovia do Parnaíba. O mote é claro: o estado se projeta para o futuro. A perspectiva é de mais eventos desse porte fora do Piauí.

__________________

A frase para pensar

“A diferença entre os humanos e os animais é que os animais nunca permitem que um estúpido lidere a manada”, Winston Churchill (1874-1955), ex-primeiro-ministro britânico.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais