Cidadeverde.com

Coluna 19/05/23

O novo secretário

Lucas Pereira é agora o novo secretário imediato do prefeito Dr.Pessoa. Deixa o lugar para o publicitário Thesco Silva, agora secretário municipal de Comunicação, conforme apurado pela coluna. Thesco foi diretor comercial e diretor geral da TV Antena 10, da qual pediu desligamento há cerca de três dias. É visto pelos pares como um profissional de bom relacionamento e bom trato. Durante a campanha de Rafael Fonteles, chegou a ter seu nome ventilado por ala do PT raiz para a pasta da Comunicação, mas também é visto como alguém próximo a Alex Nastácio, da Nova Comunicação, que fez a campanha vitoriosa de Dr.Pessoa. Ele entra na PMT com a missão de reforçar a propagação das ações positivas do Palácio da Cidade, diminuindo o ruído político e colocando holofotes no lado administrativo. 


Vencer no cansaço

Confirmando o folclore de que a política não é para amadores, um político, ligado a um forte grupo em termos de estrutura, já teria fechado com a agência que deve fazer sua campanha eleitoral de 2024 para prefeito de Teresina. Duas fontes distintas confirmam a informação. Só falta avisar para o outro importante nome do mesmo grupo, que desconfia dos planos do aliado de primeira hora, mas não arreda o pé, literalmente, da disputa eleitoral. 


Corpo e alma

O ex-vereador Paulo Roberto da Iluminação confirmou à coluna que será o novo secretário do Agronegócio de Teresina, entrando de vez na gestão de Dr.Pessoa. Paulo Roberto foi um nome capital na gestão de Elmano Férrer, ganhando protagonismo após deixar a prefeitura de Monsenhor Gil e gerindo a Saad Sudeste na época, o que o tarimbou para conseguir uma vaga na Câmara de Teresina.


Não é pra tanto

Perguntado se também iria se filiar ao Republicanos, Paulo Roberto da Iluminação disse que não é bem assim, calma: “Vou para um partido pequeno”, avisou ele, que deve se filiar ao Patriota, segunda sigla que está sendo costurada para a base de apoio de Dr.Pessoa. Desnecessário frisar que a briga para saber os critérios de quem fica na chapa maior e na menor rende um novo capítulo.


Como se diferenciar

Como se diferenciar na política (e na vida, por que não)? Sendo o primeiro a chegar. É preciso encontrar um espaço na mente do eleitor e fincar as garras lá. Para desenhar: quem foi o primeiro homem a pisar na lua? Neil Armstrong. E o segundo? Realmente, você não lembra. Quem chega primeiro, dificilmente será desalojado. Então é preciso ocupar um espaço único, e não dar motivos para ser expulso desse lugar. “A corrida nem sempre é para o mais rápido, nem a batalha para o mais forte”, diz Damon Runyan, “mas é assim que se aposta”.


Os cabeças

A arte da negociação política é para poucos. É preciso obstinação e pragmatismo, além de faro para achar limões e fazer deles rentáveis limonadas. Nas (pré)campanhas, é fato que alguns (pré) candidatos possuem seus articuladores do lado: com Franzé Silva, Evaldo Gomes, com o governador Rafael Fonteles, na estratégia municipal está Washington Bonfim.


Unha e carne

A coluna perguntou ao deputado Dr.Vinícius a respeito do nome que marcha com ele na articulação política. Vinícius respondeu: “O povo”. A coluna insistiu, mas o petista manteve a resposta e disse que ele mesmo coordena suas agendas. A coluna não pode deixar de notar que o Karnak tem sido capital para o trabalho de viabilização do nome de Dr. Vinícius, tanto que são comuns registros do petista com Rafael Fonteles em agendas. Na imagem de quarta-feita, Vinícius com Rafael em Campo Maior, na inauguração da UTI do hospital regional da cidade.


Tá mais perto do que longe

Deve acontecer na terça-feira a definição por parte do prefeito Dr.Pessoa a respeito do nome que vai ocupar a Saad Sudeste 2. Por via das dúvidas, vereadores Markim Costa e Alan Brandão devem indicar o secretário executivo da Saad Sudeste 1, ocupada por Vani Queiroz, esposa do vereador Roberval Queiroz.


Casa de apostas

O fato da Saad Sudeste 1 ser indicada primeiro, não quer dizer que ela será a maior, é verdade. Se a menor ficar com Markim e Alan, vai ter chiadeira. O prefeito não deu pistas de quem fica com que responsabilidade na divisão dos espaços - das forças.


Vira o disco

Em entrevista à coluna, o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), disse lamentar a disputa pelos “firministas”, ou seja, quem tem ao seu lado mais nomes ligados ao ex-prefeito Firmino Filho. "Triste isso, ninguém é dono do Firmino, gente, o Firmino deixou um legado para a cidade, que é de todos nós, sobre administração da coisa pública", frisou Júlio, que já disse ser "impossível" escolher o candidato da oposição antes de agosto: "Temos três fortes nomes, o Sílvio, a Bárbara e o Elmano. A gente ainda vai fazer muita agenda e pular muita fogueira antes desse anúncio".


Discreta e superavitária

Com a Arsete cuidando do lixo municipal (atribuição que sempre foi da Semduh), fonte que entende dos meandros das coisas públicas, lembra que a Arsete é discretíssima, mas um lugar superavitário. “Todo mundo que a Arsete regula, paga um percentual de lucro para ela, que é a agência reguladora dos serviços. Agora, a tendência é ser mais legalista com as concessões”.


Epicentro

À parte a movimentação de Markim Costa na Saad Sudeste, o indicado pelo vereador, Iran Felinto, segue se movimentando também na Semdec. Prova disso foi reunião essa semana com os cabeças da PMT com o intuito encontrar maneiras de desburocratizar a atração de investimentos na cidade. A ideia é criar a ADE, uma agência de atração de investimentos em formato de SA para ser vitrine na área e fomento. Outra proposta é o lançamento do 1° podcast público do estado, gratuito para jovens. A área tem potencial de ser pauta positiva na gestão.


Bê-a-bá da política

A oposição terá um candidato, o Palácio da Cidade também, e o Governo do Estado? “Para o Rafael ter chance com o candidato dele, tem que ser um só e o grupo não pode ser rachado”, acredita um dos pré-candidatos da base aliada com quem a coluna conversou. Em 2020, a base fragmentou das candidaturas: Dr. Pessoa, Fábio Novo e Fábio Abreu. Era, inclusive, o que defendia o senador e então governador Wellington Dias. O que fazer em 2024? Unidade obtida à fórceps ou debandada?


Simples assim

“A verdade é que na base, todos dependem do Rafael, e ele está dando armas para todo mundo. Mas ninguém sabe o que ele quer mesmo, uma esfinge”, resumiu um observador da política. Veja-se o caso de Washington Bonfim, secretário de Planejamento, que cuida do Orçamento Participativo. Estaria Bonfim, tendo também “armas” para se viabilizar candidato ou apenas estreitando laços, em especial com as antigas lideranças populares, para ajudar na candidatura da base no futuro?


Foto do dia

Teresina é uma cidade que precisa olhar mais para seus animais (isso não exclui olhar para as pessoas, favor se ater à interpretação de texto). Assim sendo, é de se destacar o anúncio do primeiro castramóvel da capital, que consiste em uma espécie de van que circulará na cidade fazendo castrações gratuitas. O lançamento oficial é no dia 05. No registro, a vereadora Thanandra Sarapatinhas fazendo a vistoria no veículo, obtido através de um pedido dela executado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), de Daniel Oliveira e, claro, com o aval de Rafael Fonteles.


Para ler, ver e ouvir

A colunista reclama de tempo, mas arrumou 2h horas para ver o filme Air: Por Trás do Logo (Air, no original), disponível no Prime Video. O filme é dirigido por Ben Affleck e tem Matt Damon e Viola Davis no elenco, o que já é indício de coisa boa. Conta a história de como o ainda desconhecido Michael Jordan e a Nike, que não era nem de longe essa gigante de hoje, se uniram para criar a rentável marca Air Jordan. Tem aulas de marketing, tem ritmo e, acima de tudo, tem o destaque para a mãe de Jordan, que fez a aposta alta e certeira no filho.


A frase para pensar 

“O homem. Chute-o. Ele o perdoará. Bajule-o. Talvez ele perceba suas verdadeiras intenções (talvez não). Mas ignore-o, e ele o odiará.— Idries Shah (1924-1996, escritor indiano, mestre da tradição sufi).

Colunas anteriores