Cidadeverde.com

Coluna 17/05/23

 

Dr. Pessoa responde Rafael: “Não aceito administração paralela em Teresina”

Quem não gostou nada, nada, da reunião de Rafael Fonteles com os vereadores de Teresina na última segunda-feira a noite foi o prefeito Dr.Pessoa. Com a palavra, o prefeito: “O prefeito observou a reunião, não foi uma reunião administrativa, foi uma reunião política. Poderes são independentes, mas devem andar harmônicos. Eu não irei aceitar uma administração paralela do governo do estado em Teresina”, afirmou Dr.Pessoa em mensagem à coluna. Recado dado.


Senta que lá vem história

O prefeito de Teresina já votou em Jair Bolsonaro em 2018. Ficou neutro no primeiro turno de 2022 e apoiou Lula no segundo turno, dividindo palanque com Rafael. Dessa forma, com críticas em crescente ao PT, ele retorna a uma posição que já ocupou no passado. Mais do que isso, para observadores atentos dos movimentos políticos, o gesto demarca a atual configuração de forças no xadrez de Teresina: Rafael Fonteles e sua base aliada de um lado, os vereadores jogando no meio e os grupos de Dr.Pessoa, assim como de Ciro Nogueira, do outro. Cristalino.


Sem lógica

Fonte próxima à deputada Bárbara do Firmino, negou à coluna qualquer possibilidade de que ela possa ser candidata ou compor de alguma forma com a base aliada de Rafael Fonteles: “É só especulação mesmo, é impossível a Bárbara ser candidata a qualquer coisa por outro lado, não tem janela partidária que permita”, pontua o interlocutor.


CDF

Bárbara tem aumentado as caminhadas e visitas e se preparado com cursos e estudos sobre Políticas Públicas. Carregar o sobrenome de Firmino tem seus ônus e bônus e a deputada busca estar à altura das associações com o pai, que era economista, com mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, auditor fiscal do Tribunal de Contas União e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí.


A nova fase de Dr. Vinícius

Deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, o deputado Dr. Vinícius tem uma missão para as próximas semanas: intensificar a agenda na capital. E é isso que ele tem feito, como se nota por sua presença constante em diversas agendas do Governo estadual. De segunda a sexta, ele foca em compromissos em Teresina, voltando aos locais onde foi votado e fazendo uma prestação de contas do mandato. No final de semana, trabalho no interior.


A diferença 

A grande questão, que diferencia Vinícius de Franzé Silva e Fábio Novo, seus adversários no PT, é que o médico e ex-diretor do Hospital Infantil é menos conhecido do eleitorado da capital, afinal, este é seu primeiro mandato. Esse, porém, não é um defeito, por sinal. Os defensores da candidatura de Vinícius argumentam que os adversários atingiram o teto máximo, ou seja, o eleitor conhece e não vota, enquanto Vinícius, tende a conquistar o eleitorado que passa a conhecê-lo melhor. O foco, portanto, é torná-lo mais conhecido. Há tempo, já que a base não deve escolher nenhum nome até o final do ano.


Mapa do tesouro

Chama a atenção de quem acompanha os bastidores, o fato de que o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, não planeja só as políticas públicas da gestão Rafael Fonteles. É ele quem atua com discrição nos bastidores, com o conhecimento acumulado por anos ao lado de Firmino Filho, tem um mapa de lideranças e de como fazer campanha em Teresina. O elo de Bonfim com as lideranças que já o conheciam da gestão Firmino segue reforçado com o cacife do Karnak.


Anote

Para os entendidos de eleição – a coluna é só a mensageira - o perfil ideal de candidato ancora-se na imagem de um político técnico, empático e que possa responder com velocidade os problemas da cidade com soluções inovadoras. Ou seja, os arquétipos do sábio e do governante, são os principais. Essa é a promessa da campanha, cabendo a cada um fazer as associações desse perfil na cabeça do eleitor. Tarefa difícil, mas diferente dos filmes do Tom Cruise, possível.


A mão e a luva

Posicionamento é repetição. É ponto de chegada, que deve partir daquilo que o pretenso candidato deseja passar ao eleitorado. Se o problema for inflação e o candidato da vez tiver histórico de ser reconhecido como alguém hábil para resolver problemas econômicos, já é 50% do caminho andado – e o resto é o imponderável da política (vide FHC, ex-ministro da Fazenda e pai do Plano Real em 1994 contra Lula). Qualquer um que disputa uma campanha sem depender apenas de estrutura, precisa levar isso em conta: problema, solução e repetição.


Herdeiro político

As intensas movimentações de Júlio César Filho têm chamado atenção no mundo político. Ele é visto como nome para sucessor o pai, deputado federal Júlio César, na eleição de 2026. Na chapa para a Câmara Federal mesmo.


Queremos reajuste

Uma comissão de psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais tem demandado a adequação do plano de salário e carreira desse grupo de profissionais, servidores do município. O vereador Venâncio Cardoso se comprometeu a intermediar a solução: “Enquanto vereador que tem como pautas principais o esporte, a pessoa idosa e a saúde mental, e que vê diariamente o resultado de investimento nessas áreas, vejo essa demanda como sendo de grande importância para toda Teresina”, frisou Venâncio.


Utilidade

Vagas para estacionar, especialmente no complexo judicial entre o TRE-PI, TJ-PI, OAB-PI e Alepi, são alvos de reclamações constantes. Os advogados agora podem estacionar no Centro de Convenções de Teresina. O espaço conta com 50 vagas. O presidente da Caapi, Talmy Tércio, destaca que o local garante um acesso rápido e prático para a advocacia. “O estacionamento proporciona uma maior comodidade na hora de realizar as reuniões com os clientes, despachar o processo junto ao fórum e dentre outros afazeres”, pontuou.


Foto do dia 

Os cargos federais estão saindo a conta-gotas. Mas estão saindo. Quem está feliz essa semana é o indicado do deputado federal Jadyel Alencar, o professor Alípio Paiva, que assumiu o cargo de Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Piauí. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 16. Alípio, que foi superintendente da Saad Sul, adiantou que pretende liderar o plano de aquicultura sustentável com responsabilidade de preservação do meio ambiente. 


A frase para pensar

“Os homens estão mais dispostos a retribuir uma injúria do que um benefício, porque a gratidão é um fardo, a vingança, um prazer”, Tácito, (C.56.117, historiador e senador romano).

 

 

Colunas anteriores