Cidadeverde.com

Coluna 02/05/23

A lista com as chapas de vereadores do Palácio da Cidade

A coluna obteve lista guardada a sete chaves, com a possível composição das chapas proporcionais para a Câmara de Teresina entre os nomes que disputarão sob o guarda-chuva da Prefeitura. São duas chapas e algumas incógnitas.


Chapa dos Fortes

A primeira chapa, obviamente, é do Republicanos, sigla do prefeito Dr.Pessoa. Nela, entram os “fortes”, coisa de cinco mil votos estimados, cada: super-secretários, vereadores bem votados ou que tendem a aumentar a votação pelos superlativos espaços que ocupam na PMT. Chapa pesada.


Chapa dos De Boa

A segunda chapa, para quebrar as expectativas, não é nada óbvia porque ainda não se sabe qual partido abrigará os vereadores, suplentes e lideranças de potencial médio de votos dentro do Palácio da Cidade. Como a coluna adiantou, as siglas podem ser Democracia Cristã ou o PMN e alguns sonham até com o PSB.


Formação de chapas da base aliada de Dr.Pessoa: 

Republicanos:

Vereadores - 

Levino de Jesus

Thanandra Sarapatinhas

Neto Angelim 

Luís André 

Renato Berger 

Valdemir Virgino

Secretários:

James Guerra -Semduh 

Saad Sul - Juca Alves ou filho de Jeová Alencar

Alan Cavalcante -Semcasp

Indicado da primeira-dama Samara Conceição* nome a ser definido

10 nomes “fortes”. Com mais de 40 mil votos, podem eleger 4 vereadores e chegar a cinco.

Chapa 2, média, sem partido definido:

Bruno Vilarinho

Alan Brandão 

Polyana Rocha

Roncallinho - Saad Centro 

Carlos Ribeiro 

Markim Costa

Roberval Queiroz

Reinaldo Ximenes - Secretaria de Educação

Indicado da Eturb *nome a ser definido

Pedro Fernandes 

Anamelka Cadena 

R. Silva 

Karla Berger 

Graça Amorim 

Enio Portela 

Aline - Semcasp 

Zé Filho * 

Joninha *

Obtendo mais 20 nomes com potencial de 10 mil votos, é possível eleger 4 vereadores. 


Prevenir é melhor 

Que a segurança pública é uma importante bandeira do Governo Rafael Fonteles, isso é de domínio público. A novidade são as estratégias, ofensivas e preventivas na área. Na parte da prevenção, sabe-se no Governo que pequenos furtos e assaltos são feitos em 85% dos casos por usuários de drogas em Teresina. Dessa forma, nada mais lógico do que buscar atender e oferecer alternativas para tirar os dependentes das ruas. É aí que entra o trabalho da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol-PI), comandada pelo suplente de deputado estadual Tiago Vasconcelos, que realizou no domingo (30) a 1° edição do Programa “Acolher Tá ON. A pasta foi fortalecida, a propósito.


Já funcionou

A primeira edição foi realizada na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina. A Cendfol fez orientações sobre o malefício das drogas, saúde bucal, verificação de pressão arterial e glicemia, preenchimento de formulários para a aquisição de documentos de identificação e consultorias jurídicas, distribuição de kits higiênicos e almoço para mais de 150 pessoas. A SSP emitiu RGs. Nessa primeira ação, alguns usuários já se apresentaram espontaneamente em busca de auxílio para deixar as ruas. O balanço foi comemorado no Governo.


Ajuda dos universitários 

Na pré-campanha, é hora de propostas ou de emoção? A coluna ousa apostar na segunda (sem detrimento da importância da primeira, no momento certo). Se fazer conhecido, levar uma mensagem e condensar toda a sua plataforma em uma única ideia. Como Lula em 2002, com o slogan “A esperança vence o medo” ou Getúlio Vargas com o bordão hoje politicamente incorreto: “Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar/o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar”. Qual é a ideia a ser defendida então? Bom, essa é a pergunta do milhão.


A partir de hoje, felicidade

“Para quem procura o amor das multidões, é melhor que não diga ‘Quando estiver no poder, os funcionários receberão tanto, os abonos familiares aumentarão de tanto, etc’, mas, de preferência: ‘Todo o mundo será feliz’”. A máxima é do livro “A Propaganda Política”, de Jean-Marie Domenach (livro antiguíssimo, esgotado).


Foto do Dia

Depois do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, é a vez do vereador Vinicio Ferreira, do PSD, visitar o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, em São Paulo, para discutir as estratégias políticas das eleições de 2024. Kassab é uma referência na conciliação política, dialoga com todos e antecipa-se aos fatos. Com a missão de ampliar a bancada na Câmara e também articular um protagonismo do partido na disputa da Prefeitura de Teresina, Vinicio Ferreira assume o comando do PSD na capital na próxima semana. O vereador tem sido uma peça importante no tabuleiro do PSD.


A frase para pensar

Deus deve amar os homens medíocres. Fez muito deles”, Abraham Lincoln (1809-1865), ex-presidente dos Estados Unidos.

Colunas anteriores