Cidadeverde.com

Coluna 04/04/23

Novo nome para a FMS

Já faz um tempo que circula nos bastidores a possibilidade de mudanças na Fundação Municipal de Saúde, mas a coluna foi atrás e descobriu o nome de quem pode assumir o lugar da enfermeira Clara Leal: é o psicólogo Eduardo Moita. Ele aguarda o ok do prefeito Dr.Pessoa.


Indicação de quem?

Eduardo Moita foi presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí e é mestre em Saúde Coletiva pela Unifor. Ele seria uma sugestão de parte dos médicos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), sendo ligado a associações de classe médica e conselhos, segundo apurou a coluna. Clara Leal ainda é interina na função e já declarou publicamente que não pretende permanecer por muito tempo. Ela deve, no entanto, ficar na gestão, só que cuidando da atenção básica.


Papo bom

A visita de cortesia dos vereadores de Teresina ao governador em exercício, Themístocles Sampaio, foi mesmo de cortesia, como um gesto a Themístocles, que sempre busca deixar as portas de seu gabinete na vice-governadoria aberto aos parlamentares, independente do partido. Mas, teve aquela pitada de política, é inevitável.


Sentimento

A coluna conversou com três vereadores presentes no encontro, que revelaram terem sentido do vice-governador a percepção de que ele marchará junto com Rafael Fonteles no pleito em Teresina. Themístocles, segundo esses interlocutores, acredita que a união da base em uma candidatura única, do lado de Rafael, é a chave para o sucesso eleitoral na capital. A respostas sobre qual será o nome a encabeçar essa chapa majoritária, fica para uma próxima visita de cortesia.


Clima estranho

Pegou mal a troca de farpas – para dizer o mínimo – entre Fábio Novo e Franzé Silva. Os adversários devem estar comemorando a disputa pública entre os petistas. Fábio Novo diz que Franzé não está cumprindo o acordo com ele (Novo apoiou Franzé para a presidência da Alepi e Franzé se comprometeu a apoiar Novo para a prefeitura de Teresina). Já Franzé disse que Fábio deveria “chorar menos”. 


Aliado ou hater

Para um político da base ouvido pela coluna, o Palácio de Karnak precisa agir e demonstrar pulso para controlar a narrativa do lado dos próprios aliados. Afinal, se um político do grupo é “desleal” e o outro é “chorão”, os concorrentes nem precisam armar munição, o serviço já foi feito pelo fogo amigo.


O tempo

Agora que a lista tríplice para o Quinto Constitucional saiu no TJ-PI, é tempo de fazer análises. Figuras do mundo jurídico apontam surpresa com a ausência dos nomes de Wildson Oliveira e Einstein Sepúlveda, muito ligados ao PT. O fato da escolha do TJ-PI ter ocorrido na ausência de Rafael Fonteles no estado, também foi considerado como fora da curva. Listas com os novos favoritos e os motivos para tal já rondam ativamente, mas em nada devem influenciar a escolha de Rafael.


Foto do dia

Registro de reunião da primeira CPI do ano na Assembleia Legislativa: a CPI da Equatorial. Presidida pelo deputado  estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) e relatada pelo deputado Nerinho, a CPI agora vai convocar a direção, bem como da presidência dos Sindicatos dos Urbanitários, que representa os servidores da Equatorial. "Pretendemos ouvir a direção, os principais representantes da Equatorial, os servidores, através do sindicato e, claro, a população que tem sofrido diariamente sem energia em diversos bairros de Teresina e em todo o Piauí", afirmou Evaldo Gomes.


 


A frase para pensar

“Prefiro elogios construtivos”, General Arthur da Costa e Silva (1899-1969), ex-presidente da República, quando confrontado com o argumento de que as críticas ao seu governo eram construtivas.

Colunas anteriores