Cidadeverde.com

Coluna 27/03/23

-Os seis candidatos em Teresina

Hoje, entendedores de política acreditam que os futuros candidatos dos maiores partidos para a disputa eleitoral em Teresina, são esses, além do incumbente, Dr.Pessoa. Algumas reflexões, sobre os cenários, a coluna deixa para o leitor concluir:

-Bárbara do Firmino com Sílvio Mendes ou Joel Rodrigues de vice.

-Franzé Silva, pelo PT, com um expoente do tucanato de vice.

-Marcos Aurélio Sampaio, unindo PSD e MDB.

-Enzo Samuel.

-Jeová Alencar* (se Enzo for candidato, Jeová não deve ser, e vice-versa).


A estratégia de Franzé

A coluna teve acesso ao conteúdo da reunião fechada do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, com lideranças e pré-candidatos a vereador da capital pelo PSB no último final de semana. Chamou atenção, no discurso de Franzé, três pontos:

- Franzé declara arrependimento no voto em Dr. Pessoa e costura um desenho de campanha que claramente visa refazer o modelo do ex-prefeito Firmino Filho: muitos partidos, uma dezena de chapas, fazendo um “exército de rua”, e trabalhando com métricas de coeficiente eleitoral.

-O presidente da Alepi se coloca como alguém de origem simples, que veio da periferia e do interior. Ele se distancia da imagem de político meramente “técnico”.

-Tem data para o trabalho ser intensificado: a partir de abril. 

-Todas as emendas e recursos disponíveis por Franzé deverão ser enviados para Teresina.


Te quero de volta

Se no Piauí, é impossível pensar em Ciro Nogueira e PT juntos, no plano nacional a história é diferente. Interlocutores do ex-ministro de Bolsonaro relatam que ele foi procurado na semana passada por dois petistas: o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, um dos principais articuladores do PT, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). As investidas, por mais improváveis que pareçam, são para levar Ciro de volta à base lulista.


Fala com eles por mim

Ciro Nogueira teria respondido a esses interlocutores que pode ajudar o governo em algumas pautas no Congresso, mas hoje fica na oposição. Ele continua ácido nas redes sociais contra o PT, é fato. O motivo para o Governo buscar atrair o ex-ministro para a base é um só: interlocução com um Congresso que é, essencialmente, conservador e cujo tamanho e fidelidade às pautas governistas ainda é uma incógnita.


Tic-tac

Não se sabe por quanto tempo ainda a ex-deputada federal Margarete Coelho ficará no cargo de diretoria nacional do Sebrae. Margarete é diretora de Administração e Finanças e foi nomeada no governo Bolsonaro. O Governo Lula tem feito movimentos para destituir a atual diretoria do Sebrae. Uma das reações foi da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, composta de 215 congressistas, que reclama da tentativa de interferência no órgão.


A lógica

A atual diretoria deve ficar de 2023 a 2026, se nada de novo acontecer até lá. Para entender a dimensão do problema: o Palácio do Planalto articulou reunião em 8 de março do Conselho Deliberativo Nacional da entidade, que acabou sendo cancelado porque não houve votos suficientes para trocar o comando da instituição. Mas a empreitada continua. A ideia é simples: bolsonaristas ou apoiadores do bolsonarismo devem dar espaço aos lulistas em instituições estratégicas ao Governo – caso do Sebrae.


Lotado

Os gabinetes da bancada federal do Piauí estarão lotados essa semana e deputados e senadores, que costumam ficar de terça a quinta-feira na capital federal, já estendem suas agendas para segunda até sexta. Motivo: pelo menos 300 prefeitos, vereadores e secretários piauienses marcam presença essa semana em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos. 


Queremos ser ouvidos

Os prefeitos querem ser ouvidos e incluídos na discussão de um novo pacto federativo. Com Lula ainda com pneumonia, o presidente não deve participar do evento, mas receber uma pequena comitiva de prefeitos no Palácio do Planalto essa semana. De maneira prática, o governo deve liberar R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para os municípios brasileiros – incluindo a oposição, que Lula não só deseja, como precisa ter para ampliar sua base de apoio.


A foto do dia

O registro do novo presidente estadual do PSB no Piauí, o segundo suplente de senador de Wellington Dias, José Amauri, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, na última semana em Brasília. Com a troca de comando do partido, fica claro que o PSB está agora, mais do que nunca, na base aliada do futuro candidato a prefeito de Teresina pelo PT (falta definir o nome). O PSB é um investimento da ala do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para lançar chapa competitiva de vereador e ajudar a propagar o nome de Franzé.


A frase para pensar

Em assuntos essenciais, o importante é ter estilo, não sinceridade”, Oscar Wilde (1854-1900), escritor irlandês.

Colunas anteriores