Cidadeverde.com

Coluna 23/03/23

Gessy na Saad Sudeste e Valdemir na Semjuv

Subiu no telhado (não se sabe até quando) a ida do vereador Roberval Queiroz para a Saad Sudeste. Ventos do Palácio da Cidade indicam que o nome da vez é o da ex-candidata a governadora e ex-secretária de Economia Solidária, Gessy Lima (ex-Fonseca) na pasta que será dividida em duas. Para completar a reforma administrativa na PMT, Valdemir Virgino deve mesmo ir para Secretaria de Juventude, abirndo vaga para a adesão da suplente Graça Amorim.


Nova secretária imediata

Para completar as mudanças, a advogada e vice-presidente da Caapi, Dalva Fernandes, é a nova secretária imediata do prefeito na vaga que foi oferecida e rejeitada por Odimirtes Neves, ex-secretária de Finanças. Dalva é nome de confiança de Talmy Tércio, presidente da Caapi e advogado do prefeito Dr. Pessoa desde muito tempo. Dalva também foi para a disputa na chapa do Republicanos de estadual e, como palavra dada deve ser empenhada e cumprida, agora o prefeito também retribui o esforço político da aliada em espaço privilegiado no Palácio.


Nome da vez na Sesapi

Nem Florentino Neto nem Merlong Solano. O nome da vez para a secretaria de Saúde é o de Francisco Costa, deputado federal do PT, apurou a coluna. No Palácio de Karnak, ninguém quer ouvir falar nessa história, porque a ideia é manter Antônio Luiz na pasta até que Dirceu Campelo assuma a Sesapi no próximo ano. Mas o PT pensa diferente, e defende o médico e ex-secretário da Sesapi, Francisco Costa, como a melhor saída para contemplar e honrar os acordos com o suplente de deputado federal e ex-governador Wilson Martins (PT).


Legado de Flora com Venâncio

Bola dentro. O presidente da Comissão de Legislação da CMT, Venâncio Cardoso, anunciou que foi criada por unanimidade uma Comissão permanente para tratar de pessoas com deficiência e acessibilidade. “Logo depois, tratamos na Prefeitura, da resolutividade nos convênios com a AMA, importante instituição que luta pela causa em Teresina; E no fim da tarde, nos reunimos ainda com a SEDUC para discutir capacitação na rede estadual de ensino. O resultado é uma Teresina cada vez mais inclusiva para quem precisa”, argumentou Venâncio, que tem se notabilizado pela defesa de pautas que também são caras à ex-deputada Flora Izabel, como o apoio às minorias.


Querem tomar 

O atual comando do PSDB no Piauí está se movimentando para tentar manter a sigla sob comando de Luciano Nunes, Fernando Said e parte dos nomes ligados ao ex-prefeito Firmino Filho. A tentativa – que incluiu a ida de Luciano Nunes a Brasília na quarta-feira – é uma resposta a grupos que também trabalham por cima e esperam dirigir o partido em 2024 em Teresina. Em disputa: o legado do número 45.


Vamos lutar até o fim

“PSDB raiz lutando pelo partido”, resumiu um tucano histórico, à coluna, ao ser questionado sobre a motivação do encontro de Luciano Nunes com o governador do Rio Grande do Sul, o tucano mais expressivo do partido hoje, Eduardo Leite. “Estão tentando a nível nacional tirar o partido da gente, então fomos à luta”, completou. 


Quem? Quem? Quem?

A coluna fez então a próxima pergunta óbvia: “Quem quer tirar o PSDB do atual grupo?”. “Não sei, talvez Sílvio (Mendes)”, especulou a fonte, em reserva. “O Sílvio pode até vir  nós só não queremos ser mais puxadinho de ninguém. Em Teresina a história é outra. Não pode acontecer de novo o que aconteceu na eleição de 2022. Forças externas inviabilizaram totalmente o PSDB”.


Evaldo na linha de frente de CPI 

A Assembleia Legislativa do Piauí pode abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) após acumular o recebimento de queixas  da população a respeito da falta energia recorrente na capital, em especial no período chuvoso. “Destacamos a necessidade de um encontro com a direção da Equatorial Piauí para debatermos este problema que tem prejudicado bastante a população”, frisou o vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes, que tem ido para a linha de frente reforçar o pedido de Henrique Pires para a criação da CPI. “Os pequenos comerciantes e usuários vêm sofrendo na pele a falta de energia”, criticou Gomes.


Foto do dia

Posse da nova executiva municipal de Teresina do Solidariedade, com destaque para a lista de nomes que deve disputar pela chapa proporcional da sigla em 2024 em Teresina. O SDD quer eleger três vereadores, com Fernanda Gomes sendo a puxadora de votos. O assunto federação é inevitável, mas a chapa está mais tranquila com a perspectiva de que a união com o PDT e o PSB só aconteça em 2026. Destaque para os ex-petistas que integram o partido a partir de agora, entre eles, o professor Wilson Oliveira. Ex-petista raiz, avisa que marcha com o SDD de Gomes, mas defende Fábio Novo para prefeito de Teresina pelo PT.


A frase para pensar

Fazer salsicha não é bonito, presidente”, Rahm Emanuel (1959-), ex-chefe de gabinete de Barack Obama, explicando-lhe por que dar plena transparência às negociações políticas acerca de seu plano para a saúde não seria boa ideia, dada a quantidade de concessões que seriam feitas no varejo político.

 

Colunas anteriores