Cidadeverde.com

Coluna 28/02/23

Estilo Lula

Nem Fernando Haddad nem Gleisi Hoffman: prevaleceu o estilo Lula. Para quem não lembra, Lula afinou o estilo consagrado nos dois primeiros mandatos e refinado após décadas nas negociações do movimento sindical. O presidente deixa os aliados disputarem poder e no final, decide (em geral, somando versões das propostas em disputa). Foi o que fez a respeito da tributação sobre a gasolina e o etanol, ao contemplar a defesa do Ministério da Fazenda, de arrecadar R$ 28 bilhões até o final do ano, assim como os pedidos da ala política, que deseja uma volta gradual da cobrança de PIS e Cofins.


Meio

Temos mais um capítulo da novela “técnica” x “política”. Para quem defende uma decisão “eminentemente técnica” sobre o tema da desoneração de combustíveis, lamentamos informar que não é possível no ano da graça de 2023. A título de justificativa, a coluna resgata argumentação do livro “A democracia equilibrista”, de Pedro Abramovay e Gabriela Lotta: a primazia da técnica sobre a política, distorce o processo democrático. E quando a política desconsidera questões técnicas, também interdita o debate. O caminho virtuoso é o do meio.


Influência

O vice-prefeito Robert Rios está oficialmente fora da gestão da PMT. Rompido, para ser mais exato. Na prática, tem dois nomes ligados a ele em importantes cargos da gestão: Odimirtes Neves, agora como secretária imediata no lugar de Andréia Pessoa (despachando, portanto, diariamente com o prefeito) e James Guerra na secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Semduh.


Como fica Jeová

Não é de hoje que circula no Palácio da Cidade a possibilidade de que o deputado estadual e atual superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, assuma a secretaria municipal de Governo no lugar de Michel Saldanha. Michel tem a confiança do prefeito, mas o cargo é eminentemente de articulação política, argumentam defensores da ideia.


O que impede

Na prática, Jeová fez esse papel de modo informal por muito tempo, em especial quando era presidente da Câmara, função distinta da que Enzo Samuel desempenha. Comparado a Jeová, Enzo tem menor ligação com a PMT (tendo em vista o projeto de de disputar a prefeitura de Teresina). O impasse: o deputado do Republicanos não abre mão da indicação na Saad Sul. Portanto, o prefeito teria que ceder dois espaços para Jeová Alencar. Há quem advogue contra.


Chapa azul

A coluna segue apurando as prováveis composições das chapas de vereadores de Teresina. Um dos principais grupos políticos, o Progressistas, já tem trabalho intenso nos bastidores. O presidente municipal, Aluísio Sampaio, revelou à coluna que o foco é diversificar os perfis e apresentar representantes disputando por diversos segmentos sociais da população.


Março a março

“Estamos crescendo nos movimentos sociais e cada movimento deve ter um representante. Estamos estimulando as lideranças dos nossos sete deputados estaduais e pessoas de fora do partido, que mantemos certa reserva. O ano para a gente começou hoje. Vamos trabalhar de março a março”, disse Aluísio Sampaio à coluna.

Nomes cotados para chapa de vereador do Progressistas em Teresina:

Aluísio Sampaio (vereador)

Victor Linhares (suplente de vereador)

R.Silva

Mariazinha (liderança)

Wilson Gomes


Tem que se alinhar

Agora, as apostas no Progressistas se lançam em especial para a manutenção do mandato de Aluísio e a composição de uma bancada que seja efetivamente alinhada com o partido, já que os vereadores eleitos pela legenda, como Valdemir Virgino e Neto do Angelim, nunca integraram ideologicamente os quadros do Progressistas. O PP deseja eleger uma bancada que não se desfilie assim que possível e que siga as diretrizes do grupo.


Victor e Ciro

Nesse sentido, a novidade da chapa do Progressistas é o empresário e defensor da causa animal Victor Linhares, que teve 3426 votos na primeira vez que disputou o cargo de vereador, em 2020. A expressiva votação foi maior até do que a de muitos vereadores eleitos, mas por conta da chapa, Victor não foi eleito. Linhares circula bem em Brasília e é próximo do senador Ciro Nogueira, que deve apoia-lo – o que já é um reforço importante. 


Recall

O ex-candidato a prefeito de Teresina, Kleber Montezuma, deve disputar as eleições municipais de 24. O cargo, vereador. O partido: em avaliação. Um dos convites recebidos foi o de Gustavo Henrique, que comanda o Patriota no estado, agora chamado de “Mais Brasil” após a fusão com o PTB. Kléber tem um recall relevante da eleição em que disputou contra Dr.Pessoa em 2020.


Padrão Wall

“A qualidade e presteza dos serviços públicos decaíram sensivelmente. Isso impacta na qualidade de vida das pessoas. Foi isso, preliminarmente, a conversa se direcionou à imperiosa necessidade de a cidade voltar a ter gestão com padrão semelhante às de Wall Ferraz, Sílvio Mendes e Firmino Filho. Claro que evoluindo e sendo capaz enfrentar e reconstruir os serviços públicos que estão à deriva. A conversa foi esperançosa, mas ficou em aberto e outras poderão ocorrer”, explicou Kléber Montezuma à coluna, sobre a conversa com Gustavo Henrique.


Niver

O ministro Wellington Dias comemora aniversário no domingo, dia 5 de março, reunindo amigos e juntando recursos para uma entidade beneficente. Neste ano, a escolhida é a *ABESPA - Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, mantenedora da Pastoral do Povo de Rua*, sob o comando do padre João Paulo. A entidade ajuda na promoção da dignidade da pessoa em situação de rua, bem como na qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho. A ajuda pode ser feita no *PIX 10.762.866.0001-93* (CNPJ). 


Foto do dia

"Cadê o nosso querido Zé Gotinha?": O ponto alto da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (27), na cidade do Guará, no Distrito Federal, durante o lançamento da campanha nacional de vacinação, foi o momento em que recebeu a quinta dose de Covid do médico vice-presidente, Geraldo Alckmin. Lula brincou, fez careta, recebeu gritos entusiasmados dos apoiadores e deu recados em tom comparativo com Jair Bolsonaro, o ex-presidente que criticava publicamente a vacina. Em política, tudo são símbolos. E discursos controem universos de narrativas que, por sua vez, estruturam o mundo.


A frase para pensar

 Todos os caminhos da ação são arriscados, então a prudência não está em evitar o perigo (o que é impossível), mas em calcular o risco e agir decisivamente. Cometa erros de ambição, e não erros de preguiça. Desenvolva a força para fazer coisas forte, não força para sofrer”, Nicolau Maquiavel, O Príncipe.

 

Colunas anteriores