Cidadeverde.com

Coluna 24/02/23

Lista dos cargos federais do Piauí, atualizada

A coluna traz a lista mais atualizada (possível) dos cargos federais no Piauí. Estes, como de praxe, só devem ser nomeados efetivamente em abril. Até lá, há tempo para mudanças e conversas entre os que almejam o mesmo espaço. É o caso, por exemplo, dos deputados Francisco Costa e Marcos Aurélio Sampaio, com interesse no Incra. Hoje, a tendência é que Marcos Aurélio fique com a indicação.


Jadyel sobre PRF

Já na Polícia Rodoviária Federal, o deputado federal Jadyel Alencar negou à coluna a informação de que faria a indicação do superintendente. Hoje, a nomeação seria da alçada de Wellington Dias. No passado, já foi de Fábio Abreu.


Outro patamar

Um órgão até então pouco disputado é a superintendência da Caixa Econômica Federal. Com a reativação e priorização pelo Governo Federal do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”, a tendência é que a superintendência ganhe outra força no estado. Esse espaço já chegou a ser indicado pelo deputado federal falecido Assis Carvalho, do PT, partido que tem presença no movimento sindical bancário e tende a fazer a indicação.


Cargos federais Piauí:

 

Definidos:

 

-Codevasf: Marcelo Castro 

 

-DNIT: Wellington Dias

 

Em disputa:

 

-Funasa: Florentino Veras 

 

-Dnocs: Júlio César 

 

-INSS: Flávio Nogueira 

 

-Conab: Merlong Solano 

 

-DNPM: Castro Neto 

 

-Incra: Marcos Aurélio Sampaio 

 

-Polícia Rodoviária Federal: Wellington Dias

 

-Secretaria do Patrimônio da União: Jadyel Alencar 

 

-Superintendência do Ministério da Pesca e Agricultura: em aberto 

 

-Caixa Econômica: em aberto 


Retorno

Registro do deputado federal Francisco Costa na Câmara de Teresina com o presidente, Enzo Samuel, e vereadores como Joaquim Caldas, Pollyana Rocha e Venâncio Cardoso. Na pauta, recursos para Teresina. Os novos deputados eleitos não possuem emendas, já que o Orçamento da União é feito com a legislatura anterior. No entanto, acordo entre Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e o presidente Lula, acertou recursos alternativos nos ministérios para os deputados recém-empossados. Os vereadores esperam fortalecer parcerias com seus deputados federais, tendo o retorno dos apoios que deram a eles em 2022.


Testes

Enzo Samuel votou em Francisco Costa na eleição passada. Francisco foi apoiado ainda pelo deputado estadual Dr. Vinícius. Ambos, Enzo e Vinícius, pré-candidatos a prefeito de Teresina. Costa pode contribuir para fazer a ponte futura de uma filiação de Enzo Samuel ao PT. Futura porque o governador Rafael Fonteles não tem pressa: vai testar os nomes orgânicos do PT e fazer muita pesquisa quanti e qualitativa até o final do ano.


Exonerada

A coluna não acompanha novelas, mas é assídua no Diário Oficial do Município, onde localiza-se a exoneração de Andréia Nádia Lima de Sousa Pessoa, secretária imediata do prefeito Dr.Pessoa e também esposa do ex-superintendente da Strans, Cláudio Pessoa. 


Outros motivos

Andréia era vista como nome forte no Palácio da Cidade. Questionadas, fontes da PMT informam à coluna que a saída foi motivada por razões pessoais, já que Andréia é professora da Uespi em Piripiri.


Bola rolando

Como se sabe, a violência é um problema multifatorial, resolvido não apenas com repressão, mas também com opções diversas de lazer, esporte e educação. Quem concorda com essa premissa são os secretários estaduais Chico Lucas e Josiene Campelo. Após reunião realizada na última quinta-feira (23), as secretarias estaduais de Esportes e de Segurança Pública definiram que atuarão em conjunto para realizarem projetos e políticas de inclusão social. Presente à reunião, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), informou que os secretários levarão estes projetos não apenas para os bairros de Teresina, mas também para os demais municípios do estado. Rafael Fonteles tem incentivando a parceria entre secretarias.


Foto do dia 

Haja vista a incipiente, mas progressiva adesão às candidaturas de pessoas trans no Brasil, o PT de Teresina também aposta num novo rosto que levanta a bandeira da causa LGBTQI+: a assistente social Joseane Borges. Filiada ao partido, ela deve disputar uma cadeira de vereadora da capital e, segundo fontes do PT, poderia também ter o apoio do governador Rafael Fonteles, que é simpático às causas inclusivas. 


A frase para pensar

“Quando se começa a duvidar de uma pessoa, já não há a menor dúvida”, Millor Fernandes (1923-2012), humorista. 

Colunas anteriores