Cidadeverde.com

Coluna 03/02/23

Olavo candidato a estadual em dobradinha com Merlong

Olavo Rebelo, ex-conselheiro do TCE-PI, ainda não assume, mas seus amigos da região Norte (leia-se Parnaíba, Joaquim Pires, Esperantina, Batalha e outras cidades do Norte) e de Teresina garantem que ele será candidato a deputado estadual. Sendo ou não diretor do BNB (a propósito, em breve sairá a decisão em Brasília a este respeito), Rebelo disputará a cadeira no parlamento estadual e faria, inclusive, dobradinha com o deputado federal Merlong Solano. Em 2024, votará em Venâncio Cardoso, filho de sua grande amiga Flora Isabel, para vereador. A propósito: foi na vaga de Olavo que a conselheira Rejane Dias foi eleita para o TCE-PI.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Aliança Pessoa e PT por um fio

Uma noite em política equivale a um século. Vários são os motivos para que não prospere hoje a participação do PT na gestão de Dr.Pessoa. - aliança essa que até ontem era dada como certa. A coluna ouviu fonte do PT e do Palácio da Cidade e elenca as pedras no caminho:

1) Petistas graduados (o deputado estadual Fábio Novo, os deputados federais Merlong Solano e Florentino Neto, para citar alguns) aumentaram o tom nos últimos três dias contra a gestão de Dr.Pessoa, chamando-a de “desastrosa”. O prefeito não gostou e não aceitará um acordo político para ser criticado pelos próprios aliados, relatou fonte palaciana.

2) O vereador Dudu, ouvido pela coluna, minimizou, mas também provocou: “Quem está esperando unanimidade do PT, vai se frustrar. O PT não tem unanimidade nem com ele mesmo. O PT já deliberou apoio administrativo à gestão, agora cabe ao Dr.Pessoa dar o segundo passo”.

3) No PT, ainda precisam ser dirimidos os conflitos internos. Segundo Dudu, a vereadora Elzuila Calisto queria assumir a Saad Sul, mas foi vetada: “Se fosse o critério do vereador mais votado, iria o Deolindo Moura e depois eu, ela vem por último. Decidimos que será um companheiro da Executiva municipal, porque se um vereador assumir, o suplente é o Décio Solano. O PT tem ética, não faria isso”.

4) O respeito às instâncias do PT tem sido cavalo de batalha no partido. A Executiva estadual quer uma coisa, a municipal deseja outra: “Todo mundo sabe que o Wellington (Dias) preferia o Franzé (Silva) como candidato a prefeito e foi o Fábio Novo o candidato em 2020. O PT constrói pela base, jamais iríamos aceitar o Décio Solano para ser independente na Câmara”.


Café fortíssimo

Consequência direta do imbróglio petista: o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) ganha fôlego e segue no comando da Saad Sul através do seu indicado, Juca Alves - superintendente que tem a estima do prefeito, o que soma mais alguns pontos. Encontro do deputado com o prefeito Dr.Pessoa na tarde de quinta-feira, 02, deliberou que não terá nenhuma deliberação por enquanto. Caso Jeová deixe a influência sobre a Saad Sul (no caso da parceria com o PT prosperar), a coluna apurou que ele poderá indicar a Saad Leste, hoje uma indicação do vice-prefeito (rompido com o prefeito), Robert Rios.


Figuras de Relevo - Janeiro

A coluna tem captado regularmente os humores do Palácio de Karnak, a subida - ou descida – de secretários em termos de visibilidade e demandas repassadas publicamente pelo governador Rafael Fonteles nesse primeiro mês de gestão. Dos secretários, a coluna elenca os três com maior destaque, segundo a percepção de fontes do entorno do próprio Governo. O ranking será atualizado mensalmente.

1- Washington Bonfim – o secretário de Planejamento é o que tem mais tarefas passadas por Rafael, desde a divisão orçamentária às PPP’s. Hoje é visto como o homem de confiança de Rafael.

2- Chico Lucas – “Peças e será atendido”: o gestor da Segurança Pública é visto no Karnak como aquele que tem todo o apoio do governo para resolver o problema da violência no estado. Apoio, leia-se: recursos e carta-branca para desenvolver projetos.

3- Regina Sousa – a ex-governadora, representando a capacidade de trabalho feminina, é o PT antigo dentro do novo governo. Com Wellington Dias no Desenvolvimento Social em Brasília, Regina ganha novo protagonismo.


Ponto não-facultativo

Falando em Rafael, o governador vai se reunir com os deputados estaduais da base (e suplentes), na manhã do sábado, no Palácio de Karnak. Os políticos vão ouvir orientações sobre as prioridades do Governo no Legislativo. 


Do Piauí para o Planalto

Especulado nas bolsas de apostas em Brasília como possível candidato à sucessão de Lula em 2026 – o presidente terá 81 anos e poderá não concorrer à reeleição – o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, agora foi oficialmente citado por Lula em entrevista à Kennedy Alencar, como presidenciável. Nos bastidores, Wellington movimenta-se nesse sentido.


Faltou um

 “Temos o Rui Costa [do PT, ministro da Casa Civil], nós temos o Wellington [Dias, do PT, ministro do Desenvolvimento Social], nós temos o Camilo [Santana, do PT, ministro da Educação], nós temos Flávio Dino [do PSB, ministro da Justiça], nós temos o Renanzinho [Renan Filho, do MDB, ministro dos Transportes]. Nós temos gente da maior qualidade, você não tem noção, e essa é a razão do meu sucesso", disse Lula, que não citou o vice, Geraldo Alckmin.

A foto do dia:

Registro da leitura da Mensagem do governador na Assembleia Legislativa, com foco no deputado Dr.Vinícius. O novato petista teria sido um dos mais insatisfeitos com a articulação dos vereadores com Dr.Pessoa. A coluna apurou que ele tinha carta branca do Palácio de Karnak para tentar se viabilizar como candidato a prefeito de Teresina. A parceria PMT e PT, aprofundada pelos vereadores, jogou um balde de água fria nesse projeto, considerando que a adesão tiraria do PT o discurso eleitoral de alternativa de poder para 2024.


Frase para pensar:

Num conflito, o campo intermediário é o menos provável de estar correto”, Nassim Nicholas Taleb (1960 - ), matemático e escritor Líbano-americano.

Colunas anteriores