Cidadeverde.com

Coluna 02/02/23

O grande abraço de Ciro e Wellington Dias

A foto abaixo não é TBT. Foi tirada nesta quarta-feira, 01, no plenário do Senado Federal. O modus operandi dos grandes políticos é a administração das diferenças. Prova disso é que os apoiadores dos senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Wellington Dias (PT) são opositores ferrenhos, em especial no palco das redes sociais, mas os alvos de tanto amor (e ódio) - os próprios Ciro e Wellington - quando se encontram, tratam-se muito bem e cordialmente.


Versão 2018

No mundo político, a percepção é de que Ciro Nogueira se expôs excessivamente ao apoiar publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, colando em si selos que ele talvez nem teria (o de "radical" é um deles), já que sempre foi visto como um político cordial e pragmático, de bom trato e cumpridor de palavra, na descrição de ex-aliados. O bolsonarismo, por sua vez, é visceral e trabalha avançando. O registro com Wellington foi feito ontem, mas é de um Ciro do passado, Ciro este que aliados não descartam que retome antigas e profícuas alianças.


Florentino e Merlong são contra

A coluna ouviu os deputados Merlong Solano e Florentino Neto sobre o apoio do PT ao prefeito Dr.Pessoa. Ambos criticaram enfaticamente e disseram considerar um erro a ampliação da participação petista na administração do prefeito do Republicanos. "Tenho todo o respeito ao Dr.Pessoa mas acho que a gestão dele tem falhas muito graves, a questão do transporte público de Teresina é uma calamidade. Acredito que se o partido chamar e eu for ouvido, meu voto é de que a gente fique aqui, porque não fomos eleitos junto com ele. Nosso papel pode ser colaborativo, mas participar nesse nível do governo, não acho adequado nesse momento", disse Florentino. "Isso revela um desencontro no pensamento de muitas lideranças do partido no âmbito estadual e no âmbito municipal, é uma dificuldade que teremos que superar internamente. No meu modo de ver, o PT tem praticamente a obrigação de ter candidatura própria em Teresina", completou Merlong Solano.


Perdeu a memória?

Apesar disso, decisão da Executiva Municipal do PT deu 12 a favor (e uma abstenção) para que o partido participasse de mais espaços na gestão do prefeito em Teresina em reunião na quarta, 01.  O presidente municipal, Cícero Magalhães, não apenas defendeu a deliberação da Executiva, como também criticou Florentino e Merlong: “Temos mais de 90% do PT favorável. A decisão cabe ao diretório municipal. O Florentino vai lançar o candidato dele em Parnaíba, ele deve ter esquecido que já participou de outras administrações que não eram do PT. O Merlong era secretário em 2011 do Wilson Martins, a história tá aí”, disse Magalhães à coluna. 


Simples

Cícero vai assumir a Saad Sul no lugar de Juca Alves, indicado de Jeová Alencar. A ideia do PT é fortalecer os suplentes que disputaram o pleito de 2020 para que se consiga eleger uma bancada municipal de sete vereadores na capital.


Enfim, paz

Já na Assembleia Legislativa, o palpável clima de tensão na disputa pelos biênios na Mesa Diretora foi completamente diluído. A expressiva votação de 30 votos, unanimidade, em cada chapa, foi um recado também de pacificação pós-guerra entre PT e MDB. Teve até mesmo divisão de salgadinho e piada interna pelo pagante do almoço. A sessão de posse e eleição chegou até 16h. Levaram a caixa de salgados para o plenário, do meio para o final.


Sai Tereza, entra Gracinha

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) não poupou nem o juramento e já fez cobranças ao governador Rafael Fonteles no plenário. Entre os servidores já está eleita: sai Tereza Britto, entra Gracinha! Não haverá descanso na tribuna, brincaram os servidores. 


Até ele chorou

Por sua vez, o discurso (feito de cabeça, com tópicos traçando a trajetória petista) de Fábio Novo, que representou a bancada do PT, a maior da história do Legislativo, emocionou e tirou lágrimas de Franzé Silva, quase sempre sisudo.


Presença de Thanandra

A presença de vereadores não costuma repercutir tanto em posses de deputados estaduais. A exceção foi a vereadora da capital, Thanandra Sarapatinhas, conforme postado com exclusividade pelo colunista Péricles Mendel na quarta-feira, 01. Thanandra foi eleita através do voto de opinião no primeiro mandato, com a bandeira da causa animal, em uma campanha com poucos recursos. Nesse segundo mandato, deve buscar uma reeleição com maior suporte também de estrutura. Ela segue na base do prefeito Dr.Pessoa e fortalece pontes com a Assembleia Legislativa. 


Cuida bem dela

A ex-deputada Lucy Soares não fez questão de esconder a emoção com a posse da filha Bárbara, do Progressistas, ao se despedir dos servidores de plenário e apresentar a sucessora, pedindo que cuidassem bem da filha. Foi bem acolhida.


A foto do dia

Mais um registro de momento pacífico entre lados opostos, obtido pela coluna. Na imagem, vereador da base do prefeito Dr.Pessoa, o emedebista Joaquim Caldas, com o vice-prefeito Robert Rios, que fez denúncias contra a gestão de Pessoa na semana passada. Caldas agora é vereador efetivo, empossado com a saída de Jeová Alencar para a Assembleia Legislativa do Piauí. Questionado sobre o encontro, Joaquim disse: “Comemorando nossa solidez política, e fumando o cachimbo da paz, pois admiramos o mesmo prefeito”. A coluna perguntou se o prefeito que ele e Robert Rios admiram é Dr.Pessoa. “Claro”, respondeu o vereador.


A frase do dia

Eu estou sempre aqui, governador. Os senhores é que mudam”, Sebastião Camargo (1909-1994), presidente da Construtora Camargo Corrêa, na posse do governador de São Paulo, ao encontrar o ex-governador, que lhe disse: “Sebastião, você por aqui?”.

 

 

Colunas anteriores