Cidadeverde.com

Coluna Sávia Barreto 02/01/23


A caneta

A coluna conversou no domingo, 01, com pelo menos cinco petistas históricos para puxar o fio da história que o presidente Lula contou no momento de assinar o termo de posse no Congresso. Lula optou por uma caneta com valor sentimental e tinta com DNA piauiense, fazendo menção direta ao senador Wellington Dias e ao povo do estado que lhe deu 76,84% dos votos válidos no segundo turno. 


Não lembro

De Antônio José Medeiros a João de Deus, passando por Merlong Solano, os petistas que conviveram com Lula no período do comício de 1989 citado pelo presidente no Congresso, afirmam à coluna não recordar de quem teria presenteado o petista em uma das suas passagens pelo Piauí. O fato narrado por Lula pegou os petistas graduados de surpresa, pois nunca tinham ouvido falar da história.


Metáfora

Além de ministro da pasta que é o coração do novo Governo, Wellington Dias é formado em Letras e autor de três livros de contos: Macambira (1995), Tiradas do Tio Sinhô (2007) e A Melancia do Presidente (2018). Mas quem optou pela alusão metafórica e com um quê de realismo fantástico - gênero com características próprias da América Latina - foi o presidente Lula. Para os petistas locais, a caneta piauiense de Lula é menos um fato com precisão histórica e mais uma forma de prestar uma homenagem aos piauienses.


Vem aí

A história da caneta – que destina recursos e toma decisões – foi narrada como um símbolo de gratidão ao estado que teve oito das dez cidades com maior percentual de votação em Lula no último pleito. É símbolo também do protagonismo que o estado deve ter política e administrativamente com o Governo Lula III, com recursos e esperada atenção aos problemas enfrentados pelos piauienses. 


Olavo lá

Falando em petistas históricos, um deles, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Olavo Rebelo, foi convidado para assumir uma diretoria no Banco do Nordeste (BNB). Experiência e currículo, tem. Olavo foi servidor do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil S/A, onde ingressou por concurso público. Ocupou o cargo de tesoureiro do Sindicato dos Bancários do Piauí e secretário de Organização na Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ter sido tesoureiro no Diretório Regional do PT. A indicação da diretoria seria do PT piauiense e hoje Olavo é o mais cotado para assumi-la.


Mais perto

Contextualizando, o BNB está na esfera de influência de Wellington Dias, que disputa a indicação do futuro presidente com o também ministro e senador Camilo Santana (CE), além do Centrão, que desejaria o retorno do ex-presidente do banco, Romildo Rolim. O nome defendido por Wellington é o de Luiz Carlos de Farias. Já Camilo, defende Nelson Martins, assessor da ex-governadora Izolda Cela. O atual presidente do BNB, José Gomes, é indicado do PL de Valdemar Costa Neto, portanto, não deve continuar.


Novo perfil

Em conversa com a coluna, o novo presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, anunciou novidades na sua gestão. Uma delas é o retorno das audiências públicas itinerantes, onde os vereadores se deslocam até as comunidades de Teresina para discutir com os moradores os problemas enfrentados. O presidente, aliado do agora deputado Jeová Alencar, deve aproveitar as primeiras semanas no cargo para marcar sua posição em contraponto ao estilo de Jeová, visto como exímio articulador pelos pares.


Mera coincidência 

Coincidência ou não, o estilo mais popular a ser adotado por Enzo – que veio do movimento estudantil no início de sua trajetória política – é o ensaio de uma possível pré-candidatura do pedetista ao Palácio da Cidade. Mas, apesar disso, aposta errado quem acredita que o presidente da CMT comprará maiores brigas com o prefeito Dr.Pessoa. Não haverá rompimento no horizonte entre o Legislativo e o Executivo municipal. A linha de Enzo será outra.


Eturb centralizará obras

A coluna apurou que o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, deve assumir uma tarefa a mais entre suas atribuições: o planejamento de todas as obras da cidade, incluindo aquelas feitas pelas Saads. Ele engloba assim algumas das atribuições que seriam das pastas de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, além das Saads, que realizam obras na capital - o que pode gerar algum tipo de tensão com os superintendentes. O gestor tem R$ 25 milhões licitados para reparos nas bacias Sul, Centro-Norte e Leste da cidade. A ideia é que a prefeitura passe a ter obras funcionando 24h nas áreas de asfalto, iluminação e drenagem.


Ele fica

Se após o resultado da última eleição estadual, era dada como certa a saída do prefeito Dr. Pessoa do Republicanos, hoje o prefeito tende a se manter na legenda presidida pelo filho, João Duarte. Mesmo com convites de partidos como o PSD – cuja relação mais recente seria mais de afastamento do que proximidade – a tendência é o foco no fortalecimento do Republicanos em 2023. Reuniões mensais, divulgação das ações aos filiados e reforço da identidade política são algumas ações que devem ser realizadas nesse intuito. O acordo com o presidente nacional, Marcos Pereira, é de deixar o partido com o grupo político de Pessoa até 2026.


A frase para pensar:

"Em política, não há nada mais difícil do que obter a confiança antes do êxito", Napoleão Bonaparte (1769-1821), imperador da França.

 

Colunas anteriores