Cidadeverde.com

Coluna 05/01

 

Evaldo Gomes vice de Franzé

Com uma bancada de apenas um nome, o dele próprio, tendo cerca de 30 mil votos, quais as chances de um político com este perfil vencer uma disputa contra um concorrente de uma bancada com nove deputados e mais de 100 mil votos? Em política, o jogo das probabilidades é muito mais semelhante ao xadrez, e num tabuleiro, sempre há o contexto acima das peças. Vamos a ele.

Foto: Ascom


O articulador

Surpreendendo parte do mundo político, que apostava na maior bancada, a do MDB, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) mostrou poder de articulação e será o novo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Segundo apuração da coluna na noite de quarta-feira, 04, o acordo de Evaldo com o presidente Franzé Silva (PT) já havia sido selado durante o período de costura da candidatura do petista, quando pairava o impasse com Severo Eulálio (MDB) a respeito de quem ocuparia o primeiro biênio no comando do Legislativo Estadual. 


Fala Georgiano

O concorrente de Evaldo Gomes na vaga de vice-presidente da Alepi era o deputado Georgiano Neto, do MDB. Questionado pela coluna sobre o acordo MDB e PT em nome de Evaldo, Georgiano Neto deixou em aberto a possibilidade de reverter a situação: “Vamos sentar e avaliar”, frisou.


O acordo

Para ser o próximo vice, sucedendo o próprio Franzé, Evaldo teve a seu favor o apoio da oposição, com nomes como Jeová Alencar (Republicanos), do Progressistas e do PT. O MDB decidiu retirar o pleito pela indicação de vice e Marden Menezes deve ser o secretário-geral (o deputado João Mádison pleiteava o espaço). Marden caminha para uma adesão à base de Rafael Fonteles, avaliam analistas do mundo político.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 


Daqui pra frente

Como vice-presidente, Evaldo deve ter um perfil mais atuante e ativo, dando uma nova configuração ao cargo na Mesa Diretora. O MDB cede o espaço almejado porque no próximo biênio também terá autonomia na composição da Mesa Diretora com Severo na presidência. Não era o cenário ideal, mas é o possível hoje.


Pela Funasa

O deputado federal eleito Florentino Neto (PT) esteve esta semana na sede da Funasa em Brasília, conversando com servidores do órgão, e também na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele defende que o governo Lula reveja a decisão de extinguir o órgão. Entre os motivos, cita o fato de que municípios inscritos no Cauc, com dívidas com a União, poderem celebrar contratos de saneamento com a Funasa, por exemplo, e não com o Ministério da Saúde, local para onde iriam parte das atribuições do órgão. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 


Florentino indica

Em tempo: Florentino é o principal nome cotado para indicar o comando da superintendência da Funasa no Piauí. Já a Funasa Nacional, segundo apuração da coluna, seria uma indicação do senador Marcelo Castro (MDB), que também indicaria a Codevasf e a direção-geral do Hospital Getúlio Vargas no Piauí.


Cronograma

O governador Rafael Fonteles deve enviar o nome de Rejane Dias para a Assembleia Legislativa no próximo dia 09 de janeiro, segunda-feira. Em 48h, a Casa deve sabatinar a deputada federal petista para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A votação ocorre em seguida, podendo ser com voto aberto ou secreto. Em seguida, Rejane deve se afastar do cargo de deputada federal. O suplente, Paes Landim, seria empossado, teoricamente. Mas, o pouco prazo (menos de 15 dias até a posse da nova legislatura na Câmara Federal) e a pouca disposição da base em dar espaço a um opositor, podem fazer com que a posse de Landim não ocorra.


Dia D e hora H

Esse é o calendário de entrega de obras da Saad Centro, comandada pelo superintendente Roncalli Filho, para os próximos meses em Teresina. A coluna apurou que o prefeito Dr.Pessoa pediu que o superintendente, que é engenheiro, vistoriasse pessoalmente as obras para que terminem dentro do prazo estipulado: “Todas as documentações estão no ponto e em janeiro vamos autorizar as obras”, disse Roncalli à coluna.

Janeiro: reforma da praça de alimentação do Shopping da Cidade

Fevereiro: Frederico Ozanam e Clube do Servidor

Março: Viveiro de Mudas 

Abril: Praça da Bandeira e Costa e Silva 

Maio: Marechal

Junho: Obras de acessibilidade

Foto: Ascom

Frase para pensar:

“É ótimo ser ministro. Melhor que ser secretário-executivo. Mas agora sei que eu mandava mesmo quando eu era secretário-executivo. Portanto, agora é você quem manda”, Martus Tavares (1955 -), ex-ministro do Planejamento em conversa com seu então secretário-executivo.

Colunas anteriores