Cidadeverde.com

Coluna 09/01

Melhor garantir
 
Fontes da polícia informam à coluna que são remotas, mas não desprezíveis, as chances de que atos bolsonaristas causem danos no Piauí, semelhantes ao que ocorreram no Congresso, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. Os manifestantes no estado estão sendo monitorados desde o final de outubro do ano passado e as equipes estão de prontidão para evitar reverberação no Piauí. Mesmo minoritários, bastaria a ação criminosa de um lobo solitário, por exemplo, para causar danos irreversíveis, relata fonte. 

Escolha
 
O Governo Rafael Fonteles tinha duas opções no último domingo: assistir ou fazer parte da história. Optou pela segunda delas quando se antecipou em oferecer reforço policial de 65 homens a Brasília. Politicamente, Rafael mostra ao governo Lula ser um aliado de primeira hora. Ele estará nesta segunda-feira à tarde em Brasília para reunir-se, junto com outros governadores, com o presidente Lula. As ações entre os entes federados devem ser integradas, pois há temor de que se propaguem nos estados os atos antidemocráticos vistos na capital federal. 

Pena
 
Os piauienses envolvidos nos atos de terrorismo doméstico podem responder pelos crimes de dano ao patrimônio público da União (detenção de seis meses a três anos), crimes contra o patrimônio cultural (reclusão de um a três anos), associação criminosa (reclusão de um a três anos), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (reclusão de quatro a oito anos) e golpe de estado (reclusão de quatro a 12 anos). E, vale o destaque: os atores que participam de incitação aos crimes em grupos e redes sociais também podem sofrer repercussão jurídica.

Laços  

O ex-ministro e senador Ciro Nogueira é visto como o padrinho político de Celina Leão na vaga de vice-governadora do Distrito Federal. A ex-deputada federal do Progressistas assume pelos próximos 90 dias após decisão do ministro  do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de afastar Ibaneis Rocha do Governo do Distrito Federal. O próprio Ibaneis tem laços com o Piauí, nascido em Brasília, mas vivendo a infância em solo piauiense, Ibaneis manteve os vínculos com a política local e sua terra, Corrente. 

Foto: Divulgação 


 
Aurélio sai 
 
A movimentação para a próxima vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí segue com um novo candidato: o procurador-geral do município, Aurélio Lobão. Ele se afastará na terça-feira, 10, do cargo. Nesta segunda, a comunicação oficial ao prefeito Dr.Pessoa será feita pelo advogado e professor. 

Foto: Paula Sampaio

Certeza

Havia dúvida no universo da advocacia sobre a saída de Aurélio da PGM. Com a concretização, sua entrada na eleição deixa uma certeza: se intensifica a disputa dentro da própria Ordem. Aurélio é um dos candidatos vistos como mais próximos da gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. Além dele, Einstein Sepúlveda disputa fortemente a indicação do Conselho da OAB-PI. 

Wildson e Agrimar 

Concorrentes vistos no mundo jurídico como mais competitivos para a vaga do Quinto Constitucional do TJ-PI - vaga reservada à advocacia - além de Aurélio e Einstein, são os advogados Wildson Oliveira e Agrimar Rodrigues, o primeiro com apoio de ala importante do Karnak, o segundo com respaldo de membros de relevo do mundo jurídico.

Foto: Divulgação


 
Postagem da discórdia
 

O grupo de Whatsapp dos deputados estaduais piauienses era pacífico até ontem, quando o deputado estadual e presidente da Casa, Franzé Silva, postou mensagem encaminhada pelo coronel Hudson de reforço de viaturas e tropas especializadas prontas para agir caso manifestantes bolsonaristas no estado tentassem algum tipo de ato na sede do Legislativo estadual.

Foto: Reprodução / WhatsApp


 
Foi demais

 
O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) parabenizou Franzé: “Parabéns, presidente, precisamos ficar vigilantes. Absurdo o que vimos no Distrito Federal hoje”. E foi respondido com uma “cortada” pelo deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), que considerou a fala um exagero. 
 
Nuvem

 
A conversa teve intensa troca de farpas, pedido de respeito e solicitação para sair do grupo chamado “Alepi 2023”. Menção honrosa aos bombeiros Flávio Jr (PT), Ziza Carvalho (MDB) e Henrique Pires (MDB), que pediram calma e enviaram até memes de um homem vendendo algodão doce no meio da invasão de bolsonaristas em Brasília para desanuviar o clima. Funcionou. 
 
Necessário
 
Acontece esta manhã na Prefeitura de Teresina, solenidade na qual o prefeito Dr.Pessoa sancionará leis relacionadas ao tema do autismo. “É muito triste e revoltante conversar com mães e pais que estão na fila de espera há anos por um médico especialista, buscando um diagnóstico para seu filho”, destacou o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), um dos autores de leis sobre o tema.

Foto: Divulgação


 
Frase para pensar 
 
Tu ainda és muito jovem para saber que um ditador não pode tudo. Getúlio Vargas (1882-1954), ex-presidente do Brasil, entrevista a Otto Lara Resende (1946).

Colunas anteriores