Cidadeverde.com

Coluna 14/01/23

Os motivos para Jeová deixar a Alepi

Ninguém se elege deputado estadual para deixar o mandato antes mesmo de iniciar a atuação no Legislativo, exceto se houver bons motivos. No caso do deputado eleito Jeová Alencar (Republicanos), esses motivos existem, e passam pelos evangélicos e por robustos recursos para obras na Prefeitura de Teresina. A coluna explica os bastidores.


Três em um

O convite feito em dezembro pelo prefeito Dr. Pessoa para que Jeová ingresse na gestão ocupando um cargo no secretariado resolve dois problemas: um, de Pessoa e outro, de Jeová. De bônus, o deputado e futuro suplente Gessivaldo Isaías, também fica contemplado. No caso do prefeito, que buscará a reeleição em 2024, é preciso atrair o eleitorado evangélico com antecipação e Gessivaldo tem a chave da porta.


Entenda

O Republicanos, partido de Dr.Pessoa, é o braço político da Igreja Universal. Mesmo filiado à legenda, o prefeito não tem os mesmos laços que o ex-prefeito Firmino Filho tinha com as igrejas, tanto católica quanto evangélica. O eleitorado evangélico, acima do católico, demonstra maior fidelidade com os candidatos apoiados pelos líderes religiosos. Com a saída de Jeová da Alepi, o suplente, Gessivaldo Isaías – pastor evangélico – assume e ajuda na costura desse segmento do eleitorado para a reeleição de Pessoa.


Super Saad Sul 

Por sua vez, Jeová Alencar deve ocupar a Saad Sul, que tem como gestor um indicado seu, o arquiteto Juca Alves. E a Saad Sul é justamente a pasta que contará com mais 80 milhões de reais licitados nos próximos 20 dias para a construção da galeria do bairro São Pedro, além do projeto de drenagem do Torquato Neto. Neste, são R$26 milhões  enviados através do senador Ciro Nogueira. Somadas as várias obras e recursos na Saad Sul turbinada, o montante pode chegar a R$ 300 milhões. 


Xadrez

Jeová estaria à frente dos recursos, conseguiria reforçar o próprio capital político na capital e sua relação com os vereadores de Teresina, já que na Assembleia Legislativa, sua vida como oposição não deve ser facilitada por determinação de Rafael Fonteles. Com o movimento, o prefeito neutraliza um potencial adversário no pleito de 24 e se aproxima de um importante segmento do eleitorado em Teresina.


Sou um soldado

A coluna ouviu Jeová, que não confirmou diretamente o destino à Saad Sul, mas enfatizou estar 100% alinhado com Pessoa: “Sou um soldado do prefeito, que é líder maior do Republicanos e estou pronto para ajudar. Eu e Pessoa nos entendemos 2018, uma campanha difícil e derrotamos o candidato do Firmino em Teresina, além da campanha de 2020, em que fomos vitorisosos”, contextualizou Jeová por telefone, enquanto dava uma pausa na peregrinação que faz anualmente a Santa Cruz dos Milagres. 


Passaporte

Falando em prefeito, Pessoa já tirou o passaporte para ir à França em fevereiro. Em Paris, deve representar a Prefeitura de Teresina na assinatura de um contrato de 36 milhões de euros a serem investidos na zona rural de Teresina. Dr.Pessoa, segundo apurou a coluna, não bateu o martelo se irá ou enviará o secretário de Planejamento, João Henrique.


A frase para pensar

“Você sempre errará 100% das tacadas que não der”, Wayne Gretzky (1961-), ex-jogador canadense de hóquei no gelo.

 

Colunas anteriores