Cidadeverde.com

Secretaria de Educação pretende informatizar matrículas para evitar filas

Imprimir


Filas no Liceu Piauiense no primeiro dia de matrículas da rede pública estadual (Foto: TV Cidade Verde)

O secretário interino de Educação, Helder Jacobina, disse no Notícia da Manhã desta segunda-feira (12) que o Governo do Estado trabalha para informatizar o sistema de matrículas da rede pública estadual. O objetivo é evitar filas, como a registrada no Liceu Piauiense nesta manhã.

"A nossa intenção é, a partir dos próximos anos, ir melhorando o sistema para que os alunos possam fazer a matrícula de casa, pela internet, com mais conforto. O Governo do Estado quer diminuir as filas", comentou o gestor.

Helder Jacobina revelou também que a Secretaria de Educação pretende realizar, nos próximos anos, testes seletivos para a entrada de novos alunos na rede pública estadual de ensino. "Há um edital, e ele tem que ser cumprido. Mas a intenção era ter um teste seletivo", afirmou o secretário interino.

Enquanto não coloca em prática suas estratégias, o Governo do Estado tenta aumentar o número de matrículas em relação ao ano passado. Em 2014, o Piauí registrou 204 mil alunos regularmente matriculados. Neste ano, o objetivo é ampliar esse número para 260 mil.

"A intenção é aumentar as receitas com mais matrículas. Queremos incluir no cálculo do censo de 2014 já os 260 mil alunos matriculados", destacou Helder Jacobina.

Segundo o governador Wellington Dias (PT), com a redução de 300 mil para 204 mil matrículas em 2014, o Governo do Estado está perdendo em torno de 300 milhões.

Secretário rebate representante do MEC

Em entrevista à TV Cidade Verde, Helder Jacobina também falou sobre a declaração de Binho Marques, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, que afirmou que o Piauí tinha professores demais.

"O que o Binho que dizer é que há uma dificuldade por causa do reordenamento. Em algumas escolas, há muitos professores e poucos alunos. O normal é que em cada escola tivesse um professor para 25 alunos. Hoje, tem um para 6 ou 9 alunos", assinalou o secretário interino.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais