Cidadeverde.com

João Vicente comenta esclarecimento da ADAPI

"Sobre a nota de esclarecimento enviada pela ADAPI para a sua coluna, gostaria de destacar que meu pronunciamento no Senado Federal sobre a situação do setor pecuário piauiense foi baseada em relatos de pecuaristas da região Sul do Estado que ressaltaram que, embora o Piauí tenha a instrução normativa de zona livre de febre aftosa, esse trânsito livre efetivamente ainda não foi sistematizado na prática, o que prejudica a atividade econômica na região.

 

Em momento algum desconsiderei a atuação e a importância da ADAPI, órgão que foi criado pelo então governador Wellington Dias que iniciou todo esse processo de combate à febre aftosa no Piauí.  A Agência de Defesa Animal existe há três governos e sua atuação vem sendo reconhecida devido ao trabalho dos técnicos da área que, através de concurso público, foram efetivados e estão atuando eficazmente diante deste grande desafio que é transformar o Piauí em uma região de reconhecida qualidade no setor agropecuário. Aliados aos técnicos estão os criadores e pecuaristas que se empenharam e se dedicaram para que todo esse processo de vacinação tivesse um saldo positivo para o Estado, visto que são os pecuaristas os maiores prejudicados nesta etapa, pois, economicamente, representa uma estagnação no setor.

 

O meu alerta foi uma forma de cobrança ao Ministério da Agricultura, órgão do Governo Federal do qual sou aliado e faço parte e cujo objetivo foi somente destacar uma realidade atual e buscar uma solução efetiva para esta situação posta acima.

 

Sobre o empenho dos parlamentares piauienses para ajudar a ADAPI através de recursos, gostaria de lembrar que sou senador há sete anos e fui coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional durante um ano e, neste período, não recebi nenhum projeto ou solicitação da ADAPI. O Governador Wilson Martins, em reunião com a bancada, na época, nos apresentou uma lista com uma centena de prioridades que necessitavam de atenção especial e a ADAPI não constava neste rol de prioridades.

 

Faço esses esclarecimentos porque sei da determinação dos pecuaristas em realmente tornar o nosso Estado uma zona livre de febre aftosa e me coloco à disposição para contribuir com esta luta que é de todos os piauienses comprometidos com o desenvolvimento do Estado."

 

 

Senador João Vicente Claudino

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: