Cidadeverde.com

Manin Rêgo receberá prêmio nacional

Depois dos dissabores causados pela rejeição das contas no TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado), o prefeito de Barras reage. O Instituto Brasileiro de Verificação e Gestão ( IBVG) concederá a Manin Rego,  o prêmio IV MELHORES PREFEITOS E PREFEITAS DO BRASIL, que será entregue no dia 08 de Fevereiro de 2010, às 21 hs, no Golden Tulip Plaza Paulista, na cidade de São Paulo.
A outorga é feita aos quarenta prefeitos  que se destacaram em seus respectivos municípios em nível nacional, após avaliação da gestão e pesquisa de indicadores sociais.

O prefeito desabafa

“Mais uma vez meus inimigos políticos estão sentindo a força do meu trabalho. Dedicou este prêmio aos barrenses que acreditaram em nossa gestão”, disse Manin Rêgo.

Cai inflação em Teresina

Teresina registra inflação anualizada em dezembro de 2009 de apenas 4,54%, sendo este o valor acumulado mais baixo já registrado para a cidade de Teresina, num mês de dezembro, desde o início da série histórica do IPC em 1979. Os dados constam no relatório do Índice de Preços ao Consumidor na Cidade de Teresina (IPC), referente ao mês de dezembro de 2009, divulgado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), na manhã desta sexta-feira, 08.

Finalmente, o Hospital Universitário

A reitoria da Universidade Federal do Piauí anuncia para este ano o pleno funcionamento do Hospital Universitário, há 22 anos na lista de obras inacabadas do governo federal. Após sua finalização, o HU disponibilizará a população 212 leitos, sendo 24 deles de UTI, 50 consultórios, além dos espaços para a prática de conhecimentos, que incluem quatro salas de aula, laboratório áudio-visual e auditório com capacidade para 150 pessoas. O HU também cumprirá a missão de hospital-escola.

Cristovan Buarque defende PDT com Marina Silva

Deu na Folha Online: Um dos principais opositores dentro do PDT ao apoio à Dilma, o senador Cristovam Buarque disse que essa decisão prejudica o partido, que perde a oportunidade de dar uma vitrine às bandeiras do partido. O PDT conta atualmente com 23 deputados federais, cinco senadores e nenhum governador... Cristovam disse que preferia que o partido apoiasse a candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC), que é uma alternativa diferente. "A diferença entre Dilma e Serra [governador José Serra e pré-candidato do PSDB] é muito pequena. A Marina é quem até agora apresenta uma diferença com as propostas para o Meio Ambiente e com quem o PDT poderia aliar bandeiras como a Educação", disse

Desabafo acadêmico

Bruno Cortez é estudante de direito na Universidade Estadual do Piauí. Enviou e-mail à coluna sobre a realidade da instituição. Confira. "Discorrerei sobre um tema de relevante importância para todo o Estado e que não tem sido devidamente abordado nos debates políticos sobre a sucessão estadual: o ensino superior público. Até o momento, não vi nenhuma manifestação dos pré-candidatos, sejam governistas (como o atual secretário de educação) ou de oposição, acerca do futuro da Universidade Estadual do Piauí - aliás, a maior do estado em número de alunos e de campis -, o que claramente demonstra que não se lhe dá o valor necessário. Acontece que é exatamente o ensino superior que, ao qualificar, possibilita maior ascensão social e, consequentemente, diminuição das desigualdades, além de tornar a população mais consciente da própria cidadania."

Falhas históricas

"Sou estudante de Direito da UESPI e muito me incomoda o menosprezo com que ela é tratada historicamente pelos Governos que se sucedem, pois é uma das únicas universidades públicas do país que ainda não possui autonomia, sobretudo financeira. Isso significa que ela não tem recursos próprios para investir em melhorias internas e, assim, proporcionar um ensino de melhor qualidade (e evitar avaliações negativas como as do MEC, onde numa escala de 1 a 5 recebeu nota 2 - ruim, enquanto outras no Piauí receberam nota 3 - razoável). A começar que o próprio campus (o do Pirajá) não foi sequer projetado para abranger uma universidade (apenas aproveitou-se o espaço de escolas estaduais já existentes), qualquer obra que a UESPI deseje realizar só é possível, em geral, através de emendas de bancada. O próprio Senador do PSC, que tanto critica o Governo Estadual, esquece-se de que os maiores problemas da UESPI ocorreram exatamente em seu governo, com uma expansão desenfreada e sem planejamento, e não tem, até onde sei, se engajado em angariar mais recursos para reverter esse triste quadro. Idem para outros políticos. Se a situação é precária na  capital, imagine como não é no interior."

A necessária autonomia financeira

"Faz-se indispensável que a Assembleia Legislativa aprove a autonomia financeira e administrativa da UESPI urgentemente e garanta-lhe recursos orçamentários apropriados para seu funcionamento, e não apenas para sua simples subsistência, como pagamento de pessoal e outros custos de manutenção. A nível de comparação, outras estaduais do nordeste, menores que a nossa, recebem mais de 100 milhões/ano, enquanto a UESPI apenas 60 milhões e a UFPI mais de 300 milhões. Sendo assim, o termo universidade, que implica o ensino aliado à pesquisa e extensão, estaria sendo equivocadamente empregado (talvez Unidade Escolar Superior do Piauí fosse mais apropriado). É preciso definir o que é mais importante para o desenvolvimento do Estado -  só asfalto não resolve o problema."

Indignação

"Fica, portanto, registrada a minha indignação com tal situação de total dependência da UESPI da boa vontade de outros órgãos. Enquanto esse tema não for tratado com a devida seriedade e, acima de tudo, como PRIORIDADE por nossos governantes, de nada adiantará apenas mudar o Reitor da Universidade, porque, por mais bem intencionado que  ele seja, não pode fazer muita coisa sozinho." Bruno Cortez - Estudante de Direito - UESPI

Posts anteriores