Cidadeverde.com

A resposta da oposição

Já tem data marcada. Será no dia 5 de dezembro, na convenção do PSDB, em Teresina. Com presenças de lideranças nacionais do partido, a convenção deve oficializar a pré-candidatura do prefeito Silvio Mendes a governador.

Silvio pede cautela aos tucanos

Depois da ofensiva da base governista, o prefeito Silvio Mendes recomendou cautela aos tucanos empolgados com a candidatura do partido a governador. O PSDB continua acreditando numa  dissidência na base aliada, considerada importante para consolidar o palanque que a oposição sonha para a eleição de 2010.

Incentivo no campo

O Banco do Nordeste lançou a   Campanha de Promoção do Custeio para o Agricultor Familiar e Mini e Pequeno Produtor Rural. Em 2010, o BNB pretende contratar  R$ 88 milhões em custeio por meio do Pronaf e destinar mais R$ 110 milhões em recursos para mini e pequenos produtores rurais.

Previsão de João de Deus

No último sábado,7, em Esperantina, onde participou do Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, o deputado João de Deus (PT) levantou a tese de que, caso eleito, Antônio José Medeiros (PT) fará uma administração melhor do que Wellington Dias. Confiante no crescimento do pré-candidato de seu partido, o parlamentar acredita que o deputado federal e secretário de Educação será a pessoa encarregada de levar à frente o projeto de desenvolvimento encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores.

Regularização fundiária

Os produtores que adquiriram terras nos cerrados piauienses, mesmo com problemas na documentação de posse, mas que estão produzindo até o limite de 2.500 hectares, terão  suas situações legalizadas pelo Estado, dentro do que prevê um substitutivo de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Piauí. Foi o que garantiu o presidente da Comissão que trata da regularização fundiária, deputado Antonio Félix.

Prejuízos

De acordo com o deputado, aqueles que não tiverem produzindo nas suas áreas como um todo e  considerados produtores acima do  limite de 2.500 hectares vão perder terras. “Normalmente, eles (produtores) trabalham em condomínio onde cada um tem até 2.500 hectares e assim formam uma área maior. "Agora, aquele que for considerado produtor em área acima  de 2.500 hectares, regularizados esses 2500 hectares, o restante o Estado dará outro destino”, afirma Antônio Félix.

A solução

O presidente da Comissão, criada para resolver a questão da regularização fundiária nos cerrados piauienses, disse que o problema pode ser resolvido através de um rateio de posses de terras entre sócios das propriedades. “Se alguém tiver mais de 2500 hectares, (a titularidade) pode ser rateado entre sócios da propriedade”, explica Félix.

Excluído

O Presidente da Associação Piauiense de Procuradores do Estado (APPE), Celso Barros Coelho Neto, lamentou profundamente o fato da  associação  que preside e que compreende 74 Procuradores não ter recebido qualquer convite para participar de evento na OAB-PI sobre honorários para advogados públicos.

Uso "eleitoreiro"

Celso Barros Neto disse ainda que  tal bandeira está sendo levantada somente agora no período eleitoral e que o uso eleitoreirio é claro, prova é que a Associação que preside não foi convidada, talvez em represália à sua oposição à atual diretoria da OAB-PI.
"Não se pode confundir a associação de classe - como a OAB e a APPE, por exemplo - com opções políticas de classe que cada associado, a começar pelo presidente e sua diretoria tenha. Nesta gestão da OAB-PI está havendo isso, o que é uma pena. Devemos saber separar as coisas", ressaltou Celso Barros Neto.

Pesquisa científica

A Lei nº 5.790, de 19 de agosto de 2008, criou o Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-Científico do Estado do Piauí – FUNDES. A lei, de autoria do deputado estadual Antonio Félix, está sendo gerido por um Conselho Diretor vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI. Será um órgão gestor que terá a função de Secretaria-Executiva, cabendo-lhe praticar todos os atos de natureza técnica, administrativa, financeira e contábil necessários à gestão. O presidente, conforme designa a lei é o presidente da FAPEPI, que hoje, é exercida pelo Prof. Dr. Acácio Veras.

Posts anteriores