Cidadeverde.com

Acusada de matar ex-marido chega a Teresina e vai para delegacia

Imprimir
  • presacaeara1.jpg Jairo Moura
  • prof5.jpg Jairo Moura
  • prof4.jpg Jairo Moura
  • prof3.jpg Jairo Moura
  • prof2.jpg Jairo Moura
  • prof1.jpg Jairo Moura

Já está em Teresina, a professora Elidiane Maria Barbosa Sousa, condenada em 2011 pela morte do ex-marido Gabriel Mendes da Silva. Ela foi presa no último dia 20 de janeiro no interior do Ceará. O desembarque no aeroporto Petrônio Portela aconteceu por volta das 15h.

O coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco Baretta, acompanhou a chegada da professora e a conduziu para o distrito polícial. Segundo o delegado, a pena pela morte do ex-marido começa a ser cumprida agora. "Quando ela foi condenada (em 2011) estava morando em Fortaleza e recorreu da sentença, mas não conseguiu. Quando ficou sabendo que ia ser presa, ela se mudou para o interior do Ceará. Foi então que o núcleo de inteligência localizou a foragida e conseguiu fazer a prisão. Agora vai começar a cumprir a pena," afirmou Baretta.

A advogada da professora, Roberta Oliveira, afirmou que sua cliente não estava foragida. "Estávamos aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal e, por isso, ela não tinha se entregado ainda, porque estava tramitando ainda na justiça. Ela tinha residência fixa e estava trabalhando como professora concursada da prefeitura de Fortaleza", declarou.

Ainda de acordo com a advogada, em nenhum momento Elidiane Maria Barbosa Sousa assume que matou o marido. "Ela foi presa em casa, não estava esperando. Ficou surpresa e em nenhum momento assumiu autoria do crime. Agora não resta mais recursos e então ela vai ter que cumprir a pena", afirmou, ressaltando que a professora deve ser encaminhada para o presídio.

O delegado Samuel Silveira foi o encarregado de conduzir a professora durante a viagem. Segundo ele, Elidiane nega o crime. "Ela nega que cometeu o crime, mas o fato é que todos os trâmites legais foram feitos e tudo indica que ela é culpada", afirmou.

A mãe da professora, Maria de Fátima Barbosa, estava aguardando a chegada da filha na delegacia e, emocionada, disse que a filha é inocente. "Minha filha é inocente. O Gabriel era frustrado por não conhecer o pai. Se existe justiça, isso o que está acontecendo com a minha filha é uma injustiça", declarou, ressaltando ter encontrado o ex-marido da filha três dias antes de sua morte.

"Ele dizia que ia se matar. Minha filha não queria ele de volta porque ele não estava bem. Eu perdi a fé em Deus, tanto que rezei por minha filha e ela foi presa. Não tem prova contra a minha filha, além do relato da família da vítima", declarou. Maria de Fátima Barbosa disse que vai processar o estado.

Entenda o caso 

O crime aconteceu no dia 05 de setembro de 2003, na casa do casal no bairro Buenos Aires. O estudante e técnico de telemarketing, Gabriel Mendes da Silva, foi encontrado com três tiros no tórax e um na altura do ouvido, na cabeça. A principio a esposa havia dito a polícia que se tratava de suicídio, mas a família não acreditou e a investigação deu conta que havia sido assassinado e a Justiça acabou concluindo através dos autos que a esposa da vítima foi a verdadeira autora do crime, sendo condenada a 16 anos de prisão em regime fechado.

Elidiane foi condenada em janeiro de 2011, dois anos depois do Tribunal de Justiça anular o julgamento que a inocentou. O caso foi reaberto sob alegação de que o resultado contrariava as evidências do inquérito policial, de que Gabriel não poderia ter cometido suicídio ao disparar três vezes contra o próprio tórax e ainda ter efetuado um tiro na região do ouvido, contra a própria cabeça. 

A doméstica Rosineuda Santa chegou a ser julgada por supostamente ter participação no homicídio, mas foi inocentada pelo júri em 2011. 

Elidiane foi julgada e condenada em todas as instâncias. “Depois de ser condenada pelo Tribunal do Júri, recorreu ao Tribunal de Justiça, que confirmou o crime, ela recorreu ao STJ que confirmou a sentença e no final ao STF e mandou prender a condenada, que já morava em Fortaleza e depois da decisão do STF se mudou para uma cidade no interior onde foi capturada”, afirmou o coordenador da Delegacia de Homicídios.

Lucas Marreiros (Flash)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais