Cidadeverde.com

Além de Sigefredo e Cocal, outras cidades do PI podem ter água contaminada

Imprimir

Após denúncia feita em 2013, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) identificou a presença de produtos tóxicos nos lençóis de água subterrâneos nas cidades de Cocal e Sigefredo Pacheco, região Norte do Estado. A constatação foi feita após análise das amostras de água colhidas nessas cidades. 

"Foi confirmada a contaminação de tubulações, além de poços cacimbões", afirmou o coordenador de vigilância ambiental da Sesapi, Antônio Sá.  

O coordenador acredita que a contaminação seja proveniente do vazamento de combustível dos tanques de posto de gasolina. "Esses tanques são instalados no subsolo e a grande maioria desses postos são antigos, não tem licença ambiental, nem dos órgãos reguladores".   

Foram encontradas substâncias tóxicas presentes em combustíveis como gasolina e óleo diesel. "Componentes como benzeno, tolueno, etilbenzeno e etileno compõem esses combustíveis e são altamente tóxicos e prejudiciais à saúde".  

Ele conta que de um único poço cacimbão foi tirado 250 litros de óleo. O poço fica localizada a menos de 80 metros de um posto de gasolina. Dois postos foram fechados nessas duas cidades. O coordenador acredita que situação semelhante possa estar acontecendo em outros municípios e também na capital. 

"Existe a possibilidade sim, de outras cidades estarem com água contaminada. Como esses tanques ficam enterrados, ao longo do tempo eles vão se desgastando,por conta da corrosão natural que os produtos químicos provocam no metal. Com o crescimento da população e do número de carros, isso influencia diretamente nesse desgaste".  

A população, se perceber qualquer alteração na água, pode denunciar à Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi ou para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. "Os municípios enviam mensalmente amostras de água para análise, como forma de controlar a qualidade da água para o consumo humano".

Sana Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais