Cidadeverde.com

Avelino Lopes: Professor denuncia situação do transporte escolar

Imprimir
O professor da rede municipal de ensino de Avelino Lopes, Salvador Miranda de Sousa, denuncia as péssimas condições do transporte escolar de alunos entre comunidades da zona rural. Segundo ele, com a ausência de escolas em algumas localidades rurais, crianças e adolescentes do município, distante 819 km de Teresina, percorrem diariamente cerca de 24 km de estradas vicinais para estudar. 


O suposto transporte escolar irregular teria sido registrado na última segunda-feira (10). De acordo com Salvador Miranda, além da distância, as condições do transporte escolar municipal são precárias e os estudantes saem de casa, pelo menos duas horas antes, para chegar à escola. 

O professor conta que 28 jovens são transportados diariamente em uma camionete, sem nenhuma proteção, e percorrem as localidades Lagoa da Pedra, Cacimbinhas e Baixão de Ursulino para chegar à uma escola na comunidade Baixão do Bonfim. 

"Nas localidades em que eles moram, só existem escolas até o Ensino Fundamental menor e estes alunos transportados em condições precárias são de 5ª a 8ª séries. As aulas começaram no último dia 10, já com atraso, e o transporte ainda é superlotado e sem nenhuma segurança", denuncia o professor.

Salvador Miranda diz ainda que duas crianças já chegaram a cair durante o trajeto, devido também as péssimas condições das estradas vicinais. "Foi um susto. Por sorte sem gravidade", reitera. 


Prefeito nega transporte escolar irregular


Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito de Avelino Lopes, Dióstenes José Alves, negou a precariedade do transporte escolar municipal e revelou que a prefeitura está junto ao Governo do Estado, pleiteando mais quatro ônibus para complementar a frota escolar.

"O município assume hoje sozinho a responsabilidade pelo transporte escolar. A situação relatada não existe. Contamos com seis ônibus e uma camionete fechada para realizar o transporte e estamos em busca de mais. Nossa preocupação é dar qualidade de atendimento aos alunos", finaliza o prefeito. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais