Cidadeverde.com

Baixo estoque de sangue no Hemopi pode cancelar cirurgias eletivas

Imprimir

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), alerta que o estoque de sangue está abaixo do recomendado, o que pode ocasionar o cancelamento de cirurgias eletivas. O estoque hoje corresponde a 40% do ideal, que é de 500 bolsas. 

O diretor do Hemopi, Antônio Lages, disse que há 10 dias o estoque está em baixa. "O ideal é de aproximadaamente 500 bolsas, mais hoje estamos funcionando com um número variando entre 150 e 200 unidades, apenas 40% do que precisamos para atender a demanda dos hospitais".  

Por conta do estoque reduzido, pode haver o cancelamento das cirurgias eletivas. "Se o estoque chegar a um ponto crítico, nós podemos deixar de atender a demanda de cirurgias eletivas e fazer uma opção pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Universitário (HU) e São Marcos", afirma Antônio Lages.  

Segundo o diretor, o momento eleitoral pelo qual passa o país tem influenciado no número de doações. "Muitas pessoas se deslocam para suas cidades por conta das eleições e deixam de doar sangue. Outro fator também que tem influenciado é que as doações de grupos para beneficiar pacientes com cirurgias marcadas, por exemplo, diminuiu.

Sana Moraes 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais