Cidadeverde.com

Casos de dengue já ultrapassam 7,5 mil no Piauí e é maior que em 2013

Imprimir

O número de casos de dengue notificados no Estado do Piauí em 2014 já superou a soma do ano passado. Foram notificados 7.521 casos até esta quarta-feira (19), quase três mil casos a mais que em 2013. O número de mortes também é superior. Foram cinco casos confirmados, sendo dois em Teresina, e mais um registro nas cidades de Barras, Cocal de Telha e Jurema. A taxa de letalidade está em 15,15%.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou os números referentes ao último levantamento. o relatório mostra que a incidência aumentou para 238 casos em cada grupo de 100 mil habitantes. E 34 cidades registraram altos índices de incidência em 2014, contra 19 municípios em 2013.

O coordenador de vigilância ambiental da Sesapi, Antônio de Sá, atribuiu o aumento dos casos a falta de vigilância dos municípios em relação ao controle da dengue. "Muitos municípios deixaram de realizar os ciclos do LIRAa. A Sesapi coordena e monitora as ações, mas os municípios é que tem que efetivar as ações. Falta de gestão em relação a prevenção e controle do vetor".

O número de casos confirmados já ultrapassa em mais de 1.000 os números de 2013. Até agora foram confirmados 1.470 notificações, sendo que foram registrados em Teresina um caso positivo para o vírus tipo 4 e outro tipo 1, considerados mais agressivos pelas autoridades de saúde. Com essa constatação, já circulam no Piauí todos os tipos de vírus da doença.

Febre Chikungunya

Outra preocupação das autoridades de saúde é em relação a Febre Chikungunya , transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Ainda não foi registrado nenhum caso da doença no Estado, mas em estados como a Bahia, que fazem fronteira  o Piauí, o número de casos notificados já ultrapassa a marca dos 700. A Sesapi já acendeu o alerta em relação a doença.

Veja como se proteger

 

Sana Moraes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais