Cidadeverde.com

Central de Regulação de Leito vai controlar chegada de ambulâncias no HUT

Imprimir

A partir da próxima segunda-feira(01), o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) não atenderá mais pacientes, transferidos de outros hospitais, que não tenham sido registrados na Central de Regulação de Leitos do Estado. A medida deve desafogar o pronto-socorro e agilizar o atendimento a pacientes. 

Especializado em traumas, o objetivo é classificar os pacientes para saber para qual hospital ele deverá ser encaminhado, em vez de ficar nos corredores do HUT esperando ser transferido para a unidade de saúde a qual receberá o atendimento correto. 

“Por exemplo, já chegou paciente aqui com unha encravada, que foi mandado por um hospital do interior, mas ele não precisa do HUT. Esse hospital vai entrar em contato com a central de regulação e vai mandá-lo para o local onde tem vaga para atendê-lo. A mesma coisa com os pacientes com câncer, que são trazidos para cá e ficam aguardando para depois serem encaminhados. A central vai dizer quando terá vaga e ele vai poder ficar aguardando na própria cidade, se for o caso”, explicou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque. 

O médico informou ainda que com a nova medida, que já deveria ter sido implantada há pelo menos um ano, o número de pacientes esperando atendimento no HUT reduza em cerca de 20%. 

“Hoje atendemos 220 pessoas por dia, com a Central esse número deve diminuir pelo menos 50 pessoas, já é considerável, até porque eles não iriam ser atendidos no hospital de urgências, só seriam transferidos”, destacou o diretor.

Como funciona

As ambulâncias do Samu, Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária, além dos pacientes que procuram diretamente o Hospital de Urgências continuarão sendo atendidos. A medida valerá para transferências intra-hospitalares, ou seja, o hospital de origem devem entrar em contato com a Central de Regulação, assim que diagnosticar o paciente e informar os dados dele para saber para qual hospital ele deverá ser encaminhado, de acordo com as vagas disponíveis.

“Todos os dias vamos informar quantos leitos temos disponíveis em todas as áreas: clínica médica, pediatria, ortopedia, assim sucessivamente. A central é que vai dizer qual paciente virá para cá ou se vai ficar numa fila esperando. Se for um braço quebrado, sem fratura exposta, ele pode ir para o Hospital da Polícia Militar (HPM), mas se for um trauma neurológico mais grave, já pode ser direcionado diretamente para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), sem necessariamente passar pelo HUT”, descreve o diretor Albuquerque.

Todos os hospitais do estado do Piauí já foram comunicados oficialmente sobre essa nova medida que está sendo implantada no HUT. O documento foi enviado pelo HUT e Central para os hospitais, secretários de saúde e Conselho Regional de Medicina – CRM. 

Os pacientes do Samu já são atendidos pela Central de Regulação e só vão para o HUT quem deve ser atendido lá. Já acontece normalmente. 

Outros estados

Os pacientes de outros Estados não terão mais acesso ao HUT, caso não tenham uma senha de acesso, dada pela Central de Regulação do Piauí, não poderão ser atendidos pelo hospital. “O Maranhão tem sua própria central de regulação e pode dar problema, mas se vierem para cá não serão atendidos porque não terão essa senha”, disse Gilberto Albuquerque. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais