Cidadeverde.com

Clubes serão punidos por atrasos de salários e sonegação de impostos

Imprimir

O Bom Senso, a CBF e os clubes entraram em acordo sobre o chamado fair play financeiro que deve fazer parte do Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. De acordo com o estabelecido, os clubes que atrasarem o pagamento de salários, direito de imagem e sonegarem impostos poderão ser punidos com o rebaixamento e os seus dirigentes perderão o direito à reeleição. O projeto tramita em Brasília.

É uma tentativa de reorganização do futebol brasileiro. Apenas mais uma tentativa, talvez como tantas outras. Os clubes vivem na "miséria", apesar das altas contas de TV e dos patrocínios, o que não existia em outras épocas.  E como identificar os motivos para a situação atual ?Sabemos que muítos dirigentes tiram proveito pessoal das agremiações, fazem contratos com jogadores com base em salários muíto acima da realidade brasileira.

Mesmo jogadores medíocres e indiscplinados, até mesmo irresponsáveis, ganham salários de 500 mil reais e até mais por mês.  Quando está a situação incontrolável, simplesmente vão embora e nunca mais aparecem em jogo de futebol.  Para esse tipo de dirigente, perder direito a reeleição é premiação com medalha de ouro. O castigo, deveria ser pagar as contas.

SAMPAIO CORRÊA

Está na imprensa que o Sampaio Corrêa Futebol Clube, além das conquistas nos campeonatos da CBF, conseguiu equacionar todas as dívidas fiscais, após mais de 40 anos de inadimplência. São dívidas com INSS, FGTS, dívida ativa da união, tributos federais etc. A agremiação sampaina está ficando de posse das certidões negativas, abrindo espaço para contratar apoios de órgãos públicos federais.

O Presidente Sérgio Frota começou essa luta em 2008, ao assumir o comando da Bolívia Maranhense, quando detectou 158 ações contra o clube em dívidas fiscais e trabalhistas. O débito milionário foi estimado em 6 milhões e 800 mil reais e a partir de agora "a meta é manter os compromissos em dia". O Presidente Sérgio Frota venceu duas eleições seguidas no Maranhão. Inicialmente para vereador e agora para deputado estadual.

SÉRIE B

Rodada desta terça-feira(7) pela Série B do Campeonato Brasileiro: Atlético-GO x Icasa, Boa Esporte e Ponte Preta, Bragantino x Vila Nova, Ceará x Sampaio Corrêa, Náutico x América Mineiro, Paraná x Oeste, ABC x Avaí, Joinvile x Santa Cruz, Luverdense x América-RN e Portuguesa x Vasco da Gama.

ROBERTO DINAMITE

Até que ponto dois rebaixamentos do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro pesaram para o Presidente Roberto Dinamite perder a reeleição para deputado estadual no Rio de Janeiro ? Certamente que milhares de torcedores vascainos deixaram de apoiar o maior ódolo de São Januário em todos os tempos.

Enquanto isso, Romário está eleito senador com 4 milhões e 500 mil votos. E não faltam comentários de que o "Baixinho" poderá ser canidato a governador daqui a 4 anos.

 

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais