Cidadeverde.com

Concurso leiteiro reúne produtores da região norte do Estado

Imprimir

Há 26 anos, o município de São José do Divino, 226 km de Teresina, realiza a Festa do Leite para reunir produtores da região. O município está entre os três maiores produtores de Leite do Piauí. No levantamento da Produção da Pecuária Municipal do IBGE de 2012, a cidade aparecia como a segunda maior produtora, ficando atrás apenas de Parnaíba.

O concurso leiteiro que reúne os criadores da região vai contar com 32 criadores este ano. A média de litros de leite por animal pode chegar a 42 em um dia. Cada produtor concorre com uma novilha e uma vaca. Além de bovinos, há ainda o concurso de cabras leiteiras. 

Segundo o coordenador do concurso, Patrócollo Silveira, depois de cada ordenha, o leite é pesado na presença dos criadores. “Nós reunimos a pesagem de cada ordenha. Ao final das cinco, é feita uma média e os três primeiros colocados em cada categoria recebem premiação em dinheiro”, acrescenta.

Para o engenheiro agrônomo José Bompet Pires, o concurso revela animais de grande rendimento, pois a média de produção das vacas na região norte é na faixa de 16 litros de leite.

Bompet também representa um grande laticínio da cidade de Parnaíba. A empresa que ele trabalha mantém na cidade de São José do Divino tanques de resfriamento para receber o leite dos produtores. De dois em dois dias os caminhões recolhem na faixa de seis mil litros de leite.

Ao todo, cinco empresas compram o leite produzido na cidade, três de Teresina e duas de Parnaíba. “Levando como base o volume de leite comprado por nós e pelos outros laticínios, nos leva a crer que o município produz mais de 15 mil litros de leite por dia”, calcula o engenheiro.

Ao todo serão distribuídos R$12 mil em prêmios aos produtores que participam do concurso. ALém do concurso, a Festa do Leite, vai contar com exposições de animais e produtos, capacitações, cursos e palestras, festival gastronômico e feira artesanal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais