Cidadeverde.com

Crea realiza fiscalização intensiva no interior do estado

Imprimir

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí realizará, a partir desta segunda-feira (12), uma fiscalização intensiva no interior do estado, envolvendo mais de 20 cidades nas regiões de Piripiri, Esperantina e Uruçuí. A ação será desenvolvida até o próximo sábado, 14.

Visando assegurar à população que apenas profissionais habilitados exerçam atividades no âmbito das engenharias, a equipe contará com 6 agentes de fiscalização que também cumprem a importante missão de orientar a sociedade sobre os riscos da autoconsultoria/assessoria.

Segundo Antonio Martins, Chefe do Departamento de Fiscalização do CREA-PI, o intuito é oferecer mais segurança à população e coibir o exercício ilegal da profissão. “É essencial contratar um profissional devidamente habilitado e que tenha qualificação para os serviços, o pouco acréscimo nos custos da obra representa algo que não tem valor mensurável: a vida. A segurança das pessoas deve ser sempre prioridade", alerta.

A fiscalização será intensificada nas cidade de Esperantina, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Capim Grosso, Joca Marques, Madeiro, São João do Arraial, Matias Olímpio, Murici das Portelas, Campo Largo do Piauí e Luzilândia, além de Piripiri, N. S de Nazaré, Boa Hora, Boqueirão, Capitão de Campos, Cocal de Telha e Jatobá. E na região Sul do estado, Uruçuí, Porto Alegre, Antonio Almeida, Nova Santa Rosa, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.

Para esclarecer qualquer dúvida ou efetuar uma denúncia, entre em contato com a Divisão de Fiscalização do Crea-PI: (86) 21079273 / (86) 21079255. Uma outra opção é entrar em contato diretamente com Chefe de Fiscalização, Antonio Martins, disponível através do telefone (86) 9929-3840.

Fiscalização: Fique em dia!

ART´s nas obras/serviços

Uma via ou cópia da ART deve, obrigatoriamente, permanecer na obra/serviço, enquanto esta durar. O objetivo é facilitar o trabalho da fiscalização e evitar notificações impróprias por parte do Crea-PI.

Selo de obra/serviço

Para toda obra/serviço fiscalizado abre-se um processo denominado "Processo de Obra", sendo afixado no local da mesma um selo indicativo.

Placa nas obras/serviços

É uma exigência legal a afixação de placa nas obras e serviços. A placa, além de facilitar o trabalho dos Agentes de Fiscalização e informar para a comunidade sobre a presença sempre obrigatória de profissional habilitado naquele empreendimento, tem o poder de divulgar o nome do mesmo como responsável pelos serviços e obras.

A placa deve ter no mínimo 1m² e conter os seguintes dados:

- Nome do autor(es) e/ou co-autor(es) do(s) projeto(s) e do(s) responsável(eis) técnico(s) pela execução da obra, instalação ou serviço, de acordo com o(s) seu(s) registro(s) ou visto(s) no CREA-PI;

- Título, número da carteira e/ou do(s) "visto(s)" do(s) profissional(ais) no Crea-PI;

- Atividade(s) técnica(s) específica(s) pela(s) qual(ais) o profissional(ais) é(são) responsável(eis);

- Nome da empresa executora da obra, instalação ou serviço, se houver, com a indicação do respectivo número do registro ou "visto" no Crea-PI.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais