Cidadeverde.com

Deputados aprovam PEC que aumenta teto do salário de auditores e delegados para 29 mil

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão desta terça-feira (31), Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia o teto dos salários dos delegados de Polícia Civil, Auditores Fiscais e Controladores do Estado para R$ 29 mil. A proposta havia sido apreciada no final do governo passado e retirada de pauta atendendo a pedido do governador Wellington Dias (PT). O teto para os profissionais passa a ser 95% do subsídio de um ministro do Superior Tribunal Federal (STF).

A PEC foi aprovada em 1ª votação por 26 votos. Quatro parlamentares não estavam na sessão. O deputado João Madison (PMDB) comemorou a aprovação da PEC defendendo a importância das categorias que serão beneficiadas. 

"A proposta havia sido apreciada no final do governo passado e retirada de pauta porque o governo Wellington Dias (PT) classificou a PEC como inconstitucional, para justificar sua retirada de pauta. Mas que bom que voltaram atrás e que a bancada mudou de ideia", afirmou.

Quando entrar em vigor, o salário das três categorias citadas pode chegar a R$ 29 mil, dependendo do nível de carreira. Para o deputado Cícero Magalhães (PT), o pedido de retirada da pauta foi estratégico. "Não é que a bancada mudou de ideia, apenas que o governador pediu um tempo e esse tempo foi de 90 dias, que foi o suficiente para analisar a proposta", ponderou.

Sobre a emenda a PEC que beneficia também os delegados, o deputado Robert Rios (PDT) disse que o governo fez justiça à categoria. "Esta categoria que não podia ter aumento, agora a situação está regularizada, mas o governador Wellington Dias precisa ver a situação dos demais servidores do Estado", disse.

A PEC deve ser submetida a uma segunda votação nesta quinta-feira (1).

Matéria atualizada às 17h37 para retificação. O projeto aprova o aumento no teto dos salários, e não dos salários.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: PECauditores