Cidadeverde.com

Especialistas debatem o que teria provocado a chacina no interior do PI

Imprimir
  • IMG_1459.jpg
  • IMG_1455.jpg
  • IMG_1453.jpg
  • IMG_1441.jpg
  • IMG_1439.jpg
  • IMG_1420.jpg
  • IMG_1415.jpg
  • IMG_1407.jpg

O sociólogo Arnaldo Eugênio e o psicólogo Eduardo Moita debateram no Jornal do Piauí desta sexta-feira (31) o caso do homem que promoveu uma chacina no município de São Miguel do Tapuio (227 km de Teresina).

Clewilson Vieira Matias, 34 anos, matou cinco pessoas a tiros, incluindo a esposa, o compadre e o avô. Depois dos crimes, ele fugiu do local e está sendo procurado pela polícia. Para os psicólogos, os assassinatos podem ser resultado de um surto psicótico, mas nada pode ser confirmado sem uma investigação mais detalhada. 

"É preciso investigar a vida, o histórico desse homem junto às pessoas da família, para traçar um perfil psicológico e tentar desenhar o que se passou na cabeça dele, para ele fazer tudo isso", destacou Eduardo. O psicólogo acrescentou que os surtos psicóticos podem ser causados por uso de drogas, principalmente maconha e cocaína.

"O imaginário passa a ser o real e, dessa forma, ele vai procurar vingança, pois uma das características dos surtos é a mania de perseguição. Existem vários tipos de surto psicótico e um deles é a esquizofrenia, mas é necessário uma equipe multidisciplinar para diagnosticar isso", completou Eduardo.

Especialista em Segurança Pública, Arnaldo Eugênio ressaltou que os condicionantes da situação devem ser levados em conta, tais como o tráfico de drogas, que está presente em todas as cidades do Estado, o sentimento de impunidade e a falta de segurança.

"Fatos semelhantes podem se repetir no futuro, mas não é matando o criminoso que vamos resolver o crime. O sentimento de impunidade tem a ver com a administração pública. Não temos tido investimentos na parte de inteligência da polícia", disse o especialista em segurança. 

Os especialistas alertaram para o fato de que o acusado terá que ser separado do convívio de outras pessoas, pois a comoção social poderá levar ao linchamento. 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais