Cidadeverde.com

Força tarefa com poder de polícia irá punir empresas poluidoras do rio

O presidente da Agespisa, Antonio Filho, propôs, durante uma reunião com o Ibama e as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, nesta quinta-feira (4), uma Força Tarefa com poder de polícia para identificar as empresas que estão poluindo o rio Parnaíba. A iniciativa se dá após a interrupção de produção de água na Estação de Tratamento devido à constatação da má qualidade da água. Os quatro órgãos formarão a Força Tarefa que deverá ter poder de polícia. 

Yala Sena/CidadeVerde.com

Estiveram presentes também o superintendente do Ibama, Manuel Borges; o superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Moura Fé e o secretário municipal de Meio Ambiente, Agamenon Bastos, além de técnicos da Agespisa. 


Antonio Filho ressaltou que há cerca de duas semanas a Agespisa detectou um “altíssimo grau de poluição característico de esgoto industrial” que prejudica a produção de água em Teresina. A coleta foi feita e encaminhada às secretarias de meio ambiente para que o agente poluidor fosse identificado. “É um resíduo de alta fermentação que deve estar vindo da indústria”, diz. 

Ele explica que, por lei, apenas o município pode fiscalizar as indústrias que podem estar poluindo, mas o termo de cooperação garantirá que as quatro entidades possam realizar esta fiscalização. Amanhã (5), às 10h, será feita uma nova reunião na Estação de Tratamento de Água para definir estratégias de fiscalização. 

O superintendente do Ibama, Manuel Borges, afirmou que a fiscalização será feita de forma conjunta. “Vamos determinar amanhã a metodologia de trabalho. A partir de agora vamos aplicar multas que podem chegar a R$ 1 milhão dependendo o nível de poluição da empresa”, pontua.

Agamenon Bastos informou que a Ambev encaminhou um relatório, que está sendo analisado, com todo o fluxograma de produção do início até a finalização do processo. Segundo ele, toda a licença das empresas do Distrito Industrial serão revistas. 


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais