Cidadeverde.com

Galo da Madrugada de olhos azuis é homenagem a Eduardo Campos

Imprimir

O artista plástico Sávio Araújo, responsável pela confecção da alegoria do Galo da Madrugada, guardou a sete chaves a homenagem para o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que faleceu em um trágico acidente aéreo em agosto de 2014. A alegoria, erguida nessa quinta-feira (12) na Ponte Duarte Coelho, tem os olhos azuis do ex-governador. Sávio afirmou que o detalhe era uma “charada” reservada para os foliões mais atentos.

Em entrevista ao Blog, o artista plástico fez elogios rasgados ao ex-governador e explicou que a intenção era homenagear o “novo Pernambuco”. “O Pernambuco que Eduardo fez crescer, mais do que o País. Esse galo foi feito para Eduardo desde a sua criação”, afirmou Sávio, que acompanhou o enterro de Campos e chorou bastante pelo trágico acidente com o político.

Depois da morte de Eduardo, Sávio conta que optou pelo voto nulo. “Não votei em ninguém. Não quis nem saber de eleição, porque para mim Eduardo seria o presidente do Brasil”, comentou.

A ideia de Sávio, segundo explica, era homenagear, além de Eduardo, os vários elementos da cultura do Estado, entre eles a gastronomia, o Maestro Spok e a tradição do Clube Bola de Ouro.

A escultura tem 27 metros de altura e pesa 33 toneladas. Ele usa um fraque preto, marca do homenageado Maestro Spok, com dragonas de formatos de tapiocas e franjas de nego bom – em referência à culinária do Estado.

Na rua, foliões também fizeram questão de homenagear Campos. Fotos, mensagens e declarações estavam presentes em vários pontos da folia. No café da manhã do Galo, alguns admiradores cumprimentavam o governador Paulo Câmara (PSB) e mostravam as mensagens.

Entre os foliões estava Severino da Paz, 49 anos, que carregava uma foto ao lado do ex-governador. Ele conta que organizou o material para retribuir o apoio dado por Eduardo à candidatura dele para vereador, em 2012. “Ele foi um político brasileiro que nos deu muito orgulho. Precisava homenageá-lo de alguma maneira”, disse.

No Carnaval do ano passado, Eduardo Campos – em plena campanha presidencial – entre um cumprimento e outro pelas ruas apertadas do Centro do Recife, durante a passagem do Galo da Madrugada, aproveitava para improvisar uns passos de frevo ou dançar ciranda.

Em 2014, Eduardo brincou Carnaval no chão acompanhado da viúva Renata Campos, do prefeito Geraldo Julio, do governador Paulo Câmara e senador Fernando Bezerra Coelho. Este ano, o séquito do PSB seguiu apenas com o prefeito, o governador e alguns auxiliares. O senador Fernando Bezerra Coelho não participou da folia com os correligionários.

 

Fonte: NE10

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais