Cidadeverde.com

HUT realiza primeira cirurgia de captação de múltiplos orgãos

Imprimir

O Hospital de Urgência do Estado, HUT, realizou nessa quinta-feira (21), a primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos. É um avanço para a saúde do Piauí. O HUT já era responsável por 40% de captação de córneas e 65% de múltiplos órgãos para transplantes. 

Antes, os pacientes tinham que ser transferidos do HUT, para o Hospital Getúlio Vargas, HGV, para que lá acontecesse a remoção dos órgãos e pudesse haver a doação. Agora, uma equipe já é capaz de realizar os procedimentos no próprio HUT.
 
A notícia foi reproduzida no Jornal Notícia da Manhã de hoje. A repórter Gorete Santos conversou ao vivo com a médica Arthemes Moreira, coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos, responsável pela equipe que realizou o transplante.

Ela disse que o marco está estabelecido e que é uma vitória. “Asseguramos a estabilidade dos doadores e dos órgãos, para que tudo ocorresse como deveria, É um ganho inestimável não para a central de transplantes sim para o Piauí”, festejou.

A médica enfatizou que espera que o tipo de parceira continue acontecendo, para serem possíveis outras captações. 

“Com o procedimento sendo feito no próprio HUT, diminui o risco de perda do órgão com o deslocamento, tende a uma melhor hemodinâmica e respeita o tempo em que o transplante deve acontecer sem menores perdas”, explicou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais