Cidadeverde.com

Juiz cassa mandato do prefeito de Dirceu Arcoverde

Imprimir

O juiz interino da 95ª Eleitoral em São Raimundo Nonato, Fabricio Paulo Cysne de Novaes, cassou nesta segunda-feira (6) o mandato do prefeito de Dirceu Arcoverde, Carlos Gomes de Oliveira e o seu vice Marconis Ribeiro Galvão. 

Os gestores, eleitos em 2012, foram acusados de distribuição de material de construção em troca de voto – captação ilícita de sufrágio -, utilização indevida de máquinas da prefeitura na campanha eleitoral de 2012, oferecimento e entrega de dinheiro em troca de votos dos eleitores, além de fraude nas eleições.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada por Francisco Barroso de Carvalho, então candidato a prefeito nas eleições 2012 pela coligação “A Serviço da Vida”.

Em sua decisão, além da cassação, o juiz multou cada gestor individualmente em 5.000 UFIR's, além da inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes.  Por conta de o prefeito ter conseguido 2.407 votos (53.24% dos votos válidos), uma nova eleição deve ser realizada. Até lá, de acordo com o juiz, deve assumir o cargo o Presidente da Câmara dos Vereadores.

De acordo com o chefe de cartório da 95ª Eleitoral, Simão Uchôa, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI). O Cidadeverde.com não conseguiu contato com o prefeito.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais