Cidadeverde.com

Mostra de Cinema será realizado pela Defensoria nesta segunda

Imprimir

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Núcleo Especializado de Direitos Humanos e da Escola Superior da Defensoria Pública, vai realizar nos dias 30 e 31 deste mês de março, no auditório da Casa de Núcleos, quatro sessões de filmes integrantes da 9ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que está acontecendo dentro do Projeto Democraizando. As sessões iniciarão sempre às 16h.

A Defensoria foi convidada para esta parceria pelos integrantes do Projeto, devido ao trabalho desenvolvido através do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, que presta assessoria jurídica a diversos  segmentos vulneráveis da sociedade, garantindo desta forma a promoção da dignidade da pessoa humana e inclusive atuando em educação e direitos humanos, fazendo para isso uso da literatura, teatro em cinema.

No dia 30, segunda-feira, está programada a partir das 16h, a exibição dos filmes “A Vizinhança do Tigre,  que retrata o cotidiano de jovens  moradores da periferia de Contagem (MG), que buscam, cada um a seu  modo, superar suas dificuldades domando o tigre que carregam dentro das veias, divididos que são entre o trabalho, a diversão, o crime e a esperança. No mesmo dia, às 18h30, será exibido "Cabra marcado para Morrer" - em 1964, a UNE iniciou um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários. O filme conta com a participação de sua viúva e outros camponeses. As filmagens foram interrompidas por conta do golpe militar e retomadas 17 anos depois.

No dia 31, terça-feira, às 16h será exibido "Que bom te ver viva" e às 18h30 "Sophia" e "Pelas Janelas". O primeiro filme desse dia traz os depoimentos de ex-presas políticas que falam sobre sua luta e as torturas durante o regime militar. "Pelas Janelas"  retrata o trabalho de equipe de estudantes universitários de cinema audiovisual,  que acompanhou parte dos projetos de  cinema, educação e direitos humanos, realizado em escolas e espalhado por todo o território nacional.  

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais