Cidadeverde.com

Salão de Humor reverencia Nonato Oliveira e Maestro Beetholven

Imprimir
O palco principal da 29ª edição Salão de Humor vai homenagear o artista plástico piauiense Nonato Oliveira, que já realizou mais de 80 exposições, individuais e coletivas, em diversos estados brasileiros, além da Europa e Estados Unidos. As obras de Nonato Oliveira são marcadas pelas cores fortes, vivas, usadas para expressar temas como a seca, fome, cultura popular, religião e folclore. Na cidade de Teresina, é fácil encontrar obras do artista plástico espalhadas pela cidade, como o painel externo do Centro de Convenções, construído no final da década de 80.

Nonato Oliveira

“O salão de humor tradicionalmente homenageia pessoas importantes da cultura piauiense, pessoas que prestam ou já prestaram serviços relevantes em prol da arte e cultura do Piauí. Nonato Oliveira é um dos mais importantes artistas plásticos do Piauí e Brasil, pioneiro na pintura piauiense junto com Mestre Chico Barros, Afrânio Castelo Branco e Gene Celeste. Nonato já faz parte do cenário imagístico piauiense através de suas telas e painéis espalhados pela cidade de Teresina”, explica Albert Piauhy, idealizador do Salão Internacional de Humor.

O outro destaque do Salão de Humor este ano é para o pernambucano de origem e agora piauiense de coração, Maestro Beetholven Cunha, que vai dar nome ao espaço erudito do Salão, onde vão se apresentar apenas pequenas orquestras, corais, quintetos e quartetos.

Maestro Beetholven Cunha chegou a Teresina em 2005 para dar aulas de composição e regência na Escola de Música Adalgisa Paiva, da Universidade Federal do Piauí. De lá para cá, sete anos de muito trabalho se passaram e Beetholven  desenvolveu também atividades como diretor artístico e maestro do coral infanto-juvenil Trauteando, coral Cantores de Teresa, no grupo de dulcistas Sopro Divino e coordenador do grupo de Jovens Compositores do Piauí.

Maestro Beetholven

“Maestro Beetholven é um pernambucano que por algum mistério do destino aportou no Piauí. Eu o considero hoje uma das pessoas mais importantes para a formação da identidade artística e cultural do Piauí. Ele é um grande músico, grande maestro e que apesar do pouco tempo entre os piauienses já merece toda a consideração e homenagem”, finaliza Albert Piauhy.
 
A 29ª edição do Salão Internacional de Humor acontece entre os dias 26 e 30 de junho na praça Pedro II em Teresina.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais