Cidadeverde.com
Esporte

Técnico da seleção brasileira chega para implantar a esgrima no Piauí

Imprimir
Os primeiros passos para a implantação da esgrima no Piauí foram dados na tarde desta quinta-feira (30). Evandro Oliveira, técnico da seleção brasileira desde 2008, e Paulo Henrique Gomes, auxiliar técnico da equipe do Distrito Federal, iniciaram um curso para estudantes de Educação Física convidados para difundir o esporte. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
Evandro Oliveira, técnico da seleção brasileira de esgrima

O projeto conta com o apoio da Confederação Brasileira de Esgrima e segue os moldes do usado para implantar o badminton no Estado. A meta é que o sucesso seja o mesmo e o Piauí se torne referência nacional na modalidade. 

As aulas começaram na faculdade Novafapi e seguirão até o dia 7 de setembro, na academia Eugênio Fortes da avenida Marechal Castelo Branco, Ilhotas, zona Sul. Os estudantes estão sendo orientados sobre aspectos gerais da modalidade. 

Na primeira aula, equipamentos de segurança e as armas usadas - espada, florete e sabre - foram apresentados. O grupo de aproximadamente 20 universitários tirou várias dúvidas, em especial sobre adaptações que possam ser feitas com outros materiais para a realização das aulas com crianças. 


"A ideia é a médio, longo prazo, fazer que Teresina seja uma referência na esgrima como é o badminton hoje", disse ao Cidadeverde.com o treinador Evandro Oliveira, que também vai trabalhar na criação de núcleos do esporte em toda a capital, como ocorreu com o badminton. Vestimenta, armas, máscaras e todo o equipamento necessário para a prática do esporte serão disponibilizados - parte já chegou ao Piauí e o restante será recebido nas próximas semanas. 

Para reforçar as aulas, a atleta Cleia Guilhon, melhor brasileira da atualidade e vice-campeã pan-americana de esgrima, chega a Teresina na madrugada desta sexta-feira. Além disso, no próximo sábado, durante a Copa Teresina de Judô, no ginásio do Iate Clube, haverá uma demonstração da modalidade para os presentes. Danys Queiroz, presidente da Federação Piauiense de Judô e do Conselho Regional de Educação Física, foi convidado pela Construtora Sucesso, patrocinadora do badminton e agora da esgrima no Piauí, para ajudar na fase inicial de implantação do esporte. 


Um dos esportes mais antigos da humanidade, a esgrima uma das poucas modalidades no programa dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição. Também faz parte do programa de provas do pentatlo moderno. Em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil quer conquistar sua primeira medalha olímpica em uma das três disciplinas praticadas.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Imprimir